segunda-feira, 7 de julho de 2014

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BÁU (67)


A CASA MAL ASSOMBRADA – VOCÊ ACREDITA NISSO?
Não acredito, muito menos descredito. Coisas de um brasileiro nato, com um pé em duas canoas. Se me convidarem para adentrar um cemitério à noite, sozinho não vou nem a pau, mas em grupo vou e dou risadas. O mesmo para ir em locais como esse que relato abaixo. Sou nascido e criado na vila Falcão, reduto de muito samba, trem, samba e gente trabalhadora. Vivi ali até por volta dos meus sete anos, depois meu pai saiu de lá e comprou uma casa própria dentro de suas possibilidades. Viemos todos morar nas barrancas do rio Bauru, onde a casa dos Perazzi Aquino está encravada até hoje. Lá na vila Falcão, morada de meus avós maternos, José e Olívia Perazzi, de minha tia Edi, meu tio Carlão Grandini, meus primos Célia, Beto e Guto. Esses todos permaneceram lá por muito mais tempo que eu e os meus. Na vila Falcão, nossa única morada foi numa antiga casa de madeira no cruzamento das ruas Albuquerque Lins e Martin Afonso. A casa existe até hoje e na semana passada fui a um banco ali nas imediações e parei o carro bem defronte a ela. Lembranças me retornaram à mente. Conto delas aqui.

Dos tempos que ali morei, minhas irmãs, Helena e Erci relatam até hoje de barulhos esquisitos pelos cômodos da casa. Erci jura até hoje ter visto vultos pela casa, alguém numa névoa branca e barulhos de dedal caindo pelo chão com piso também de madeira. A avó Olívia também relatava algo nesse sentido, seguida de minha mãe. Ouvi isso por todos esses anos e a cada vez que tocava no assunto, todas insistiam na confirmação. Do meu pai nunca ouvi nada de confirmação. Delas, sempre. Eu, cresci ouvindo essas histórias e toda vez que cruzo por aquela esquina tudo me volta à mente. Terá sido possível isso? Dizem que ali morou alguém, costureira dedicada ao seu ofício além do possível e que teria morrido sem realizar tudo a que estava destinada. Nos meus sonhos infantis muito disso me fez fantasiar histórias e mais histórias. Esse dedal caindo no chão me fez viajar no tempo e espaço, chegando a escutar barulhos iguais ao provável som dele no contato com o solo. Demoraram um bocado para sair do meu imaginário.

Essa casa deve ter muito mais que uns 50, 60 anos e está quase do mesmo jeito de quando a deixamos, quase 50 anos atrás. O mesmo madeiramento, descascado, propiciando as lembranças de antanho. Dessa vez parei ali, tirei algumas fotos, mas não me aproximei. Não quero causar constrangimentos nos atuais moradores. Queria só levantar algo nessa escrevinhação sobre esse negócio dos nossos medos. Eu sei ser um cagão, medroso pacas. Brigo com metade da cidade, discuto pelo face, enfrento alguns grandões, peito outros, mas me borro com esse negócio do sincretismo, que deve ter muito a ver com a minha criação. Isso foi sendo consolidado ao longo dos anos, tanto que detesto ficar sozinho em qualquer casa durante a noite. Durante o dia, quase nada, mas a noite o bicho pega. Quando não lembro de que tenho medo, tudo transcorre normalmente, mas quando lembro, daí o cagaço. Alguém aí é mais cagão do que eu? Também acredita nesse negócio de fantasmas? Já ouviu um barulho de dedal caindo no chão à noite? Conte agora ou cale-se para sempre.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 1 -
Décio de Souza Quando o fantasma é bom a casa é bem assombrada! rsrsrs
Ontem às 11:29 · Descurtir · 3

Helena Aquino kkkkk verdade Silvio Selva ???????????????
Ontem às 11:33 · Curtir

Helena Aquino Lembro-me mto de td isso e ainda nem passava pela minha cabeça ser mística, o tempo me fez assim... naquele tempo era uma menina que tinha seus medos apenas .
Ontem às 11:47 · Descurtir · 1

Joelma Moura Eu já entrei nessa casa aí, Henrique Perazzi ... Acredito na grande possibilidade de moradores invisíveis.
Ontem às 11:55 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Adorei o negócio de Casa BEM Assombrada, taí essa deve ser uma dessas...
Ontem às 11:57 · Curtir · 3

Suely Umbelino MORO PERTO DA LINHA DO TREM PASSEI POR MOMENTOS DE HORRORES NA CASA ONDE MORO, MAS DEPOIS DE MUITA ORAÇÃO E AJUDA, VENCI, NÃO GOSTO NEM DE LEMBRAR.
Ontem às 12:02 · Descurtir · 2

Helena Aquino sério Suely Umbelino ?????????????? vc tá morando no mesmo lugar né?
Ontem às 12:03 · Descurtir · 1

Adriano Coelho Hernandes euqueria acreditar , queria ver algo sobrenatural tb .
Ontem às 12:04 · Curtir

Helena Aquino pois pode acreditar Adriano ..eu ñ vejo , mas ouço mto ....
Ontem às 12:05 · Curtir

Adriano Coelho Hernandes eu nem isso ... só ouço os vivos perturbando na hora q eu vou dormir .. rs
Ontem às 12:06 · Curtir · 1

Helena Aquino kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sei como é
Ontem às 12:07 · Descurtir · 2

Lê Baptista E que o medo é tanto que não se passa nem na calçada da tal casa!
Ontem às 12:33 · Descurtir · 1

Beto Grandini caro HPA, lembro disso ... Mas era na esquina com a Almirante Barroso ...
Ontem às 12:55 · Descurtir · 3

Sandra Cardoso kkkkkkk
Ontem às 12:57 · Curtir · 1

Helena Aquino Exatamente Beto Grandini ... Martin Afonso com Almirante Barroso
Ontem às 12:57 · Descurtir · 1

Suely Umbelino SIM Helena Aquino moro no mesmo lugar
Ontem às 12:59 · Curtir · 1

Helena Aquino Ali tb é complicado Suely Umbelino .... a sua quadra ...
Ontem às 13:06 · Curtir

Dulce Lagreca amo estas histórias e acredito piamente.
Ontem às 13:06 · Descurtir · 2

Beto Grandini Caro Henrique Perazzi de Aquino, trocando em miúdos, "cagavas" de medo ... Me lembro das estórias e da Helena e Erci terem visto, agora, que tu se borravas, não falava para ninguém . rsrsrsrsrs ... Mais um belo texto ... Este e outros, deveriam aparecer em livros ...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 2 -
Kellem Gomes adorei história
Ontem às 13:28 · Descurtir · 1

Ana Bia Andrade af Beto Grandin e Nádia Grandini e Célia Maria Grandini Albiero se vcs conseguissem convencer ele a escrever mais livros.... eu agradeço.
Ontem às 13:31 · Descurtir · 2

Suely Umbelino Helena Aquino quadra 5
Ontem às 13:44 · Curtir · 1

Suely Umbelino vdd Helena Aquino. mas com fé a gente vence tudo , Amém
Ontem às 15:05 · Descurtir · 1

Fatima Assis estórias assim eu leio até o final !! adorei!!! a casa tbm!
Ontem às 15:12 · Descurtir · 2

Oscar Fernandes da Cunha huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu,
Ontem às 15:27 · Descurtir · 1

Cândido Carneiro · 7 amigos em comum
ali perto da linha eu também escuto barulho,principalmente quando vou chegando e a cancela fecha.
Ontem às 17:45 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Isso mesmo Beto Grandini, troquei o nome das ruas, vou corrigir...
Ontem às 17:47 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Cdacir Pimentel, lá de São José dosCampos me posta isso e repico para o Beto Grandini e a Helena Aquino, ver se possuem algo do que pede:
"Henrique, tudo bem? Vi foto de casa da vila Falcão postada por vc, e isto me levou a uma viajem a minha infância. Não consigo me lembrar da imagem do vô João, a casa da avó Tereza me lembro em fleches, não me lembro do nome do bairro que ela, tia Joana e tio Victor viviam, caso tenha alguma foto da casa dela, ficaria grato, gostaria mostrar ao meu filho sua origem aí em Bauru e a mim forçaria uma lembrança que certamente está escondida em algum lugar. Consegui recentemente resgatar site da história de Campos do Jordão aonde aparece à casa que serviu ao meu pai como seu consultório em Campos do Jordão por muitos anos, no site diz até 1950, na verdade foi até 1961. Estou lhe enviando a título de curiosidade, pois é meu reduto de minha infância. O link é: http://webcache.googleusercontent.com/search...
Abraços Odacir".
Ontem às 17:50 · Curtir

Helena Aquino Mano ...eu ñ tenho nada ...mas o Beto Grandini e o Cezao Grandini devem ter algo ...
Ontem às 17:54 · Descurtir · 1

Marisa Azevedo Rodrigues · 5 amigos em comum
kkk fomos quase vizinhos, morei na qd 2, quem não tem seus medos, eu tinha medo, quando criança, de um andarilho que assustava as crianças da Falcão era um Sr mas não lembro do nome..
Ontem às 18:46 · Descurtir · 1

Isabel Nogueira · 4 amigos em comum
Henrique e Helena, e a casa agora parece mais "sombria", pois está vazia agora, seus moradores saíram na sexta feira.E Marisa, acho que o andarilho era o tal do "Dito Calango.
há 22 horas · Descurtir · 3

Maria Auxiliadora De Freitas Freitas · 16 amigos em comum
Em 1980, mudei para Bauru morei em uma casa mal assombrada na Alamedas das Azaleas com Amor Perfeito no PVA, meus pais faziam orações o tempo todo, e eu e os meus irmãos morriamos de medo!
há 22 horas · Descurtir · 1

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 3 -
Helena Aquino Isabel Nogueira ...Tina querida ...é pertinho de sua casa .... e é sombria mesmo .... a foto diz isso ....então está vazia ??????????
há 22 horas · Descurtir · 1

Isabel Nogueira · 4 amigos em comum
Eu nem conhecia o pessoal de lá, e hoje fiquei sabendo que eles se mudaram e inclusive deixaram um cão lá que foi entregue hoje para o pessoal da Zoonose, os vizinhos é que alimentaram o coitadinho. É bem sinistro mesmo, tanto a casa como os moradores...
há 22 horas · Descurtir · 2

Helena Aquino nossa Isabel Nogueira ....tivemos mtas visões lá ...mtos barulhos ....tenho ctza q td piorou com tempo ..... a casa tá mto feia...fúnebre
há 22 horas · Curtir · 1

Isabel Nogueira · 4 amigos em comum
são casa bem antigas, quando meu pai construiu a nossa casa, as casas de madeira já existiam na quadra 4, e se tivessem pelo menos passado tinta até que elas ficariam bem bonitinhas e quem sabe mudariam o "astral", né.
há 21 horas · Curtir · 2

Isabel Cristina Já entrei nessa casa a muitos anos atrás, minha saudosa mãe ainda era viva. Não tenho medo de fantasmas tenho medo de quem está vivo.
há 19 horas · Descurtir · 2

Sandra Mara Mardones Com fantasmas ou não, que maravilha essa lembrança do passado.
há 19 horas · Descurtir · 1

Ciro Haruo Yukisada Excelente matéria! ... como sempre, amigo.
há 16 horas · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Recebo mais isso hoje pelo Bate Papo: "Boa Noite.
Sou Amiga da tua irmã Helena. Estudamos na ITE.
Conheci, mas não tive amizade com a tua avó materna. Morava na Rua Martins Afonso quadra 03 - lado par ao lado de um armazém "'Quarto Centenário". O dono era um japonês, salvo engano o nome era Sr. Jaime.
Lembro da tua mãe e da tia Erci quando lecionaram, talvez como Professoras Substitutas no Luiz Castanho de Almeida,.
Gosto das histórias que vc conta, demonstrando amor fraterno ao próximo.
Hj vc falou com muito carinho de uma casa que vcs moraram na Vila Falcão, dizendo ser Rua Albuquerque Lins x Martins Afonso postando uma foto, desculpa, mas a casa não fica na Rua Almirante Barroso x Martins Afonso?
Abraços" JULIA XAVIER OLIVEIRA
há 11 horas · Curtir · 1

Beto Grandini E o livro? Quando vai sair?
há 10 horas · Descurtir · 2

Beto Grandini Quanto à casa da Vó Tereza, não tenho nada ... Talvez minha mãe Edi Perazzi ou a Zoel ... Vou falar com a Rosangela Marega Trombetti ...
há 10 horas · Descurtir · 2

Joao B Biondo essa casa fica perto da minha na martim afonso
há 9 horas · Descurtir · 1

Virginia Mendes Ribeiro Lembra muita as minhas moradas de infância eu adoro essas histórias
há 9 horas · Descurtir · 1

Robinson Fabiano · 42 amigos em comum
mas está casa é na Almirante Barroso, e me lembro que quem morava lá era o Senhor Marci, esposa e dois filhos.....
há 9 horas · Descurtir · 1

Marisa Romangnolli · 21 amigos em comum
Sr. Maerci, D. Ana e os filhos Maerci Jr e Wagner. Eu morava vizinha na Almirante Barroso, é na quadra 4 mesmo. E o andarilho, Isabel, era realmente o Dito Calango...
há 9 horas · Descurtir · 1

Marisa Romangnolli · 21 amigos em comum
a casa vizinha na Almirante Barroso, onde nasci e cresci, ainda é de minha família...
há 8 horas · Descurtir · 1

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 4 -
Giovanna Luna Eu morava em um sobrado, que fica a três casas ao lado dessa, e realmente os vizinhos, sempre comentavam que ouviam coisas, ou que viam coisas. Na época eu tinha uma amiga que morava nesta casa ela e a mãe dela, e elas falavam que muitas vezes caia coisas ou viam vultos. Mas muitas vezes, acabam meio que aumentando algumas histórias, acho que isso é do povo brasileiro kkkkk, e realmente na vila falcão é onde mais tem histórias de casa mal assombradas. Eu morava em uma que também tinha uma história que morreram duas pessoas, acredito muito nisso! mas não tenho medo kkkkkk
há 8 horas · Curtir · 1

Robinson Fabiano · 42 amigos em comum
vizinha da casa do Sr. Maerci era Dna Rosa !!!!! mãe da Roseli
há 8 horas · Curtir · 1

Marisa Romangnolli · 21 amigos em comum
que, por sinal ,é minha irmã... D. Rosa e meu pai, Gastão Romangnolli!!!
há 8 horas · Curtir

Helena Aquino Linda JULINHA ..Julia Xavier de Oliveira ...a casa é na Almirante Barroso sim .... morei lá até os 7/8 anos ... mtos barulhos .... arrepios ... e eu nem sabia que teria esse trabalho hj ....rssss ...beijos linda
há 7 horas · Curtir

Isabel Nogueira · 4 amigos em comum
Robinson e Marisa, quando os moradores eram o Maerci e o Gastão , as casas ainda eram bem conservadas, e , depois com o passar dos anos é triste ver como ficaram...
há 7 horas · Descurtir · 2

Marisa Romangnolli · 21 amigos em comum
isso é verdade... a casa de minha família está alugada há bem uns 12 anos, meus pais faleceram e cada uma de nós quatro, as filhas, construiu sua vida - na Falcão e redondezas. Já a casa da D. Ana, nem sabemos o que foi feito da família dela. Essa casa me traz lembranças muito boas, de minha infância, e péssimas também, de quando meu pai faleceu.
há 7 horas · Descurtir · 1

José Eduardo Avila graças a Deus fui criado junto com meus irmãos em casa de madeira semelhante a essa foram os momentos mais felizes de nossa vida....
há 2 horas · Descurtir · 1