domingo, 29 de julho de 2012

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (39)
TRÊS AFAGOS RECEBIDOS, UMA  ENTREVISTA, FEBRE E POR FIM, UMA VIAGEM
Nos últimos dias alguns sinais recebidos de reconhecimento, que muito me alegraram.  Esse mafuá é escrito da forma mais despretensiosa possível, sem muitos critérios, que nãos os de mera publicação. Nos escritos de Memória Oral, a disposição de escrever das pessoas que na maioria das vezes não teriam espaço em outros lugares. No penúltimo texto publicado, sobre o casal dos Leoni, a comandar bancas de jornais na região dos Altos da Cidade, um comentário me faz cair das calças. CARO HENRIQUE, COMO SÃO TERNOS E LINDOS OS TEUS PERFIS. VOCÊ TEM DE MONTAR UM LIVRO COM ESSAS PESSOAS,  ELAS SÃO A HISTORIA DE UMA CIDADE. A HISTÓRIA NÃO É SO DE POLITICOS, JUIZES, GRANDES VULTOS. FIQUEI COMOVIDO, ABRAÇOS DO IGNÁCIO LOYOLA BRANDÃO”. Receber um afogo desses de alguém da envergadura de um Loyola Brandão é para ficar cheio  de orgulho e crescer a responsabilidade.

Também na semana ocorre um fato lamentável com o escritor Marcelo Rubens Paiva, que é esquecido dentro de um avião da TAM, pelo fato de ser paraplégico e com dificuldade de locomoção. Teriam que buscá-lo dentro do avião, mas o que fazem é o esquecimento. Foi feito uma matéria dentro do Bom Dia Brasil sobre a dificuldade de acessibilidade dos cadeirantes nos aeroportos brasileiros. Ana Beatriz, minha parceira assiste e inscreve um texto que havia escrito quando da viagem à Espanha sobre o atendimento do “Sem Barreiras” em toda a Espanha. No final do programa, citam o meu texto, também escrito para um Memória Oral, inclusive com a o endereço virtual do blog e com um comentário dos mais elogiosos versando sobre uma comparação entre o atendimento europeu e o brasileiro. Virei notícia.
O terceiro sinal recebido nos últimos dias foi o recebimento em casa de uma equipe da TV Unesp, para entrevistar esse mafuento escrevinhador. Vieram em quatro pessoas, capitaneada pelo amigo André Bazan, iluminador da TV e fui escolhido entre sete pessoas entrevistadas num programa especial que fizeram sobre o aniversário de Bauru, comemorado dia 1 deagosto. O motivo foi esse blog, que escrevo desde 2007 e pelo visto, agrada a alguns. Pude contar particularidades vividas, rever histórias, dizer dos meus motivos por continuar escrevendo e principalmente esclarecer os meus propósitos com essa permanência no ar. Foi realmente gratificante ver todo o espaço do mafuá ocupado por aparelhagens de TV e poder falar da forma mais descontraída possível de algo que me é muito grato, escrever. Confesso que não tenho noção da repercussão do que escrevo, pois nem um mero contador de acessos eu instalei junto ao blog, mas sinto alguns sinais, quando sou abordado nas ruas e quando me enviam textos especialmente com a finalidade de publicação. Não sei quando irá ao ar, mas como me prometeram uma cópia, prometo tentar publicar trechos aqui quando de posse do material. Ser escolhido dentre um universo de pessoas com propostas interessantes e poder expor de forma objetiva o que é esse Mafuá me enche de orgulho.

Sofri barbaridade  durante essa semana que passou com algo mais di que estranho em minha saúde. Febre alta, delírios e algo muito parecido com uma dessas gripes horrorosas. Fiquei realmente fraco, debilitado e tive que alterar boa parte de mina rotina. Comentei com alguns amigos sobre o ocorrido e de um deles recebe isso: “Caro H.P.A. fui ao medico e ele me disse: você está pre-diabético, não pode comer massas, não pode comer frutas, frituras, açúcar. Resumindo, só posso comer à vontade feijão, verduras e carnes. Ainda não tomo remédios, mas se infringir essa dieta a coisa descamba rapidamente. Lázaro Carneiro'. Isso é que é solidariedade, fui lhe comunicar que estou ruim e o Lázaro já me diz que ficou também. Amigo é para essas coisas, na alegria e na tristeza, na alegria e na doença...
OBS. Final: Viajei ontem, sábado, 28.07, junto com a Ana Bia para Buenos Aires. Estarei por aqui até 04 de agosto e tentando manter a publicação de um texto por dia. Os motivos para não permanecer diante de um computador num cidade como essa são imensos, mas mesmo diante dessas adversidades, os escritos devem sair. Um abracito cheio de muita “milonga” pampeira a todos. A novidade ruim é que, a mala veio carregada com uma batelada de remédios e até quarta, nem um mero vinho posso deglutir de álcool. Todas as quatro fotos do texto foram tiradas pelo André Bazan quando o pessoal da TV Unesp passou lá por casa e me disseram, não ligaram muito para a bagunça; Queriam o que de um mafuá?

4 comentários:

Anônimo disse...

"o pulso ainda pulsa."
lazaro carneiro

Anônimo disse...

vieram aqui como uma puta parafernalha muitas camaras etc..ficaram a manhã toda
mas são muito tecnicista me amarraram numa cadeira nao podia nem olhar pros lados
podia ser uma entrevista mais solta mais descontraida
mas é o padrão unesp de qualidade
voltando na diabeti para evitar adentrar para esse time tirei cem por cento do açucar branco e do leite reduzi bastante massas.
perdi 6 quilos estou adiando um pouco. Deixo por aqui meu abraço e vou tomar um cafezinho amargo e umas merendas
Lazaro Carneiro

Mafuá do HPA disse...

Eu e Lázaro fomos dois dos agraciados, entre os sete escolhidos para sermos entrevistados pela TV Unesp. Ele, além disso, passa como eu, por probleminhas de forno, que na linguagem popular podem ser resumidos em de saúde. Estamos no mesmíssimo barco.

Um abracito do HPA

Mafuá do HPA disse...

Hoje, a TV Unesp lança em sua grade o “Unesp Notícias”, telejornal diário que vai levar ao ar informações e reportagens com foco na utilidade pública, prestação de serviço, cultura e ciência. Na sequência do telejornal, às 18h, a emissora homenageia Bauru exibindo uma grande reportagem sobre os 116 anos da cidade. Logo em seguida, às 18h30, será exibido um documentário com os protagonistas.

amigos novos e antigos:
Hoje a estréia do novo telejornal da TV Unesp e nele uma entrevista desse mafuento escrevinhador, que pode ser conferida com o texto publicado no JC de hoje, reproduzido abaixo:



TV UNESP ESTRÉIA TELEJORNAL HOJE:Às 19h30, um programa especial ao vivo vai trazer mais detalhes sobre as comemorações do aniversário da cidade, com a presença de artistas e personalidades que impulsionam a cultura e a educação em Bauru.

A TV Unesp é sintonizada em Bauru no canal 45 UHF (é necessário antena) e canal 32 da operadora a cabo Net.