domingo, 11 de novembro de 2012

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (40)

DOMINGO EM DOIS MOMENTOS, ALEGRIA MATINAL E MATARAM O NIEMEYER À TARDE
Manhã de muita luz. Voltei à feira do Rolo, revi o amigo Carioca, depois fui assistir ao Noroeste e fiquei o jogo todo ao lado de um amigo, o Gilson da Funprev, depois fui almoçar com meu pai e Ana Bia no Bar do Baiano, no Geisel. Até então estava radiante, chegando a postar isso aqui no facebook: GENTE BAURUENSE: Vim do Alfredão hoje, pouco mais de 13h30 em estado de graça com uma alvissareira vitória 3x1 sobre o Velo Clube de Rio Claro e a classificação para a final do torneio, que a princípio o definia como de nada valer, mas hoje revendo meus conceitos, acredito que servirá para redenção desse time, pois todos os olhos se voltarão para o vermelhinho e ele como fênix ressurgirá das cinzas. Esse é meu time do coração e dessa forma me habilito a postar uma foto descontraída, tirada momentos depois no almoço no Bar do Baiano, lá no Geisel, quando a cevada já fazia efeito e saiu isso aí. Pelo Noroeste faço o papel de ridículo e com louvor. Um abracito vitorioso do HPA para todos (as)”.

Comi além da conta e dormitei e ao acordar a triste notícia: OSCAR NIEMEYER MORREU. Era mais uma infundada nota publicada no facebook. Estava assim publicado: “O céu ganhará reformas... O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, famoso em todo o mundo, acaba de falecer no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro”. Ela vem sendo previamente anunciada desde o mês passado, devido as constantes internações do arquiteto, aos 104 anos. Não quero escrever nada além de umas poucas linhas, pois não tenho muito o que dizer desse grande homem. O que peço para todos olharem com o maior carinho é para algo que talvez passe despercebido por todos. Esse cara não se vergou a vida toda, defendeu uma ideologia que muitos praguejam, nervosos soltam sua ira como se fosse incendiária, detonadora de maledicências varonis, mas não é nada disso. Niemeyer sempre foi COMUNISTA. Um ser que prega contra as desigualdades desse mundo, quer mais justiça social, não gosta de ver o forte impondo sua vontade ao pobre, ao menos favorecido. O comunismo pregado por Niemeyer nada mais é do que isso, um mundo liberto das amarras de uns tendo muito e outros não tendo nada. Não existe ideologia mais bonita, mais autentica, mais sincera, pois prega a paz, a união, a felicidade comunitária com pouco e sem necessitar de tantos penduricalhos e benesses, a maioria desprezível.

Iria escrever de outra coisa hoje, mas não dá, nem os jogos de futebol da tarde vou querer ver. Deixem eu curtir minha tristeza, pois esse, assim como Brizola, Fidel Castro, Darcy Ribeiro, Mino Carta, Casaldaliga, Eduardo Galeano, Garcia Marquez, Saramago, Hugo Chávez, Chico Buarque, John Lennon, Aldir Blanc, Noam Chomsky e uns poucos outros são inigualáveis, peças que não existem reposição possível. Minha tristeza se resume no fato de ter lido uma frase no facebook, de alguém que foi na valsa e quando se tocou que o arquiteto não havia morrido escreveu isso como resposta: “Verdade? Ahhh se não for agora, será daqui umas horas... vamos antecipar! rsrrs”. O pior é por tratar-se de um professora da FACOL, moradora de Jaú, GA. Que dizer disso tudo?

20 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Essa historinha com esse infeliz comentário demonstra o quanto a internet, ou melhor o facebook é mesmo o Penico do Mundo, como vc mesmo diz no texto do face. Fui dar uma espiada no texto da pessoa que vc cita. Ela achou seu texto no face e postou um outro com uma desculpa mais infeliz do que a primeira, tudo em forma de gozação. É dessa forma que muitos escrevem hj, como se tudo não passasse de uma grande gozação, em tom jocoso e sarcastico. Muito pobre e vil o que li vindo da moça. Um comentário que demonstra bem como encara tudo isso. Sabe, tenho entrado cada vez menos no facebook, pois virou um local de postagens imbecilizantes, do tipo engraçadinhas, sem conteúdo, vazias, numa clara demonstração de que nada de muito sério rola por ali. Coisas iguais a essa acontecem a todo momento e as pessoas nem percebem que isso que fazem não leva a nada, até parecem serem engraçadinhas, mas prestam um deserviço. Quanto mais pessoas estiverem desse jeito na internet, desligadas de coisas sérias é um claro sinal de que estamos caminhando para trás.
Fiquei tão chocada quanto voce.
Parabéns pela denúncia.
AURORA

Mafuá do HPA disse...

Gente
O novo comentário que a Aurora diz é esse abaixo. Não cito o nome da pessoa que o faz, somente as iniciais, mas eles estão aí no face:

G A compartilhou sua foto.
"Ops... desculpa aí velhinho... "matei" o senhor antes do tempo!!! Foi mal!!!! rsrsrsrsrsr"

Ela é professora e trata um velhinho assim, como algo totalmente descartável, inútil.

Triste, muito triste.

Henrique - direto do mafuá

Ana disse...

Todos temos o direito de errar, se confundir e levar na esportiva nossos erros. A vida com a seriedade que a trata só traz mais intolerância e desavenças para o nosso meio e disso não precisamos mais.
Repense seus julgamentos, pois um dia pode acontecer com você e esperará que as pessoas lhe entendam também.

Fica a dica

Valéria Cristina disse...

Pior que o uso inútil da inteligência é a arrogância em seu uso direcionada a quem não se conhece. Se, ao invés de atacar a Gil o senhor perdesse um pouco da sua tarde futebolística de domingo e procurasse conhecê-la, talvez não tivesse desperdiçado o esboço do seu iluminado cérebro aqui no FACEBOOK e muito provavelmente teria agregado uma AMIZADE mais humorada e muito brilhante! Boa noite!

Mafuá do HPA disse...

Meus caros e caras:

A tal da Gil deve ser mesmo muito legal, pois ao fazer uso de frases para se referir ao Niemeyer:

“Verdade? Ahhh se não for agora, será daqui umas horas... vamos antecipar! rsrrs”

e

"Ops... desculpe aí velhinho... matei o senhor antes do tempo!! Foi mal!!! rsrsrsrsrs".

Eu é que sou mesmo um intransigente e chato. Deixo a comparação para e constatação para os que me leem.

Também sou professor e não usaria e nem trataria ninguém dessa forma.

Ficou o registro e procurei fazê-lo citando somente as inicias do nome da pessoa. Ao não citar o nome inteiro, procurei evitar constrangimentos, mas ao me responder pelo facebook isso não foi mais possível.

E quanto ao futebol citado aqui num comentário. Fui pela manhã, 11h e nem sei direito quanto foram os resultados do da tarde, após encontrar as frases por aqui. Vou saber agora pelos jornais.

Um abracito do Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

meus caros e caras:
Diante de uma saraivada de críticas dos amigos da professora que fez as citações no facebook, achei por bem postar também como comentários lá no que ela escreveu, uma nota. Essa abaixo:



"Gente: eu também fiquei triste, decepcionado pela forma nada elegante (e por duas vezes) de uma referência a uma pessoa idosa, doente, levada ao hospital por diversas vezes. O meu texto no blog não retratou do fato Niemeyer e sim do tratamento que se dá a essas coisas via facebook. Brincamos com tudo e depois nos desculpamos e tudo continua até a próxima brincadeira. Se fui deselegante, grosseiro, difamador, também espero que todos reflitam e constatem que do outro lado faltou ética, tato e outras coisas. Todos erramos e acertamos, mas eu não acho correto a utilização de termos como "“Verdade? Ahhh se não for agora, será daqui umas horas... vamos antecipar! rsrrs” e ""Ops... desculpa aí velhinho... "matei" o senhor antes do tempo!!! Foi mal!!!! rsrsrsrsrsr". Que isso tudo sirva de alerta para entendermos que no face não vale tudo, isso aqui não é um ringue, nem um palco para inconsequências. Lições são tiradas de ambos os lados. Eu tiro as minhas e vcs todos a de vcs. E assim tocamos nossas vidas. Uma boa semana a todos (as) são os votos do HPA"



Era isso. Todos precisamos de uns toques quando excedemos alguns limites. Adoro e aceito quando o fazem comigo e não me furtarei a fazer o mesmo quando sentir quer algo extrapolou o bom senso, como no ocorrido.

Um abracito do HPA - direto do mafuá

Anônimo disse...

Pois é, mal colocado e de muito mal gosto mesmo! Fica aqui a dica de que devemos atentar bem ao que colocamos aqui pois se trata sim de uma rede social e ai fica tudo meio complicado de se justificar ou se explicar-se...
Cássio Cardoso - Pirajuí

Anônimo disse...

Henrique

Eu gosto dos seus posicionamentos exatamente por causa disso, és corajoso e se metes em cada uma que nem acredito.

Onde foi encontrar isso? Onde foi encontrar essa personagem que irradiou e destilou algo com tamanho grau do puro pensamento dominante do mundo atual, o do tudo é permitido, tudo é liberado e tudo acab virando uma grande brincadeira. Brincar com a velhice e a quase morte do arquiteto é só um lance de tudo o que ocorre nesse negócio denominado facebook.

Se voce for pesquisar de fato essas páginas irá comprar várias brigas por dia, pois o que mais tem por ali são pessoas postando coisas do tipo para encher linguiça. Procure algo inteligente, procure algo onde flua um debate político franco e inteligente, procure gente a discutir literatura. Vais encontrar em espaço cadavez mais reduzido.

Não se atenhe em ficar brigando por muito tempo com essa personagem do facebook. Até onde já foi já é o bastante, mais do que suficiente para um entendimento do que rola e como roalm as discussões dentro daquilo que voce mesmo denominou de penico do mundo.

Toque o barco.

André Ramos

Anônimo disse...

Hwenrique
Volto a te escrever sobre o mesmo assunto.
Na meioria das vezes as pessoas escrevem coisas assim no facebook pelo embalo proporcionado pelo momento. O esquema daquele negócio facilita e propicia isso. Todos se sentem à vontade e se soltam mais, brincam uns com os outros e no meio disso tudo fica explícito a maneira de pensar, agir e deixam a entender como encaram o mundo atual. É um desvirtuamento claro e evidente do bom senso. E não aceitam opiniões contrárias, que podem desestabilizar a festa proporcionada pelo facebook. Ali, todos sabemos é o antro de futilidades. E seus organizadores querem isso mesmo, quanto mais gente participando, se expondo e não discutindo coisa séria, mais seremos conduzidos, mais facilmente seremos enrolados e cada vez menos teremos condições de propor mudanças e discutir seriamente os grandes temas. Algo tão valioso, de tão grande penetração sendo utilizado de forma tão desvirtuada. Esse é o facebook e cada vez mais gente parece ficar encantada com ele.
Aurora

Anônimo disse...

Queridos, não se preocupem, o que esperar de um pinguço que acha bonito aparecer bêbado no Facebook?

Anônimo disse...

Anônimos, sempre eles. Gosto de gente que escreve e assume o que diz, põe a cara para bater. Pelo visto instiguei o surgimento de mais alguns medrosos. O mundo está cheio deles, mas tiramos de letra. Talvez aprendam uma lição com tudo isso e não será essa de enviarem mensagens anônimas.

Para começo de conversa não sou pinguço e detesto termos como baladeiro. Longe disso, sou é BOÊMIO, inveterado e assumido. E que mal tem isso? Trabalho, ganho meu suado dinheirinho e pago as contas que ainda posso pagar e o restante gasto em alguns bares (ótimos por sinal, tenho bom gosto, viu!) e frequento shows. Cada vez mais shows e bares e cada vez menos igrejas e templos. Leio cada vez mais e frequento o facebook cada vez menos. Namoro, tenho um filho maravilhoso e curto a vida e mais, não falo mal de velhos, nem ironizo eles, nem escrevinho que, se não morrerem hoje, amanhã o farão e tudo bem, a vida segue.

HENRIQUE - direto do mafuá

Anônimo disse...

O comentário feito por ela foi por demais fora do tom e do compasso e depois ao tentar consertar piorou tudo, pois prosseguiu na mesma toada. A emenda saiu pior que o soneto, mas acredito que a lição tenha lhe servido, pois tem gente atenta no facebook e isso não pé ser incherido como foi escrito aqui, isso é necessário, pois quanto passamos dos limites é sempre bom alguém nos chamar a atenção. Foi o que o Henrique fez e causou esse rebuliço todo, que acredito já está na hora de dispersar as pessoas e cada um mais atento tomar mais cuidado com o que escreve aqui e em todos os lugares.

Valéria

Anônimo disse...

Henricão

Até de pinguço alguns te chamam. Nada contra esses. Hemingwy, Bukowiski,Vinicius de Moraes também gostavam de uns drinks e foram maravilhosos.

Só fui ler o que escreveu hoje e vejo que a professora pode sim ser uma pessoa das mais legais, mas ela precisa reconhecer que usou termos não muito legais, não só para uma professora e também caiu num vai da valsa no facebook, onde predomina as postagens recheadas de coisinhas supostamente alegres e divertidas, mas que no seu conteúdo podem ter mensagens racistas, xenófobas, preconceituosas. Muitas vezes fazemos isso até sem perceber e alguém nos dar um toque, para darmos um breque, isso pode fazer muito mais bem a gente do que mal.

Fique com deus e siga seu caminho cheio de luz.

Rosana

Anônimo disse...

Você avisaria o amigo ou continuaria comendo pipoca ?!?!
J. SCHUBERT

Anônimo disse...

A Gil é um doce de pessoa e respeita as pessoas, o que tu quer é fazer sensacionalismo em cima de um equívoco dela, falta-lhe caráter e ter o que fazer, somos professores de verdade, dedicados nas salas de aula e não pseudoprofessor de porta de botequim.

Ana Cláudia, Facol

Mafuá do HPA disse...

cara Ana Cláudia, da Facol e demais que participaram nesses comentários:

Sim, acredito que a Gil seja um doce de pessoa. Todos nós temos o direito de errar. Erras, como dizem, é humano. Erro muito e procuro corrigir meus erros. Tenho comigo que a Gil errou, talvez um mero deslize. Seria simples assumir, como o fez e dar um basta. Porém não foi isso que ocorreu. Alguns dos que me conhecem escreveram aqui e me apoiam. Do outro lado, pelo facebook dela, os amigos dela a apoiam. E quem estaria com a razão? Eu não procurei atingir a Gil em si, mas o posicionamento feito por ela, como algo recorrente e contumaz, bem ao estilo do facebook. Deixei explícito isso nos comentários que já fiz. Eu, todos que me conhecem sabem que moro com meu pai de 84 anos, eu e ele e com toda certeza não o trataria com as palavras usadas por ela. Nem Niemeyer, doente e com idas e vindas a hospitais, nem meu pai, nem nenhum outro. Ela o fez num momento de brincadeira. Entendemos isso. Então, nada mais existe a ser feito. Que isso sirva de lição para todos nós. O facebook não pode ser uma terra de ninguém. Aqui em BAuru lembro que mes passado, pouco antes da eleição uma amiga, a Tatiana Calmon, esposa do vereador Roque ferreira denunciou que uma pessoa que estava criticando algo não merecia crédito pelo fato de frequentar sites nazistas. Sei que a Gil somente pisou na bola, mas cito o exemplo de Bauru para mostar que o face é algo público, todos sabem o que voce posta, onde voce está, onde trabalha, seu estado civil, o bar que frequenta, tudo, enfim. Tudo o postado lé torna-se público. E assim sendo um concordar ou criticar deve ser encarado como a coisa mais normal desse mundo. Do estado de exaltação devemos passar para o da reflexão. Agora sou acusado de bêbado, só por causa de ter afirmado ter tomado umas cervejas após um jogo de futebol no domingo. Veja, a Ana, amiga da Gil me chama de "pseudo professor de porta de botequim". Eu não a conheço e nem ela a mim. Não acusei a Gil de nada, pois não a conheço e tudo o que escrevi foi motivado pelo que li. Só isso. Peguem as duas frases e analisem friamente. Vamos ser sensatos, minha gente. Eu não passei dos limites, muito menos quero me promover. Enfim, depois que li o que escreveu fiz questão de voltar ao facebook e lá nos comentários de uma postagem da Gil, o seu marido afirma que se me encontrar: "Pq ai sim iremos conversar num outro patamar, que eu acho que o Sr. não irá gostar nem um pouquinho.......". Se entendi fui ameaçado, posso apanhar a qualquer momento. Se isso ocorrer, estará provado que tenho razão e que na falta de argumentos, batem. Paremos por aqui, sejamos todos sensatos, bastando uma pensada em tudo isso ao colocarmos nossas cabeças nos travesseiros ao deitar. Eu acho que fiz o que tinha que ser feito, dei um toque, pois não achei elegante e refinado alguém ligado ao magistério usar aqueles termos para dirigir-se ao um velho, doente e que luta para continuar vivendo. Minhas reflexões estão feitas e as considero ponderadas. Nada do que publiquei eu inventei, pois está tudo reproduzido num lugar bem público, o facebook e se existe discordância, esse é o espaço para ser convencido ou tentar convencer o outro lado, o que faço nesse momento. Me sentindo ameaçado, também, serei obrigado a tomar outras providências, mas acredito que isso não será necessário. Adentramos um feriado e que ele sirva a todos (as) para rever isso tudo, acertar arestas e tocarmos nossas vidas, produzindo escritos em algo com maior utilidade.
Um abracito a todos
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

HENRIQUE

Deixa eu mudar de assunto: Hugo Chavez está no mesmo patamar que o Niemeyer para voce?
Carlos Eduardo, Reginópolis

Mafuá do HPA disse...

caro Carlos Eduardo
Sim, está no mesmo patamar e explico. Do Niemeyer não preciso dizer mais nada, está tudo aí, vida impecável, voltada para o bem comum da humanidade e se doando e entendendo o motivador das grandes desigualdades desse mundo. Daí nunca ter se desvinculado ao regime que acredita ser o melhor para o desenvolvimento do ser humano enquanto pessoa valorizada e digna, o comunismo. Do Hugo Chávez, uma importância vital no desenvolvimento e mudança de postura da América Latina, que décadas atrás era chamada de "América Latrina", por causa da subserviência e dependência aos EUA. Libertaram-se dessas amarras e hoje cada país possui identidade própria e busca seu próprio caminho. Chávez mudou a Venezuela de cabo a rabo. Antes dele, uma elite a governava e a rapinava descaradamente. A maioria da população era toda semi-analfabeta e lesada no seu dia a dia. Hoje a realidade é outra, o pobre (maioria da população) tem voz e vez e tudo é feito para e em seu nome. A relação de poder é outra, já não beneficia uns poucos, mas a massa. A comparação é muito simples e essa alteração incomoda e muitos os que perderam poder, pois continuam detendo poder de mando na indústria, comércio e principalmente nos meios de comunicação. Por isso Chávez sofre uma demonização injusta e cruel. E quando alguém fez o que fez c om seu país, além do amor demonstrado pelo seu povo, ele precisa ser reconhecido e valorizado e a isso não me furto.

Um abracito do Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Ok!Assunto encerrado. Mas entre uma brincadeira da Gilmara e a seriedade com que o Niemeyer defende o stalinismo, fico com a brincadeira. É um grande arquiteto, mas fora ele não conheço um socialista a defender na maior cara dura o antigo regime, essa mancha do Niemeyer você não considera.

Ana Cláudia, Facol

Mafuá do HPA disse...

Cara Ana
Isso não é mancha. Trata-se de virtude. Eu mesmo vivendo aqui no coração do capitalismo não o acho o mais adequado, nem o mais recomendado para o ser humano ter um,a vida saudável. Niemeyer prega uma sociedade mais justa e igualitária e isso não arcaico, ultrapassado, retrógrado ou qualquer outro adjetivo. Seu valor não é somente pelas obras arquitetônicas, mais que isso, ele nunca se vergou a aceitar o capitalismo, o neoliberalismo e o pensamento único vigente hoje como aceitáveis. Ele não possui mancha nenhum exatamente por isso, por não se vergar.

Lindo isso, pois hoje o mundo é muito camaleônico...

henrique - direto do mafuá