sexta-feira, 25 de abril de 2014

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (58)


MEU PAI HELENO AOS 85, QUASE 86 E O “É MUITO”

Para os que não sabem vivo entre duas casas, uma a do meu pai, seu Heleno, a completar 86 em agosto próximo, morador das barrancas do rio Bauru. Aqui passo a maior parte do dia (montei meu mafuá por aqui), chego por volta das 8h e só bato asas depois das 19 ou 20h, quando retorno para o apartamento da Ana, onde jantamos, papeamos até cansar e dormimos como dois anjinhos (que somos). Acordo e nem café tomo com a Ana, volto para meu pai. Durante o dia fico nesse vai e vem, um pouco lá, outro tanto aqui, tudo junto e misturado. Um jeito gostoso de não encher muito a paciência, nem da Ana nem dele. Sou um homem dividido entre dois lares. Hoje queria muito escrever dele e ao bisbilhotar algo na internet descobri um lindo texto de um antigo conhecido, o carioca Eduardo Goldenberg, que publica um blog dos mais saborosos, o Buteco do Edu (www.butecodoedu.wordpress.com) e lá revela um algo mais do seu pai (o dele com 70 anos). Sei que ele não vai ficar chateado comigo se reproduzir parte do que escreveu citando a fonte. É o que faço. Leiam a seguir:

“AS FRASES DE MEU PAI
Quem me lê sabe que meu pai é uma de minhas obsessões (e cada vez mais, cada vez mais!). As frases de meu pai são um bom exemplo do quanto ele é, do alto de seus recém-completados 70 anos, um sujeito que me toma a atenção.
De uns meses pra cá – eis o mote que me move hoje – papai incorporou mais uma frase para seu repertório. Você o encontrará e o convidará para jantar, eis a situação-exemplo. Ele dirá, no ato:
- Eu não janto. Eu só belisco.
E isso é dito como um mantra. E vez por outra, pobre mamãe, ele dá de cutucar minha mãe exigindo o testemunho:
- Hein, Pixuxa? Eu janto? Eu janto?
Mamãe bufa e faz que não com a cabeça. Daí ele emenda:
- Viu? Eu só belisco.
Deu-se então que no sábado passado, por uma dessas coincidências da vida, fui ao teatro com a Morena para ver “Elis, a musical”, no Teatro Casagrande. E lá, na fila, encontramos papai e mamãe. Foi um efusivo encontro (meu irmão caçula estava com eles) até que eu sugeri:
- Depois da peça, vamos jantar?
Mamãe fez que sim, Cristiano disse “claro” mas meu pai começou a sapatear na Afrânio de Melo Franco:
- Eu não janto, eu só belisco.
Mamãe lançou-lhe um olhar de reprimenda, papai bufou e disse:
- Não tem problema, eu fico olhando vocês comerem! – notem a categoria.
Deu-se uma pequena bulha e o Cristiano propôs, para acalmar os ânimos:
- Então não vamos jantar… vamos só comer uma pizza.
E meu pai, inovando sobre o mesmo tema:
- Eu não como à noite, eu só belisco. Vou comer só uma fatia. Só uma! Uma, uma, uma!
Terminada a peça, tomamos o rumo da pizzaria.
E eu tive a impressão de que meu pai, azul-de-fome, cravava os olhos cheios d´água nas pizzas alheias, tamanha a vontade de comer as maravilhas que chegavam à mesa. Mas diante de sua rigidez e de seu caráter implacável, gania com o prato vazio depois de comer sua única fatia, mesmo mamãe perguntando se ele queria mais (era evidente que queria):
- Não, Pixuxa. Eu não janto. Eu só belisco.
Era o que eu queria lhes contar hoje.
Até”.
Pois bem, essa a história do Edu com uma peculiar frase do seu pai. Eu também tenho a minha. Tenho por hábito levá-lo para almoçar fora todo sábado e domingo. Quando no restaurante ele não monta mais o seu prato, pois todo diabético é meio descontrolado e enche o prato até as tampas (“só uma provadica”, diz). Prato feito por mim ou pela Ana (mana Helena quando conosco toma sempre a dianteira) e quando diante dele solta a frase:
- É muito!
Reclama, mas quando ele e o prato come tudo e nada sobra. Sempre assim. Rimos muito, sem ele saber, claro e a cena se repete em cada novo almoço, mesmo quando colocamos outro dia uma merreca de comida (de brincadeira, claro) e ele: “É muito!”. Como o pai do Edu solta um “eu só belisco”, o meu profere um “é muito” e assim continuamos amando muito esses nossos velhinhos admiráveis, cada um a seu jeito e modo. Que gostoso poder contar isso dele.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se orgulhem meus amigos, graças a Deus, ainda temos esse delicioso privilégio.
Cláudia Coelho

Mafuá do HPA disse...

TIREI ISSO DOS COMENTÁRIO NO FACEBOOK:

Edilson Barduchi O caráter de uma pessoa se mede pele amor que ela tem por seus pais.Abraços amigo Henrique.
25 de abril às 23:01 · Curtir (desfazer) · 5

Claudinei Costa Eu tbm tenho PAI e MÃe , meu PAI ja bera os 80 minha mãe 75 , se Eu não for na casa deles , não demora muito meu PAI vem me acordar , o VELHO bate na janela que falta arromba-la , ELE me AMA , adoro meus PAIS , sõa os verdadeiros TESOUROS TERRESTRE !!!
25 de abril às 23:04 · Curtir (desfazer) · 3

Liliana Martins O maiores heróis de nossas vidas são nossos pais.Parabéns por ser um ótimo e amoroso filho !
25 de abril às 23:11 · Curtir (desfazer) · 3

Rosangela Maria Barrenha Eu tenho saudades da minha Veinha, a Alice Maravilha, Maria Gasolina, que comia como um leao e dorava viver...
25 de abril às 23:12 · Curtir (desfazer) · 3

Rosangela Maria Barrenha E sim...vc eh mesmo o melhor filho do mundo...
25 de abril às 23:13 · Curtir (desfazer) · 4

Denise Amaral Que benção!!!
25 de abril às 23:59 · Curtir (desfazer) · 3

Schubert José L R PARABÉNS!!! CURTA O MÁXIMO QUE VC PUDER... PAI É E SERÁ SEMPRE O NOSSO MELHOR AMIGO, ÍDOLO E COMPANHEIRO. SEMRE!
26 de abril às 03:48 · Curtir (desfazer) · 3

Tatiana Calmon no dia da feikuja aqui, quando cochichei se ele estava satisfeito (segundo prato rs) me pediu para colocar mais um pouquinho rs
26 de abril às 06:41 · Curtir (desfazer) · 4

Wellington Leite boas histórias! rsrsrs
26 de abril às 08:55 · Curtir (desfazer) · 2

Henrique Perazzi de Aquino Tatiana Calmon, esqueci foi de tirar uma foto dele comendo aquele dia, mas ele bate bem, não? Hoje e agora que começa esfriar um bocadinho mais , a grande dificuldade é tomar banho. Não queria de jeito nenhum, mas ao me ver pelado diantedele, acabou in...Ver mais
26 de abril às 08:56 · Curtir · 1

Tatiana Calmon acho que tenho foto dele no dia da feijuka, vou espiar.... beijo
26 de abril às 08:57 · Curtir (desfazer) · 1

Henrique Perazzi de Aquino Tatiana Calmon, poste aqui no Comentário, estou juntando essas todas...
26 de abril às 08:58 · Curtir · 1

José Elias Lemos · 4 amigos em comum
gde abraço Henrique
26 de abril às 18:33 · Curtir (desfazer) · 1

MIrian Martinelli MAzzuchelli Muito Lindo Henrique, falando com carinho do seu pai,infelizmente o meu virou uma estrelinha e esta no céu,mas ainda me lembro dele com seus 81 anos arrastando seu chinelinho pela casa,e jantando a sua sopa de feijão que comeu até o ultimo dia as l9hs, a meia noite
26 de abril às 23:27 · Curtir (desfazer) · 1

MIrian Martinelli MAzzuchelli estava morto.....mas é a vida....temos que aproveita-la até o ultimo segundo......
26 de abril às 23:29 · Curtir (desfazer) · 1

Helio Maffei Grande abraço Henrique, felicidades a seu pai e a todos voces.
27 de abril às 07:38 · Curtir (desfazer) · 1

Paulo Roberto Henrique, adorei seu seu texto e me identifico com ele. De segunda a sexta vou a casa de meu pai e faço janta pra ele e minha mãe, que geralmente se resume em uma sopa vigorosa. E meu pai tem a afirmação dele também: SÓ UMA CONCHA! rss.
Chega ao ponto de fazer cara feia se exceder essa medida. Mas depois, por conta dele, vai mais uma concha e as vezes mais uma. Logo após dispensar a caneca vazia na pia, em posse de uma colher vai rumo ao fogão, sorver mais uma ou duas colheradas junto a panela. Hehhe Vai entender?!? Adoro-o se paixão!! Abraços.
há 13 horas · Editado · Curtir (desfazer) · 1

Helena Aquino Não tinha visto esse texto irmão ...... saudades de vcs aí ....o papai é fogo , diz sempre que é muito, mas come tudinhoooooooo....rssss
há 13 horas · Editado · Curtir (desfazer) · 1

Daniel Marcos da hora Henrique Perazzi de Aquino como sempre belo texto e cuida dele certinho!!!!
2 min · Curtir (desfazer) · 1