quarta-feira, 28 de novembro de 2012

UM LUGAR POR AÍ (32)
AGORA BAURU TEM DOIS SHOPPINGS E NENHUM MERCADO POPULAR: POR QUE?
Adoro ambientes populares, com cheiro diferente dos provenientes de shoppings. Confesso frequentar todos, mas prefiro os mercados populares. Bauru até hoje tinha um shopping, o BAURU SHOPPING lá nos Altos da Cidade. Vou mais lá pelos cinemas, assim como ao ALAMEDA QUALITY CENTER. Pelo mesmo motivo irei ao BOULEVARD SHOPPING, na confluência das Nações com a Marcondes, o novo que estará sendo inaugurado amanhã em Bauru. Não me peçam para fazer footing por seus corredores, pois fujo disso como ao diabo da cruz. Nesse novo, mais perto de casa, umas oito quadras, não há como negar a valorização da região e a felicidade de alguns moradores das proximidades. Fico contente em olhar aquela imensidão numa área até então degradada, esquecida e ver ainda em pé a chaminé da fabrica da Antarctica, que precisa ainda ser recuperada e preservada, não só mantê-la, mas dar-lhe uma vida saudável, criar algo novo no seu entorno. Ficaria linda com uma estação de trem ao seu lado, onde a composição da Maria Fumaça lá parasse, mas isso não ocorreu por receio de alguns, preciosismo diria. Essa novidade que chega deve trazer borbotões de gente nas imediações e nem me atrevo a passar por ali esses dias, pois deve estar um transtorno sem fim.
Isso é uma coisa. Ouço dizer que existem projetos para construir em Bauru mais alguns shoppings e que lá perto dos condomínios dos Villagio, será levantada uma praça de alimentação a atender seus moradores. Olho isso tudo e noto a falta de mais alguma coisa e sei bem o que é. Conto algo aqui sobre um Mercado Popular que visitei por duas vezes, ano passado e nesse, o de San Telmo, no coração de Buenos Aires. Ele não é diferente de tantos outros existentes mundo afora. Já citei vários aqui. São lugares mais modestos, com box encostados uns nos outros e cheirando produtos, frutas e verduras, principalmente. Num de São Luís, visitado em setembro o cheiro era de peixe, noutro o cheiro predominante era de molhos e ervas. No Mercadão de São Paulo o que prevalece é o do sanduíche de mortadela. Lá no Mercadão de Madureira, subúrbio do Rio tem de tudo e acho que o predomínio dos cheiros são o das especiarias. Em Curitiba tem um mercadão lindo no meio da cidade e fervilha de gente, pois está ao lado de um terminal de ônibus urbano. Em Barcelona fui a um com muitos açougues, o La Boqueria, lindo pelo colorido das frutas espalhadas por quase todas as bancas. Aqui na região tem muitas cidades que já possuem seu mercado e em todas uma imensa reunião de gente circulando de uma forma diferente da feita nos shoppings. O público é diferente, o ambiente é mais popular, menos chique, sem os rapapés de um shopping e com um cheiro mais de povão.
Essas fotos todas que publico aqui são lá do Mercado San Telmo em Buenos Aires. Viajem por elas e sintam a comparação que quero estabelecer. Tem pastelaria ao lado de açougue, tem loja de antiguidades ao lado de banca de frutas, tem loja de quinquilharias junto de um restaurante e muito mais, tudo junto e misturado. É algo assim que falta em Bauru. Locais nós temos e a maioria deles está sem utilização no momento. Em alguns existem projetos para aproveitamentos futuros, mas tudo incerto e não sabido. Olho todo domingo para aquele barracão lá junto do largo onde ocorre a Feira do Rolo, junto a rua Júlio Prestes e vejo que ali seria um Mercadão dos mais interessantes. Existe um projeto de transformar o prédio em memorial da Indústria, mas a captação de recursos está caminhando em passos de tartaruga e o prefeito poderia dar um xeque-mate nos seus idealizadores: Ou se agiliza tudo ou vou transformar tudo num Mercado Popular, integrando-o com as duas feiras ali existentes e contribuindo decisivamente para a revitalização do centro da cidade. Com um impulso de sua parte tudo poderá se viabilizar e a cidade ganhará um novo point, esse voltado para suas camadas mais populares.
A edificação onde está localizado o Mercado de San Telmo não difere da maioria de outras idênticas mundo afora. Quase todas estão em prédios que outrora estiveram ocupados por outros empreendimentos, sendo reaproveitados e da melhor maneira possível. É lindo verificar isso, a estrutura de cada um, o reaproveitamento ocorrido, a readequação para as novas instalações e o funcionamento ocorrendo de uma maneira a engrandecer e valorizar as pessoas e suas histórias. Cada um desses lugares possui uma rica história, um pertencimento só seu, algo que quem está presente sente no ar, no jeito em que tudo está disposto. Uma vida mais do que própria. Não me chamem de velho, arcaico ou qualquer outro nome, mas adoro estar em lugares assim, sentar numa mesa qualquer, sentir o clima, curtir o burburinho, abrir um jornal, ler suas páginas e viajar com olhos fechados. Não troco isso por nenhum shopping, nem desses novos, com cheiro de tinta nova ainda no ar.
Agora que já temos dois shoppings, com bom público em ambos, acho que chegou a hora de empreendermos uma luta para consolidar na cidade um MERCADÃO POPULAR. Citei o prédio do armazém ali na beira dos trilhos e leio que a Estação Central ainda não possui algo totalmente definido. Vamos todos pensar juntos e instigar a administração pública a transformar prédios desocupados, ociosos em algo produtivo. No Poupatempo foi feito isso e ficou lindo. Por que não algo assim onde antes foi o Martins Machado, ali na Araújo Leite? Ou naquele prédio onde foi um mercado, depois uma igreja ali perto da Pedro da Toledo? Pensando um pouco (e rapidamente), logo teremos boas ideias e congestionaremos o prefeito com planos mirabolantes que transformarão essa cidade em algo mais palatável. O que lanço aqui é só um BALÃO DE ENSAIO, mas que ele não fique só na vontade e disso tudo possamos ainda em pouco tempo inaugurar mais um centro de grande movimentação, dessa vez popular.
OBS.: A primeira foto é a do Boulevard Shopping de Bauru, tirada pelos seus executores e as demais, todas tiradas por mim, são de um belo exemplo de Mercado Popular, o de San Telmo, Buenos Aires, Argentina.

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi Henrique,
Observações prazerosas e que ganham meu apoio. Sou fã dos Mercados espalhados pelas capitais brasileiras e de alguns países que conheço. Além das características tão singulares, seja na arquitetura ou dos produtos vendidos, o preço é também acessível. Conhecemos muito sobre a vocação de uma cidade ao adentrar nestes locais originalíssimos.
Grande abraço,
Nádia Naura de Oliveira
Jornalismo TV Preve Bauru

Mafuá do HPA disse...

Obrigado Nádia,
Poderia bolar algo aí para incentivar algo assim em Bauru. Que acha? Instigar, provocar, fornecer subsídios, mostrar outras experiências e estabelecer um diálogo que contribua para sua incrementação. A TV Preve poderia ter um papel fundamental nisso.
Um abracito do HPA - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

REPRODUZI O TEXTO NO FACEBOOK E ESSES SÃO OS COMENTÁRIOS LÁ POSTADOS ATÉ ESSE MOMENTO:


Tatiana Calmon então, o mais antigo ira completar acho que 21 anos, e com certeza fui menos vezes que isso lá, um outro na nações, nasceu e morreu, um que nao fica pronto no centro, o avenida que era mais popular e tambem fechou as portas, e agora um novo empreendimento, que se eu for alguma vez será pelos cinemas....
há 4 horas · Curtir

Maria Cristina Romão Excelente ideia, Jau e Marília tem mercados, acho fantástico um local onde se possa comprar frutas frescas, peixes, temperos e outros quesitos, poderia até estimular a venda de produtos de pequenos produtores, sei lá.
há 4 horas · Curtir

Tatiana Calmon mas, sinto falta mesmo, além de mercado popula de cinemas... olhar os escombros do último aqui do centro é de doer na alma. Cada vez menos opções .... só passam os "grandes filmes", cobram preços absurdos, os serviços agregados - pipoca e etc, são de lascar, e o que mais me irrita nos atuais cinemas de Bauru, além das péssimas opções de estacionamento, é o volume alto, muito alto, sempre saio com dor de cabeça
há 4 horas · Curtir

Olga Nunes Maciel bem que podia ser onde éra a estaçao ferroviaria ja que ninguem faz nada la e esta as moscas, um predio lindo no centro seria perfeito
há 4 horas · Curtir

Tatiana Calmon e antes que sugiram a ferrovia, la ey defendo que seja FERROVIA mesmo. Precisamos deste meio de transporte com urgencia. Ou a ferrovia ou o caos total no transito e transporte de pessoas e mercadorias.
há 4 horas · Curtir

Maria Cristina Romão Prédio para isso não falta, um antigo da mais charme, mas se não tiver um a disposição serve também uma arquitetura nova.
há 4 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Locais não faltam. Falta é uma pressão para que um local possa ser destinado para essa finalidade. Citei alguns. Vejo um belo mercadão junto à Feira do Rolo, muito mais que um memorial da Indústria, a privilegiar os endinheirados da cidade. Para mim é ali o local... Quanto aos cinemas, vou pressionar diariamente e intigar para que a Marcela, lá do Cine'n Fun faça a partir de agora uma programação diferenciada lá e torne-se um local mais cult. É o momento...
há 4 horas · Curtir · 3

Schubert José Luiz JOGO DE INTERESSES... por causa disso é que até hoje não temos o nosso MERCADÃO. Os "donos" dos supermercados impedem a vinda de um MERCADÃO popular, você lembra do "SACOLÃO"? Pois é... os supermercados tanto fizeram que acabaram com TODOS "SACOLÃO" que tínhamos na cidade. O poder econômico ainda fala mais alto... CONCORDO com o Prof. Henrique, aquele cheiro de MERCADÃO é inconfundível e, NECESSÁRIO!
alguns segundos atrás · Curtir..
há 3 horas · Curtir · 2

Anônimo disse...

Henrique, veja você, a Prefeitura comprou o prédio da Estação Ferroviária, por 6 milhões de reais, para que o local abrigue duas secretarias municipais.Você acha que vai revitalizar o Centro, sendo que esses órgãos municipais funcionarão somente durante o dia.E a noite, como fica?Enquanto várias cidades da região conseguiram a doação de suas estações ferroviárias, por parte do Governo, a Prefeitura daqui coloca dinheiro público para a restauração desse prédio.Não sou contra sua revitalização, muito pelo contrário, sou a favor, mas o prefeito, pelo bom trânsito que tem junto ao Governo Federal, deveria lutar para que esse prédio fosse doado.Sonho, também, com a volta dos trens de passageiros.Mas caso isso não aconteça, o prédio da Estação Central seria ótimo para receber um Mercadão Municipal.Meu pai trabalha na feira e durante a campanha o atual prefeito disse, na banca do meu pai, que o Mercadão iria sair.O local escolhido, segundo o prefeito, seria as antigas estações da NOB, próximo a Pedro de Toledo.Vamos ver, agora é hora de cobrar a Prefeitura, para que, de fato, Bauru tenha um Mercadão Municipal, que com certeza revitalizará de verdade a região central da cidade.
Orlando A. Martins

Mafuá do HPA disse...

caro Orlando Martins
Seu comentário é muito rico e chei ode novidades. Não sabia dessa promessa do prefeito junto aos feirantes de que um Mercadão sairia em breve. Isso para mim é novidade. Como também é novidade a informação de que o Marcadão poderia ser criado ali na Estação Central. Também sou adepto de que ali deveríamos receber algo com relação à ferrovia, mas diante de algo irredutível, vejo com bons olhos o mercado ali na parte inferior e sua utilização de outra forma, até com as secretarias já anunciadas nos andares superiores. Essa luta precisa ser feita e por todos. O importante é ver que a ideia do Mercadão possa florescer e vingar. Nessa luta me engajo.

Um abracito do Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Caro Henrique.Quando o prefeito foi à feira, na banca do meu pai, juntamente com a Secretária de Agricultura, Sra. Elizabeth Storto, sobre o Mercadão, foi prometido, também, que o outro local que poderia abrigar as instalações do Mercadão, seria nas antigas oficinas da NOB, ali nas proximidades da Pedro de Toledo, quase na entrada da Vila Falcão.A luta é de toda a cidade.Eu tbm me engajo nessa luta.Abs!
Orlando A. Martins

Anônimo disse...

o prédio da dias martins que fica na praça machado de melo com a primeiro de agosto que foi igreja universal
e agora está fechado
LÁZARO CARNEIRO

Anônimo disse...

Meu nobre e dileto amigo facebookiano... Temos mesmo que forçar a barra para que a PREFEITURA monte um LOCAL prá por o MERCADO MUNICIPAL de Bauru. Antigamente tinha um, é lá onde está o TEATRO não é? O problema é que o JAD do CONFIANÇA faz tudo prá impedir isso, ele até tentou eleger o cunhado prá ser vereador e trabalhar para os interesses dele... um MERCADO MUNICIPAL atrapalha o JAD, os outros também mas os outros são rede de fora e Bauru é apenas mais uma loja ou duas...


O problema é o JAD do CONFIANÇA... aí mora o impedimento... Lembra do SACOLÃO? POis é, o JAD inventou o sacolão as terças e quintas nas suas lojas... os outros supermertcados copiaram e ACABARAM com os pequenos que vendiam fruas e verduras bem mais em conta prá nós...

Isso é a MÁFIA dos alimentos...

SJL

Anônimo disse...

Como sugestão de lugar, existem as antigas oficinas da Fepasa que estão em total estado de abandono... São 3 prédios de quase 8 mil metros cada um e mais 2 co aprox. 5 mil metros, servindo para criadouro de bichos e abrigo de meliantes...
Kátia Sampaio

Mafuá do HPA disse...

cara Kátia
Foi muito bom te ver ontem lá no show do SESC e ao me apresentar para sua amiga, eu e o amigo que estava comigo, quando fez minha apresentação disse: "esse é o Homem Bomba de Bauru, representante do Hessbalah (é assim mesmo que escreve isso?) por aqui". Achei que foi um elogio e te abracei por causa disso. Quanto à sua sugestão, acho válida, mas não de forma isolada, só o mercadão lá. Lá precisa ser ocupado, as Oficinas da NOB estão caindo, literalmente caindo como constatou e eu repercuti por aqui o depoimento da arquiteta Ludmila Tidei. Num conjunto com outras ocupações juntas seria bem vinda, pois o local é afastado, ainda de difícil acesso... Eu gosto mesmo é do barracão onde vc tenta viabilizar o Memorial da Indústria e patina nas ondas burocráticas e da do levantamento de recursos para viabilizar Lei de Incentivo. O lugar mais adequado, para mim é mesmo o barracão a juntar as duas feiras e alavancar o ressurgimento do centro da cidade. Já dos shoppings existentes, estamos todos indo lá só pelos cinemas, o que já é uma coisa boa.

henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

HENRIQUE, e as forças antagônicas financeiras ?
Não preciso dizer quais são...
Abs.
Muricy Domingues

Anônimo disse...

em presidente prudente tem o camelodromo e em lins o shopping popular

MARIO ROBERTO CÂNDIDO

Anônimo disse...

hpa, um dia da semana com programação mais cult (ou menos óbvia) em algum cinema de bauru, com preços acessíveis tal qual as quartas-feiras, acho que seria viável. tem muita gente ávida pra assistir filmes mais alternativos, e até para os clássicos, em tela grande. a melhor tv de lcd com o melhor blu-ray do mercado não chega aos pés da experiência que é assistir um filme no cinema. chega a ser ridículo quando algum blockbuster é lançado e passa em 3 ou 4 salas da cidade em diversos horários, enquanto alguma gema de menor apelo nem chega a ser exibida na cidade. sempre que vou ao cinema, vou as quartas, aproveitando o menor preço. e sempre tem bom público... bons filmes no cinema, a preços acessíveis, seria lindo de presenciar.