segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MEMÓRIA ORAL (131) 

O PRIMO POBRE VENCEU ESSA - O RETRATO NU E CRU DOS AMORES A DOIS TIMES DE FUTEBOL, UM CENTENÁRIO E DO INTERIOR, OUTRO, DE EMPRESÁRIO E DA CAPITAL. 

Domingo, 25/11/2012, capital do estado mais populoso da federação e depois de uma de suas noites mais violentas (onze mortes espalhadas pela cidade), a cidade amanhece e algo respira “competições esportivas”. De um lado, no bairro de Interlagos, logo depois do almoço a decisão do campeonato mundial de Fórmula 1 2012. Na beirada do rio Tietê, a colônia lusa está apreensiva com seu time e reunida para torcer (e rezar, dedos cruzados), com a Portuguesa ameaçada de rebaixamento. No estádio do Pacaembu, após muitas sentidas manifestações, os palmeirenses expõem sua incontida ira ao rebaixado time do coração e num outro local, no tradicionalíssimo campo do Nacional Atlético Clube, estádio Nicolau Alayon, fundado em 1938, na Barra Funda, beirada dos trilhos e defronte centros de treinamentos de dois dos mais famosos times de futebol brasileiros, o do São Paulo e Palmeiras, acontece uma emocionante final esportiva, movimentando outro tipo de público.

A entrada pela movimentada rua Comendador Souza começa a apresentar uma desproporcional movimentação para uma manhã dominical e isso já a partir das 9h. Crianças chegam em ônibus trazidas por uma das agremiações, o Audax Esporte Clube e ocupam toda a parte coberta do estádio, sendo recebidas com a distribuição de bandeiras e recebendo o treinamento de instrutores devidamente preparados para a recepção, bancados pela direção de nada menos que a do empresário Abílio Diniz. Uma gestão profissional que está a encantar meninos espalhados Brasil afora e que nesse ano, com seu time profissional chega à decisão da Copa Paulista, um torneio inventado pela FPF – Federação Paulista de Futebol para movimentar os times de futebol paulistas, principalmente do interior, para que não permaneçam parados no segundo semestre. “Não resolve o déficit de nenhum clube, mas movimenta e o único alento é uma vaga para o campeão, o direito de disputar a Copa do Brasil do ano seguinte”, explica um dirigente de um famoso time interiorano, que prefere não ser identificado e ali presente em busca de revelações. 

Essa uma das movimentações. Do outro lado, ocupando um espaço muito maior, quase toda a área descoberta do estádio chegam aos borbotões torcedores de um tradicional time interiorano, o Esporte Clube Noroeste, da cidade de Bauru, 350 km da capital. Fundado em 1910, passou por altos e baixos em sua história e nesse últimos anos, após dez anos de relativa calmaria administrativa, quando foi administrado por Damião Garcia, um bauruense fanático por futebol, dono da Kalunga, hoje octogenário e que no meio do torneio, dois meses atrás decide que não mais continuará investindo um valor de aproximadamente $ 400 mil reais mês na manutenção de suas despesas. Foi um choque e sentido não só pelo time, cidade, como seus torcedores. Daí nasceu uma união pouco vista, até com contribuição de alimentos imediatos para sua cozinha, florescendo uma força extra, que impulsionou todos para uma nova postura, dentro e fora de campo. Do descrédito inicial, tendo depois a garantia dos salários pagos até o final do ano, foi buscada uma força lá junto aos “deuses do futebol” e o time chega impávido e colosso à final do campeonato. “Para um time que iria fechar as portas em dois meses, fomos longe demais e provamos que nem tudo está perdido”, conta um dos torcedores na porta do estádio, o jovem, Bruno Lopes, 33 anos, um fanático torcedor que montou chapa e enfrentará o pleito para renovação da diretoria, marcado para o próximo 04 de dezembro. 

Situações antagônicas. Ambos até bem pouco tempo eram raras exceções dentro do futebol paulista, onde a maioria dos times apresentam sérios e profundos problemas financeiros. No Audax, criado desde o início como algo inovador, revelador de talentos e voltado para o atendimento do lado social das empresas ligadas ao grupo Diniz. No Noroeste, um cada vez mais difícil mecenas bancava tudo, sem muitas explicações de valores e apresentação de balancetes, mas o time havia mudado da eminente catástrofe para a navegação em águas serenas. Com a torneira sendo fechada, o bicho começou a pegar e a nau começou a fazer água. Surgiram três chapas tendo torcedores à frente e uma terceira via se apresenta com novos empresários querendo investir no segmento futebol. “Bauru vive dois momentos hoje, com o Bauru Basquete, um time a disputar a liga principal desse esporte e bancada por empresários locais e o Noroeste, uma espécie de irmão pobre, sendo um quase renegado. Sabe aquilo da classe abastada escolher um segmento e olhar pouco para outro. Seu Damião bancou tudo sozinho até agora e quando sai, tudo volta à estaca zero”, diz Cesar Meleiro, bancário aposentado e fanático torcedor, desses a acompanhar o time em dias de chuva e sol, “na alegria e na tristeza”, como gosta de apregoar. 

A final teve duas partidas. Na primeira, realizada em 17/11, o Noroeste ganhou em casa por 2 x 1 e depois disso foi feita uma campanha de peso na cidade, capitaneada pela Sangue Rubro, a única torcida hoje existente, com 26 anos de estrada e sina de persistência no amor a esse time, que outrora havia sido um imponente clube, mas hoje restringe-se suas atividades no futebol, em várias categorias. Ali no estádio via-se o resultado do empenho, quando aproximadamente 500 pessoas se acotovelam na área destinada a eles. Além dos seis ônibus vindos de Bauru (um pago pelo time só para trazer esposas e parentes dos jogadores), muitos residentes em São Paulo e algo pouco visto em outros estádios. “Descobrimos existir um time varzeano na capital, o Noroeste, na Zona Oeste e eles estão aqui conosco, com faixas e muita gente. Junto deles, integrantes das torcidas organizadas do Grêmio Barueri, do São Bento de Sorocaba, do Santo André, do São Caetano e até gente de Americana. Sempre gostamos dessa integração e hoje comprovam como é possível sermos todos amigos, mesmo sendo adversários algumas vezes”, conta José Roberto Pavanello Silva, um dos seus líderes.

De um lado as crianças gritando (e muito), junto de pais e gente ligada aos supermercados da rede da família Diniz. Do outro, uma massa inflamada representando os sonhos dos tradicionais times interioranos paulistas. Ali dava de tudo, até um torcedor vestindo as roupas de Papai Noel, outro ilustre a envergar as cores vermelhas como vestimenta. A alegria foi geral, pois o time não se intimidou por estar no campo do adversário (esse alugado para mandar os jogos do Audax) e em número maior, viu o elenco jogar sempre para a frente e pressionar do início ao fim. Aos 20’ do segundo, o camisa 11 Diego entrou na área e fez o gol da vitória, em algo inebriante, como uma espécie de redenção a sanar todos os percalços vividos até então. Um bandeirão sobe, toma conta da arquibancada e a festa não teve mais hora para encerrar. Nela até os abnegados funcionários do Audax se juntaram, inclusive às crianças e numa espécie de congraçamento se uniram para o levantamento da taça, que pela segunda vez vai para Bauru (havia ganho anteriormente em 2005). “Eu sou de Penápolis, moro na Barra Funda e não perco jogos dos times do interior, aqui e no campo do Juventus. Vim pela saudade que me dá e por não encontrar esse clima nos jogos dos grandes”, conta o aposentado Rafael dos Santos, juntando-se à massa no final da contenda. 

Pouco depois do meio-dia, estádio já vazio, restavam jogos nos vários campos locados pelo Nacional, sempre cheios, local de movimento e concentração de boleiros, famosos e anônimos. Os bauruenses curtiram esse clima até não mais poder, felizes da vida. Sabiam que o time estava sendo desmontado ali naquele momento, técnico para um lado, craques para outro e eleição em dez dias. Tudo incerto e não sabido, mas cheios de esperança. Por volta das 18h, os ônibus começam a chegar de volta à Bauru e na entrada da cidade permanecem aguardando o que traria os jogadores campeões, o que ocorre depois das 19h. Na espera, numa fila no início da avenida Getúlio Vargas, o point da dita "modernidade" da cidade algo surreal, quando esse bando de gente envergando vermelho em suas vestimentas assusta alguns moradores de condomínios na região. “Que seria isso? Será o MST querendo ocupar os Altos da Cidade? Ah, é o Noroeste, mas ele jogou hoje, onde foi? Nem sabia”, foi algo ouvido por alguns torcedores e recebido com certa dor, demonstrando existir uma explícita divisão de gostos e preferências entre as classes sociais bauruenses. E olha que o jogo havia sido transmitido ao vivo por dois canais de TV e por duas emissoras locais de rádio.

Carreata até a sede do time, percorrendo mais de dez km, com muitos carros surgindo ao longo do percurso e uma festa na sede da torcida bancada em sua maior parte por um fanático torcedor, mais conhecido por Uau-Uau, proprietário de uma barraca de lanches e cachorro quente dentro do estádio e atuando de forma ambulante em eventos. “Esse, mesmo pequeno comerciante está sempre presente. Outros, muito grandes, viram às costas e assim toca-se o barco. Já ouvi que um dos nossos craques está sendo contratado nesse momento pelo Audax, que tem bala na agulha”, diz outro torcedor, de forma anônima e com um copo cheio de chopp à mão. Dessa forma o Noroeste e o Audax encerram suas atividades no ano de 2012 e na manhã seguinte o presidente da FPF, Marco Polo del Nero recebe logo pela manhã a visita da Polícia Federal em sua residência, indicando que algo não anda lá muito certo no seu ramo de negócio e, consequentemente, na própria entidade presidida por ele.

5 comentários:

Reynaldo disse...

Que beleza Norusca..Quanta alegria vc nos proporcionou ontem..Espero que esta boa fase seja duradoura.....Valeu Henrique pelo texto

Anônimo disse...

Pelo trabalho do meu amigo Henrique Perazzi de Aquino, foto do orgulho branco e vermelho. Valeu Norusca!
Rosa Maria Morcelli

Anônimo disse...

Valeu Henrique !!

NOROESTE DE BAURU,

esta marca, centenária, é imortal e tem que ser respeitada !

Sds do primo

Antonio Eduardo Lopes

Anônimo disse...

eu sabia! tinha certeza ue vc tava lá! kkk
Rose Maria Barrenha

Anônimo disse...

Ultimamente só fico sabendo das coisas do Noroeste pelo seu blog. Em mais de vinte anos fora de Bauru desaprendi a ler os jornais daí e também de ir vendo algo sobre o time que tanto torci no passado. Me avise dessas coisas de jogos aqui na grande São Paulo, que faço meu esforço de ir.
Daniel Carbone - São Bernardo do Campo