terça-feira, 10 de julho de 2012

COMENTÁRIO QUALQUER (101)
ESSE HPA NA “COLUNA PENSAR” e ALGO SOBRE TOMBAMENTOS E FERROVIAS EM BAURU
Respondi recentemente um questionário via e-mail enviado por Margarete Tavano, colega de trabalho na USP do professor e jornalista Luís Victorelli, responsável pela semanal Coluna Pensar no Jornal da Cidade. Victorelli é o responsável pela nossa Feira de Ciências e Tecnologia, acaba de criar uma associação com a finalidade de implantar algo mais sólido no quesito Ciências em Bauru. Sua coluna, ocupando meia página do jornal, como expresso no rodapé é “um espaço destinado a popularização do conhecimento”. Na edição publicada ontem, segunda, 09/07/2012, na seção PING-PONG, o seguinte texto comigo:
“Blog – Criticidade – Com quem? Henrique Perazzi de Aquino. Quem é? Jornalista, blogueiro e professor de História. E como ele mesmo complementa: “pequenino comerciante, irmão de três, pai de um e tentando outro com um amor conseguido aos 49”. Editor do www.mafuadohpa.blogspot.com
Como surgiu a ideia do blog Mafuá do HPA? Em 2007 ainda estava na Cultura Municipal e começou o auge dos blogs. Como sempre escrevi muito, tendo muita coisa guardada achei que poderia expor um pouco disso. São aqueles textos que acabamos escrevendo e guardando. O blog permitia uma exposição de tudo aquilo que estava guardado. Com o tempo fui ampliando e hoje tento manter a maluquice de postar um texto por dia.

E a repercussão? Nesses seis anos, já ajudei a retirar mendigo da rua, um gaúcho que estava aqui e o pessoal de sua cidade o achou, já localizei meu cão perdido. Já levei processos, meu computador foi infestado por vírus, mas recebi elogios de lugares que nunca imaginava. Dou minha modesta contribuição para pautas na imprensa e percebo que me leem pelo que ouço nas ruas. Escrevo para extravasar e quando tudo for levado muito a sério, acredito que será a hora de parar.
Mas isso tem um preço... Sim! Devo ter feito inimizades, pois sou inquieto e instigo, provoco, mas também creio ter feito milhares de novos amigos. Não escrevo no blog para ganhar dinheiro, nem para arrumar gente nova para compartilhar meus lençóis, faço tudo para por para fora o que vai na minha conturbada cabeça. Meu lema é o refrão de uma música do Bosco e do Blanc: ‘Não sou candidato a nada, meu negócio é madrugada, mas meu coração não se conforma, o meu peito é do contra e por isso mete bronca nesse samba plataforma...’. Até quando isso vai durar, nem eu não sei”.
Leiam clicando a seguir o que já publiquei aqui nesse blog sobre o samba “Plataforma”, da dupla João Bosco e Aldir Blanc: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=PLATAFORMA+,+BOSCO+E+BLANC
A questão ferroviária e dos tombamentos em textos na imprensa bauruense: Li no Jornal da Cidade algo que faço questão de indicar. Primeiro um artigo na seção “Opinião”, edição de 07/07/2012, escrito pelo professor Fábio Paride Pallotta, “O problema não são os trilhos”. Ajuda e muito a desmistificar parcela da população, que influenciada por propaganda contra o modo de transporte férreo (inclusive candidatos à prefeito), acredita estarmos diante de uma herança maldita. Fábio inverte o jogo e escreve sobre uma “herança bendita”. Vale a pena ler. Cliquem a seguir no link: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=223946. Na sequência na edição de anteontem, 08/07/2012, em duas páginas inteiras uma bela reportagem sobre os tombamentos efetuados pelo CODEPAC, “Tombamentos emperram na falta de política”, escritos por Luiz Beltramin. Pouca coisa em desacordo com a realidade dos fatos e no frigir dos ovos, uma bela luz para a questão. Vale a pena ler. Cliquem a seguir no http://www.jcnet.com.br/Geral/2012/07/tombamentos-emperram-na-falta-de-politica.html.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo preciso te passar a história de um senhor 74 anos de idade um anonimo na arte de preservar, mais de 5.00 discos de vinli, 8.000 cartões telefônicos antigos, livros, revistas artigos peças da época da escrevidão, um cidadão brasiuleiro que mora um uma chácara apenas com os dois filhos, ex- discotecário e programador ajudou a fundar a Rádio da USP /SP, um paixonado pela história que vai ciando no esquecimento da sociedade, quero com muito parzer te apresnter eu decobri por acaso a história é muito bonita meu amigo é a cara do seu maravilhoso trabalho.
Jaime Prado

Mafuá do HPA disse...

querido Jaime:
São pessoas iguais a você que me dão força para continuar tocando esse blog para a frente. Histórias como essas que quer me indicar é o que gosto de fazer. Resgatar Memória Oral de bauruenses, registros que podem se perder e estamos aí, dentro das possibilidades existentes registrando. Te procuro a seguir.
Um abracito do
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

PEDIDO AOS AMIGOS!
ESTAMOS CONCORRENDO AO PRÊMIO RELAÇÕES PÚBLICAS DO ANO, NA CATEGORIA "PROFISSIONAL REVELAÇÃO"
Nosso candidado é Fábio Procópio, nosso super querido e competente ex aluno da FAAC/UNESP e profissional super inovador, que é o único candidato de Bauru na fase nacional.
Eu peço o voto de meus amigos do face a ele porque ele merece este prêmio e é um incentivo para que seja cada vez melhor. O prêmio vai ser entregue no INTERCOM NACIONAL, que ocorrerá em Fortaleza e será a maior honra para nós!
É Bauru no pódium!
Precisamos de renovação na nossa área. Por favor, colaborem votando em Fábio Procópio no link:
http://www.rpbahia.com.br/rpdobrasil/eleicao-segundafase.htm

Prêmio Relações Públicas do Brasil
www.rp-bahia.com.br

DALVA ALEIXO