sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

BAURU POR AÍ (95)


O WAL MART JÁ FECHOU UMA PORTA EM BAURU, MAS PODE VIR MAIS POR AÍ
Até as pedras do reino mineral sabem que o WAL MART é um contumaz desrespeitador de leis trabalhistas e se possível até da própria legislação dos países onde estão situadas suas lojas, tudo porque seguem à risca o preceito básico do negócio que fazem: lucro, lucro e lucro, nada mais que lucro. O aparato todo de suas lojas é montado somente com o intuito de amealhar o máximo possível e repassar tudo o que for possível e permitido para a sua matriz financeira, localizada lá nos Estados Unidos da América. Não existe nada além disso. Não investem nada nas cidades onde atuam, não se preocupam com mais nada que o tal do lucro e quando esse começa a definhar, como todo bom capitalista predatório sabe muito bem fazer, a primeira iniciativa é só uma: bater em retirada.

O lucro esperado por esses empreendedores (sic) mundo afora parece estar debilitado, com uma asa quebrada, avariada ou até mesmo perdendo a utilidade. Daí a manchete que hoje circula pelo Brasil afora não deve assustar: “WAL MART VAI FECHAR ATÉ 50 LOJAS NO BRASIL E NA CHINA”. Em muitos estados isso já está acontecendo e se mesmo acontecer em Bauru não se espantem. E se não acontecer agora, nesse exato momento, poderá acontecer logo mais, tão logo estoure uma bolha de crise ali na frente. Essa a política deles, sugar e quando não mais possível, tchau e como o mundo é mesmo globalizado, logo mais estarão abrindo a imensa loja num outro ponto do planeta. A notícia sobre o Brasil começou assim:O Walmart reduziu sua previsão de investimentos em mercados fora dos Estados Unidos e anunciou que pretende fechar um total de 50 lojas no Brasil e na China. As informações foram dadas durante encontro anual com investidores da companhia nos Estados Unidos”.

Se não sabiam, anotem aí, em Bauru isso já aconteceu, com fechamento da loja MAXXI ATACADO, localizada ali na avenida Jânio Quadros, colada na Faculdade Anhanguera. Ela não possui a bandeira Wal, mas é do grupo. A loja ali não vingou e hoje Bauru faz parte da estatística de lojas já fechadas no país. Resta saber e em detalhes até quando a monstruosa loja localizada lá atrás do Bauru Shopping Center, que tanto fez fenecer pequenos comerciantes região afora vai resistir? Escrevo este curto texto pensando em algo similar. Leio nos jornais que o Governo Federal estará se reunindo com a ALL, a empresa privada que dita as normas na malha ferroviária na região de Bauru e por causa do não cumprimento de normas mínimas estabelecidas poderá ter a concessão até cassada. E no caso de uma empresa privada que desrespeita fragorosamente as leis trabalhistas, impõem a sua própria e ri de nós todos, que é o caso do Wal Mart, quando será chamada para uma reunião? O livre mercado não deve ser tão livre assim e permitir dos detentores do capital que possam fazer o que quiserem e ao seu bel prazer, batendo as asas quando assim acharem por bem. A pouca vergonha precisa ter fim.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse tipo de empresa nem pode ser chamada de capitalista, é imperialista mesmo. Outro caso nacional é o Tauste, vai pedir apoio para qualquer coisa aqui em Bauru, eles simplesmente falam que não faz parte da política da empresa.

Alam Maia

Anônimo disse...

Mais um processo falimentar que se arrastará por anos enquanto milhares de bocas passam fome....
Ciro Fachim

Anônimo disse...

Henrique

Perceba isso.
O Wal Marta adora trabalhar com jovens com menos de 18 anos e pessoas com mais de 50.
O motivo é explícito...
Aurora

Anônimo disse...

Minha opinião é a seguinte, nem tanto ao mar e nem tanto a terra. Henrique, Se a loja fechar aqui certamente muitos empregos tbem serão ceifados. E não são só as empresas americanas que violam as leis trabalhistas, sem dizer nos impostos municipais. Então cautela para as críticas.
Vanil Souza