segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (32)

LIXO ESPALHADO PELAS RUAS, CALÇADAS, PARQUES, RIOS E ADJACENCIAS
Circulei pelo centro da cidade nesse final de semana quando tudo estava fechado e contatei algo triste de ser visto: a cidade está suja e feia, com muita coisa espalhada pelas ruas, sinal de abandono. Comentei com amigos e um me disse: “Experimente voltar lá num domingo final de tarde, após o fechamento das lojas e verás algo característico de um filme de terror”. Fui e é isso mesmo. Lixo por tudo quanto é lado. Essa situação não é a mesma de muitas cidades por onde circulo com certa frequência. Ao hoje abrir meus e-mails, lá um texto de um preocupado bauruense com a situação calamitosa de nosso maior cartão postal. Por absoluta falta de tempo para escrever algo sensato hoje, reproduzo o que recebi:

CIDADANIA NÃO SE PRESUME, CIDADANIA PRATICA-SE!!!
Prezados Senhores: Sem dúvida alguma é o PARQUE VITÓRIA RÉGIA o nosso melhor e mais procurado parque público. Podemos até dizer que é o nosso "Parque Ibirapuera" nas devidas proporções. O lugar é muito agradável e oferece muitas opções para que o cidadão, sozinho ou com a família e, até mesmo com amigos, passe horas agradáveis nesse local "PÚBLICO" que a cidade nos oferece.

Dentro de uma realidade o local está muito bem conservado, restam coisas para fazer mas em parte os frequentadores (sem mencionar este ou aquele) não colaboram para que o lugar fique sempre limpo e mais agradável. A Emdurb cuida do local na medida do possível, coloca lixeiras e sugere que todo o lixo resultante dos momentos de lazer e descontração seja colocado nos recipientes próprios para isso e que facilitarão o trabalho dos garis da Prefeitura. Mas, o que os senhores irão ver a seguir é uma pequena mostra da realidade existente nesse que é o CARTÃO DE VISITA da cidade aos finais de semana prolongados ou mesmo nos comuns.

NECESSÁRIO que a PREFEITURA exija dos responsáveis pelo parque que, no mínimo coloquem funcionários para fazer a limpeza constantemente, que coloquem VIGIAS para controlar educadamente essa mania do povo de jogar lixo onde não é lugar de lixo, fazer com que o POVO saiba e entenda de uma vez por todas, que o lugar é PÚBLICO e que poderá oferecer muito mais se houver colaboração e educação por parte de muitos dos usuários que não respeitam um mínimo de higiene e limpeza.

Com os senhores a palavra final, coloquem em votação, peçam orientação aos vereadores, agora temos muitos NOVATOS que certamente estão com NOVAS ideias e MUITA disposição. Vamos aproveitar TUDO isso?

Obrigado pela atenção - José Ramos Schubert (todas as fotos são suas).

Nenhum comentário: