segunda-feira, 30 de julho de 2012

CARTAS (88)

VEREADORES COLOCAM MORDAÇA NAS AÇÕES DO CODEPAC – EU TENHO UMA PROPOSTA...
Há exatamente uma semana atrás a Câmara de Vereadores de Bauru aprovou algo que não pode passar batido. Na seção Entrelinhas do Jornal da Cidade, edição da quarta passada, 24/07, com o título “Tombados”, um pequeno entendimento do ocorrido: “Para aprovar o desconto de IPTU a imóveis tombados, os vereadores acrescentaram ao projeto a necessidade de que novos tombamentos sejam aprovados pela Câmara. Além disso, os proprietários terão que comprovar investimentos na conservação dos prédios, em até três anos, sob risco de terem que devolver, com multa de 100%,os valores abatidos no imposto”. Parece algo inofensivo, mas não é. Primeiro uma antiga reivindicação, a da isenção de pagamento ao IPTU para proprietários de imóveis tombados, que comprovem manterem as edificações em bom estado foi aprovada. Isso uma coisa. A outra, o fato lamentável e lastimável, foi que para aprovarem uma coisa, promoveram outra (não dão ponto sem nó). O geógrafo Sérgio Losnak, o atual presidente do CODEPAC passou por recente cirurgia e a próxima reunião do conselho somente ocorrerá dia 07/08, ou seja, muito tempo uma decisão de uma tomada de posição pelos conselheiros.
Na qualidade de ainda conselheiro do CODEPAC, mesmo sendo mero suplente pela Associação Amigos dos Museus de Bauru, enviei contundente carta para e-mail de todos os conselheiros com o seguinte teor, tentando fomentar algo em reação ao petardo recebido em nossa direção e um dos atos comprovando como a atual composição da Câmara é autoritária e posiciona-se abertamente a favor dos interesses do capital na cidade, principalmente os do mercado imobiliário, em detrimento de outros: “Colegas do CODEPAC: Esse um dos maiores absurdos que já vi aprovados desde a criação do CODEPAC. Ganhamos mais um CADEADO amordaçando as decisões do Conselho, que são puramente técnicas e a partir de agora, devidamente amordaçados, as decisões passam a ser políticas, pois é inegável que tudo no Legislativo bauruense tem motivação baseada nesse princípio. Acredito termos perdido o motivo de continuarmos existindo. A melhor forma de repudiar ato tão brutal seria uma renúncia coletiva. Dessa forma chamaríamos a atenção e se nada for feito no sentido de demover atitude tão draconiana, como nada do que fizermos terá mesmo mais sentido, pura perda de tempo será continuarmos nos reunindo, Que eles façam tudo daqui para a frente e sem o nosso aval. Essa aprovação da Câmara, exigindo que tudo passe pelo seu crivo, deve ser divulgado em todas as cidades onde existam órgãos idênticos ao nosso, para que nos ajudem a combater o que ocorreu. É o poder econômico mostrando sua força e impondo as suas condições. Acredito que não exista em nenhum outro lugar do país algo parecido. Que atitude tomaremos a partir de agora? Fico no aguardo, pois barulho quero fazer desde já. Um abracito do Henrique Perazzi de Aquino”.

2 comentários:

Anônimo disse...

O autoritarismo se expressa nos pequenos detalhes. Esse um grande detalhe. Não deixem tudo ser de fato efetivado e como se fosse a coisa mais normal desse mundo, pois não é. Gritem e não se calem.
Paulo Lima

Mafuá do HPA disse...

REPRODUZO ABAIXO A COLUNA DA CAMILA, NO BOM DIA BAURU DE HOJE:

Questão de autonomia

Conselheiro do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru), Henrique Perazzi de Aquino sugere aos colegas uma renúncia coletiva para repudiar a alteração no projeto de isenção de IPTU aos imóveis tombados na cidade. No dia 24 de julho, a Câmara acrescentou ao projeto a necessidade de que novos tombamentos sejam aprovados pelos vereadores. Para Henrique, “a atual composição da Câmara é autoritária e posiciona-se abertamente a favor dos interesses do capital na cidade, principalmente os do mercado imobiliário, em detrimento de outros”, de acordo com o que escreveu em seu blog. Em carta aos membros do conselho, ele foi ainda mais enfático: “Acredito termos perdido o motivo de continuarmos existindo”. A próxima reunião do conselho está marcada para o dia 7.

Tempo de mudanças

Falando em conselhos e associações, a ATB (Associação de Teatro de Bauru e Região), que anda meio longe dos holofotes, deve passar por uma série de alterações em breve. Pelo menos é o que dizem pelos bastidores.

E para o próximo ano

O Festival Internacional de Teatro de Bonecos 2013 já está com a agenda formada, guardada a sete chaves pelos organizadores. Uma mudança importante para a próxima edição é em relação à data. O evento passará a ser realizado em abril para não ter de competir com as chuvas e nem com as festas juninas.

Casal do tango

A Adab (Associação de Dança de Bauru) realiza no dia 10, a próxima sexta-feira, no Teatro Municipal o “3º Encontro de Dança Nilza y Pablito Entre Amigos”. Os ingressos para o evento já estão disponíveis na secretaria do Centro de Dança Corpo Livre (rua Christiano Pagani, 1-50) e no CPP (rua Joaquim da Silva Martha, 29-59.

Volta às aulas

A USC reinicia as aulas nesta quinta-feira (2) para os estudantes dos cursos de graduação. Neste segundo semestre, o destaque será o 4º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, que tem como tema a “Interdisciplinaridade: Desafios e Inovações”. O evento já tem presença garantida de Olga Pombo, da Universidade de Lisboa, e Alfredo Pena Veja, da EHESS de Paris, entre outros intelectuais brasileiros.

Vem aí

Bauru tem muito o que comemorar neste aniversário de 116 anos. O bom momento econômico chama a atenção de grandes investidores como a Alphaville, uma das maiores urbanizadoras do país. A empresa está atenta ao crescimento da região e planeja construir história por aqui.

Aviso de férias

A partir desta quinta-feira (2), a colunista entra de férias e quem assume a página, neste período, é a jornalista Luly Zonta. Sugestões e críticas devem ser enviadas para luly.zonta@bomdiabauru.com.br.