quinta-feira, 19 de julho de 2012

RETRATOS DE BAURU (126)

DÉCIO, DO CHUCRUTE A UMA ENERGIA MAIS QUE CONTAGIANTE
DÉCIO BASSAN é um sujeito conformado com a vida, porém não resignado. Atormentado por um câncer a lhe consumir e travando a cada novo dia uma batalha pela vida (questão de pura sobrevivência), acaba de produzir algo tão sonhado, a finalização do seu livro, sobre as alternativas energéticas para o país. O livro estava escrito fazia um tempo e foi feito baseado nos seus conhecimentos na área e resumido em bate papos com o filho, numa ótima sacada, linguagem bem apropriada para nós, os leigos no assunto. Esse hoje careca senhor, comandou por doze anos aqui em Bauru o Alternativa Bar, na confluência da Cussy com a Agenor e quando o fechou em 1997 caiu no mundo e continuou sendo essa “energética pessoa”. Dedicação exclusiva para sua atividade profissional toda voltada para esse campo de atuação, quando viajou esse país de cabo a rabo. Tamanha dedicação destruiu seu casamento, hoje recomposto com a mesma aguerrida Rose Barrenha. Um homem cheio de histórias e todas recheadas de sábios conhecimentos. Conversar com ele é ter o prazer de desfrutar disso tudo e também do seu lado de mestre-cuca. É detentor de uma impecável receita de “joelho de porco com chucrute” de lamber os beiços. Hoje, tratado com todo amor pela esposa, filhos e netos, passa seus dias num apartamento na avenida Sampaio Vidal em Marília, entre medicamentos, um interminável tratamento e a finalização do texto do livro, que em breve ganhará as ruas. Para quem ainda não o conhece leia o que escrevi tempos atrás, em 15/11/2010 aqui nesse mafuá e prestem muita atenção em suas frases e conceitos: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=d%C3%A9cio+bassan. Décio sempre esteve muito antenado com tudo à sua volta e hoje, mesmo enfurnado entre quatro paredes, continua com a mesma perspicaz irreverência quando lhe deixam expor suas ideias. Um bravo Quixote (em letra mais do que maiúscula), nunca quixotesco.
obs final: amanhã aqui as histórias do quase lançamento do seu livro "Energias: Alternativas", no prelo e na boca do forno.

2 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo Henrique: Ficamos muito honrados com tudo que você escreve sobre o nosso Décio. Se não fosse seu apoio, não teríamos conseguido reacender sonho que tem mantido este homem em pé nos últimos meses. Mesmo acamado, não fala de outra coisa. Esperamos lançar o livro na 3a semana de agosto como parte das comemorações do aniversário da cidade de Bauru. O mais importante, não é o livro. O mais importante mesmo é a rede de relações que um homem constrói durante a sua curta jornada sobre esta terra de Deus. Abraços de carinho de nós dois e de nossa família.Rosângela Barrenha (Rose)

Anônimo disse...

Henricão
ESSE É UM DOS QUE MERECEM UM DESTAQUE. VALEU MEU CARO AMIGO. JÁ LI SOBRE A CAMPANHA DO LANÇAMENTO DO LIVRO NO FACEBOOK E VOU ESTAR DENTRO.
O ALTERNATIVA NÃO É DO MEU TEMPO, MAS OUÇO ATÉ HOJE HISTÓRIAS SOBRE ELE E QUANDO ALGO ASSIM PERDURA É PORQUE O LUGAR ERA BOM.
ROSANA