PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (66)
DOIS AEROPORTOS, DUAS REALIDADES E O SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER
A história do novo aeroporto de Bauru, o Moussa Tobias é por demais conhecida de todos os bauruenses. Como foi feito, em que condições, quem o incentivou, quem o bancou, quem se favoreceu e tudo o mais. Questões que estão na boca do povo. Mas o que quero discutir aqui e agora é outro desdobramento disso tudo. O velho, o bom e sempre útil (mais que nunca) Aeroclube, localizado em área nobre está lá do mesmo jeito que antes e cheio de aviõezinhos particulares, táxis aéreos e outros que por lá aportam a todo instante, ignorando a “imponência, importância e praticidade” (sic) do novo, lá na divisa Bauru/Arealva. Parece piada, mas percebam algo. Todas as autoridades que resolvem de uma hora para outra aportar aqui em Bauru menosprezam o novo e aterrissam no velho. Por que?, me pergunto. Uns dizem que seria pela localização e outros porque as condições do novo, que já completou vários aniversários, continua precária, tudo feito na base do visual, sem instrumentação. Choveu, fechou (diz a lenda que cachorro urinando na pista, ela é interditada). Em ambos, a comprovação de que algo não deu lá muito certo na planificação ou pior que isso, fomos ludibriados.
A história do novo aeroporto de Bauru, o Moussa Tobias é por demais conhecida de todos os bauruenses. Como foi feito, em que condições, quem o incentivou, quem o bancou, quem se favoreceu e tudo o mais. Questões que estão na boca do povo. Mas o que quero discutir aqui e agora é outro desdobramento disso tudo. O velho, o bom e sempre útil (mais que nunca) Aeroclube, localizado em área nobre está lá do mesmo jeito que antes e cheio de aviõezinhos particulares, táxis aéreos e outros que por lá aportam a todo instante, ignorando a “imponência, importância e praticidade” (sic) do novo, lá na divisa Bauru/Arealva. Parece piada, mas percebam algo. Todas as autoridades que resolvem de uma hora para outra aportar aqui em Bauru menosprezam o novo e aterrissam no velho. Por que?, me pergunto. Uns dizem que seria pela localização e outros porque as condições do novo, que já completou vários aniversários, continua precária, tudo feito na base do visual, sem instrumentação. Choveu, fechou (diz a lenda que cachorro urinando na pista, ela é interditada). Em ambos, a comprovação de que algo não deu lá muito certo na planificação ou pior que isso, fomos ludibriados.
Vamos aos dois últimos casos concretos do que escrevo. Michel Temer , vice-presidente da República aportou aqui com comitiva para visita política e a decisão do pouso, sem pestanejar foi no Aeroclube. Semana passada, o governador Geraldo Alckmin chegou de surpresa na cidade e a decisão do pouso, sem pestanejar foi pela pista do Aeroclube. Ambos pousaram para fotos tomando um suculento café no Bar do Aeroporto, do querido amigo Ico e seguiram em frente no cumprimento de programas estabelecidos. O retorno, nem precisaria dizer, foi feito pelo mesmo Aeroclube. Alckmin dessa última vez apregoa estar disponibilizando até verba pública para o novo asfalto do Aeroclube e dias depois leva um traulitada em carta publicada na Tribuna do Leitor do JC.
As perguntas que não querem calar e que não vi sendo feitas por ninguém (cadê você, Ernesto Varela?) nesses dias são: E o novo, por que o desprestigio? Se nem o governador, que repassou as verbas para desapropriação e construção, numa forma de incentivar seu uso, pousa lá, algo não estaria errado? E o uso como polo garantido de cargas? Fizeram essa cidade engolir goela abaixo como sendo líquido e certo, como anda esse quesito? Nem sei se o avião de carga dos Correios pousa lá, outros tenho certeza que não o fazem. E aí, ninguém cobra nada dos idealizadores do mega projeto? Dizem que será necessário mais um derrame de dinheiro para novos investimentos, armazéns e outros puxadinhos. Mais e mais dinheiro e sem nenhum mísero resoltado concreto no horizonte até agora. Tudo o que o novo faz, o velho já fazia, sem tirar nem por. Não vejo ninguém encostando na parede os responsáveis por isso tudo, nem que for para um simples relato dos últimos pousos em forma de piada e galhofa. Se não podemos resolver, vamos ao menos dar risada disso tudo.
OBS.: As duas fotos maiores, tiradas por mim em cima de fotos feitas pelos jornais locais, na ordem, o JC e o BD, mostram onde pousam Temer e Alckmin quando aportam em Bauru.
OBS.: As duas fotos maiores, tiradas por mim em cima de fotos feitas pelos jornais locais, na ordem, o JC e o BD, mostram onde pousam Temer e Alckmin quando aportam em Bauru.
9 comentários:
henrique, esta do aeroporto é só mais uma das trapalhadas do PSDB. o que dizer então do nosso INSTITUTO DA MAMA, que funcionava ao lado da Maternidade Santa Isabel e sempre foi referência para as mulheres de Bauru e região, tanto para prevenção como para diagnóstico de câncer de mama.Sabia da maior?! ESTÁ FECHADO! Ninguém sabe explicar porque. Foi feito até processo seletivo para funcionários e até agora, nada. Equipamento caríssimos bancados com dinheiro público trancafiados no prédio (também construído com grana nossa) e a população a ver navios. Henrique, acredite: esta tal privatização será muito, muito, muito pior do que sonha a nossa vã filosofia! você que é jornalista e dos bons, sem rabo preso com ninguém, precisa investigar esta história rápidamente.Se os equipamentos, o prédio e os funcionários existem, porque não está funcionando????Um abraço. Rosângela Barrenha (Rose)
Henrique, esta do aeroporto é só mais uma das trapalhadas do PSDB. O que dizer então do nosso INSTITUTO DA MAMA?Funcionava ao lado da Maternidade Santa Isabel e sempre foi referência para as mulheres de Bauru e região, tanto para prevenção como para diagnóstico de câncer de mama.Sabia da maior?! ESTÁ FECHADO! Ninguém sabe explicar porque. Foi feito até processo seletivo para funcionários e até agora, nada. Equipamentos caríssimos bancados com dinheiro público trancafiados no prédio (também construído com grana nossa) e a população a ver navios. Henrique, acredite: esta tal privatização será muito, muito, muito pior do que sonha a nossa vã filosofia! Você que é jornalista dos bons e não tem rabo preso com ninguém, precisa investigar esta história rápidamente.Se os equipamentos, o prédio e os funcionários existem, porque não está funcionando????Um abraço. Rosângela Barrenha (Rose)
Respeitável sr. Vitor Manuel Rito Pereira.
Tenho respeito por suas ponderações quando cita o fato como uma “melhoria em uma propriedade privada, cuja utilização se restringe a um segmento privado”. Esta citação com certeza se traduz por uma falta de informação cuja culpa é somente nossa. Mas é muito oportuno mostrarmos o que o Aeroporto de Bauru com o Aeroclube significam para nossa cidade. Com certeza, e fica ao seu critério, sua opinião bem, como a opinião de muitas pessoas, venham a mudar com o que se segue:
1 O aeroporto de Bauru SBBU é público como consta do Rotaer, manual que elenco todas as pistas de pouso registradas no país.
2 Serve hoje a uma aviação executiva, e antes do Bauru-Arealva (Moussa Tobias) servia também à aviação comercial.
3 Abriga Daesp, Polícia Militar, que opera o policiamento aéreo, Polícia Federal, sala ais que controla todos os voos, pousos e decolagens, bem como espaço aéreo até 19.000 pés de altitude e também as instalações do Aeroclube de Bauru.
4 A pista pertence ao governo, sendo mantida pelo Daesp e não pelo Aeroclube.
5 São efetuados ao mês perto de 5.000 pousos e decolagens e controles do espaço aéreo até 19.000 pés dentro de uma terminal regional.
6 Aqui são feitos os transporte de enfermos e órgãos para transplantes dado à proximidade com hospitais
7 Recebe transportes de valores, correios e executivos de empresas como ALL, concessionárias, dentre outras atividades instaladas em nossa cidade.
8 Toda aviação executiva está destinada a este aeroporto.
9 Serve de pista alternativa nos casos de emergência ou impedimento de operação da pista Bauru-Arealva.
10 abriga o Aeroclube e seus hangares que acolhem perto de 50 aeronaves entre executivas e de instrução de escola de pilotagem.
11 A escola do ACB forma 160 aeronautas ao ano entre pilotos comercias, privados, pilotos de planadores, comissários e mecânicos.
12 Os aviões que abrigamos ou que fazem uso do aeroporto representam perto de 7.000 empregos diretos que projetam nossa cidade, nossa indústria, nossa cultura, e lideranças para todo o mundo, pois também computamos as empresas exportadoras.
Contribuímos em muito para o PIB regional e acreditamos que o amigo esteja inserido de alguma forma neste contexto. Pedimos desculpas se antes não notificamos a população da nossa querida Bauru da importância deste nosso aeroporto e Aeroclube de Bauru.
O sr., bem como toda a população, está convidado a verificar in loco estas afirmações. Agende sua visita.
Emílio B. Fanton, diretor social, pela Diretoria Executiva 2012/2014
Sr Emilio,
Desconheço quem possa ser Vitor Manuel Rito Pereira, mas respondo pelo texto escrito e corroboro tudo o que li sobre o Aeroclube. Ótimo isso tudo. E isso não inviabiliza meu questionamento de que o outro aeroporto foi concebido de forma irregular, estabanada e funciona da mesma forma. Daí, tudo de bom que aconteça no quesito aeroporto na cidade recaia sobre a pista do Aeroclube.
Um abracito do
Henrique - direto do mafuá
HENRIQUE.
Bom dia.
Você conhece o Projeto do Cel. Eng. Aer. Osiris Silva para ao Aeroclube, transformando-o em aeroporto como o de Paris.
Desejou apresentá-lo a um Prefeito que não o recebeu por falta de espaço na agenda.
Posso explicar o projeto pessoalmente.
Abs.
Muricy Domingues
prezado amigo,
se isso acontece na sua cidade, é porque é usual acontecer nas demais. O político ludibria a boa fé dos cidadãos com promessas vãs e o povo descarrega voto neles e NADA ACONTECE QUE VENHA TRAZER MELHORIA DE FORMA HONESTA E DIRETA PARA
PAULO HUMBERTO LOUREIRO - RJ
INCOMPETENTES - PÉSSIMOS ADMINISTRADORES E SÓ FAZEM POLÍTICA POR INTERESSES PRÓPRIOS
- este é o conceito que faço dos políticos de Bauru.
EDUARDO
Prezado HPA, mais uma vez, você toca numa "ferida" da nossa "Sem Limites". Nós lutamos, desde antes da sua inauguração, pela vinda da INFRAERO para a gestão do novo Aeroporto (Moussa Tobias), mantendo-se o Aeroclube (até porque um Aeroporto central é um diferencial importante, em grandes centros do mundo). Porém, até entidades empresariais da cidade entraram num "jogo" que se instalou, numa absurda "guerra" Governo do Estado (DAESP) X Governo Federal (INFRAERO). Somente a INFRAERO, com sua expertise e capacidade de investimento, poderia "decolar" o novo Aeroporto, neste momento. O duro é que até Título de Cidadão Bauruense, um Vereador do PSDB deu ao "mentor" de tudo isto, um ex-secretário de transportes do Estado de SP, que mentiu ao povo de Bauru, até pela imprensa. Pelo menos ele teve a decência de, até hoje, não ter vindo a Bauru, receber seu Título de Cidadania! Abração!
CARO RICADO E DEMAIS INTERESSADOS NO ASSUNTO:
Recebi críticas fortes por causa desse text, mas sua intervenção coloca tudo no lugar. Eu estou certo nas críticas, que infelizmente a imprensa de Bauru não reproduz com a veemência necessária. O caso do novo aeroporto, talvez com necessidade comprovada, mas não da forma como foi feito. Isso tudo deve merecer uma profunda investigação de favorecimentos e benesses. E hoje, com o que li escrito por ti, a certeza de que existem gatos (no plural mesmo) nessa tuba.
Um abracito ainda carioca, mas a partir de terça de volta à Bauru
Henrique, o HPA.
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