sábado, 18 de janeiro de 2014

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (99)


CRITICOU, ELES NÃO QUEREM MAIS FALAR COM A GENTE – APOIANDO RAFAEL ANTONIO
Ouvindo a Jovem Auri-Verde pela manhã, o Chico Cardoso no seu programa a reverenciar a PM (hoje entrevistando o Luís Pires do Zôo), anunciou meu nome no ar e lascou: “Esse é bravo”. Respondo aqui: Não sou nada bravo, sou até manso (não corno, viu!). Sou é um cidadão incomodado com as sacanagens que ocorrem e as injustiças desse mundo. Se em algumas vezes sou mais incisivo (motivo pelo qual alguns me processam), deve-se ao fato de que acredito que quem entra na vida pública, passa a ter uma exposição maior e não pode e não deve permanecer numa zona de conforto onde só deva merecer elogios e afagos. Criticar faz parte do jogo e esse é o papel do verdadeiro cidadão que acompanha os acontecimentos. Quando mer perguntam dos motivos de apoiar os mensaleiros, respondo que não os apoio e sim, sou contra o massacre de querer imputar culpa só a eles, sendo que nesse país, os maiores corruptos continuam soltos e impunes, apoiados pelos que criticam os hoje condenados. Sou assim e assim continuarei minha trajetória.

Olha como as coisas acontecem divinalmente uma na sequência da outra. Confesso que não morro de amores pelo basquete (já gostei mais). Questão de gosto, preferência (ainda o futebol), mas liguei o rádio hoje à tarde e fiquei ouvindo a narração do Rafael Antonio no jogo lá em Goiânia (Bauru ganhou no finalzinho) para a Auri-Verde e a Jornada Esportiva. Não é que ele num certo momento informa que os jogadores do Bauru Basquete resolveram se juntar e não dar mais entrevista para ele. O motivo é claro e evidente, deve ter sido mais incisivo em alguma crítica a algum deles, todos acostumados a só receberem elogios e decidiram que não mais falariam nada. As duas rádios juntas fazem algo inédito que é transmitirem tudo o que se refere a esporte em Bauru (até jogo de malha e buraco lá estão eles) e isso merece elogios. Na hora juntei um monte de coisas, caraminholei algo e batuquei um texto para o Rafael. Esse a seguir:

Caro Rafael Antonio: Continuo sempre te ouvindo no rádio, inclusive agora no jornalismo da Auri-Verde. Isso que te acontece agora é exatamente o que ocorre quando eu critico algum político local com maior contundência. Temos que fazê-lo e hoje existe um pessoal muito mal acostumado, que gosta só de receber elogios e ser pararicado. Ao primeiro esboço de você perguntar algo mais ácido, ocorre isso, eles começam a te enxergar diferente. O papel do jornalista é exatamente esse que você tem, perguntar, instigar, provocar, enxergar e descrever o que está sentindo e vendo. Ouvi sua entrevista gravada com o prefeito de Agudos (sexta passada na rádio). Gostei dela, mas sabe o que faltou? Exatamente isso que você aplica no futebol e no basquete e que tantos problemas lhe causam. Não temos que só elogiar esses caras, temos que também saber ver onde estão errando, pisando na bola e expor isso. Isso vale para tudo, política, futebol, basquete e a vida num todo. Um grande abracito bauruense desse que te ouve sempre. Vamos nos falando. Se o problema foi esse exposto deles não te darem mais entrevistas, isso só demonstra uma coisa, você fez o serviço bem feito e isso incomodou. HPA

Agora minhas conclusões: Parte considerável do jornalismo bauruense quando entrevistando figurões, daqui e de fora, pisa literalmente em ovos. Em poucos casos perguntam o que realmente deveria ser perguntado. Deixam passar a oportunidade e mais elogiam do que criticam. Sabe-se que, em muitos casos, algumas empresas recebem propagandas vindas de meios políticos e isso quer queiramos ou não, interfere na postura do órgão de imprensa. Como vão encostar na parede alguém que compra espaço publicitário? Difícil e isso, me faz recordar novamente a famosa frase de Millôr Fernandes (já usada aqui algumas outras vezes):”Imprensa é oposição, o resto é balcão de secos e molhados”. Isso que aconteceu com Rafael serve como reflexão para outros episódios da vida cotidiana. Foi ótimo no que fez com o time de basquete claudicante em alguns momentos. A cobrança foi justa, necessária e precisa. Poderia ser assim com tudo o mais.

Para encerrar, hoje pelo facebook do jornalista Thiago Roque (ex-Bom Dia Bauru e hoje em Ribeirão Preto), uma frase: “Estou impressionado com a quantidade de gente reacionária que existe nesta Ribeirão Preto. Que os deuses nos protejam”. Respondi assim: “E em Bauru então...”. Mas o melhor foi uma resposta que li lá de um tal de Wilson Luiz Monaco Junior, para fechar a tampa do caixão: “UM PAÍS NÃO PODE DAR CERTO QUANDO OS POBRES SÃO DE DIREITA”. 

5 comentários:

Mafuá do HPA disse...

Comentários retirados do facebook de Reynaldo Grillo, que reproduz meu texto:

Paulo Roberto sei não mas acho e eles estão c/ a razão pq ouvir besteiras de que não sabe nada como esses caras. da dita cronica esportiva de bauru é dose hein. tô com eles ...
há 12 horas · Curtir

Jesus Augusto E quando eles resolverem falar, o Rafa é que não deve entrevistar ninguém.
há 9 horas · Curtir

Jose Luiz Pereira O Consultor Eu fico preocupado em ver atletas de alto nível, querendo se equiparar com a NBA
há 9 horas · Curtir

Jose Luiz Pereira O Consultor e se recusando a dar entrevista a radio do Rafael
há 9 horas · Curtir · 1

Jose Luiz Pereira O Consultor Lamentável pois o Rafael
há 9 horas · Curtir

Reynaldo Grillo Este pessoal nao gosta de receber criticas...Independente de qualquer situacao se acham no direito de estarem sempre sendo bajulados...
há 8 horas · Curtir · 1

Edilson Barduchi J. Augusto sera que quando eles quiserem falar e o Rafael não quiser ouvi-los,a direção da rádio vai prestigia-lo ou ela cederá em virtude de grandes empresas patrocinarem o basquete e também serem anunciantes da Jovem Auri?Infelizmente o poder economico fala mais alto em nosso páis.
há 8 horas · Curtir · 2

Júlio César Penariol Wilson Luiz Monaco Junior citado por HPA. realmente a frase escrita pelo glorioso Wilbour diz muito.
há 3 minutos · Curtir

Anônimo disse...

E a arrogância dos inquilinos da panela de pressão continua.
RAFAEL SCHIAVO

Anônimo disse...

agora a jornada esportiva é culpada da bola não cair na cesta tá de brincadeira o bauru basquete
josé moreno

Anônimo disse...

Data Vênia, quando os " Pobres " são da massa de manobra de Políticos inescrupulosos, que os mantem na ignorância, sem EDUCAÇÃO adequada, manipulando-os com incontáveis programas assistencialistas, que garantem os votos da reeleição. E antes da critica, TODOS os partidos são iguais, Facções criminosas na essência, sendo que Direita e Esquerda, comem no mesmo cocho.!! Porcos.!!! Quanto ao Jornada Esportiva e o Rafael Antonio, Jornalista da mais alta índole. Destoa no cenário da terrinha.

João Carlos Amâncio Franco

Anônimo disse...

Não creditei na hora, pois não lembrava o autor, mas essa frase é do sensacional Tim Maia, que nunca mais esqueci:
"Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita"
Os méritos a ele.

Wilson Luiz Monaco Junior