domingo, 22 de outubro de 2017

RETRATOS DE BAURU (207)


"O QUE VOCÊ VEIO BUSCAR NA BANCA DO CARIOCA NA FEIRA DO ROLO?".
Esse o nome da exposição fotográfica que estarei inaugurando na próxima terça-feira, 24/10 no famoso Templo Bar, ali na Benjamin Constant, centro de Bauru, a partir. das 20h.

Mas o que seria isso de Banca do Carioca, Feira do Rolo e algo que vamos lá buscar? Explico.

"Cultura na Feira do Rolo, no estilo "Mercado das Pulgas", espalhadas mundo afora. Na de Bauru, encravada no seu coração, uma inustitada banca de livros, LPs e CDs, a do Carioca e ali gente em busca de algo cultural no meio da balburdia das manhãs dominicais na maior feira de Bauru. Estariam atrás do que? O jornalista Henrique Perazzi de Aquino, munido de máquina fotográfica amadora, sai em busca desta resposta e expõe o resultado em 54 fotos, sem identificação, propiciando a quem as veja, tecer comentários sobre o personagem e o objeto de consumo. E a Feira do Rolo vira objeto de exposição fotográfica".

A Feira do Rolo como já é do conhecimento de tudo e todos é a maior concentração popular desta cidade. Por ali, nas manhãs de domingo a maior diversidade possível de gente, inusitados encontros e a comercaialização de tudo um pouco. Dentre os itens lá encontrados, na famosa Banca do Carioca, algo de Cultura (com letra maiúscula):: Livros (o carro chefe), LPs e CDs. Procurei ir fotografando ao longo de alguns meses essa passagens de pessoas conhecidas do cenário bauruense e o que iam lá buscar.

As fotos são as mais despretenciosas possíveis, tiradas ora com uma camêra fotográfica sem muito recursos, ora com o aparelho celular. O intuito não era produzir fotos de elevado nível artístico, mas registrar o momento, quando as pessoas paravam diante da banca e se interessavam por algo ali existente. Só isso de ir na feira dominical, parar diante de uma banca de livros e ali escolher algo, se interessar por peças ali existentes, me fez sacar estar diante de algo transformador.

Passei semanas e semanas indo lá (vou todo domingo, bato cartão) e fotografando esse encontro e daí propuz ao Fernando e ao Sérgio Olioveira, do Templo Bar, expor o resultado lá. A exposição ocorrerá de 24/10 a 04/11 no Templo e depois, numa apresentação única, dia 12/11, domingo, das 8 às 12 ao lado da Banca do Carioca na própria Feira do Rolo, aí com uma grande festa onde todos os fotografados poderão não só ver as fotos, mas bebericar algo coletivamente na Choperia do Barba, confluência das ruas Julio Prestes e Gustavo Maciel, portal de entrada da famosa feira.

São 54 fotos expostas e um retrato de parcela significativa do mundo bauruense, principalmente as interessadas em Cultura. Todos e todas estão mais do que convidados. Você indo vaiu se deparar com a foto de muita gente conhecida e algo de sua preferência. E as possibilidades de papo serão divinais: pode até pintar no meio de tudo um nu artístico, um velhote peladão segurando um livro na frente de seus órgãos genitais. E daí pode dar polícia, pode dar protesdo daqueles bobocas e pode dar ejaculação coletiva. Tudo vai depender de como irão interpretar o demonstrado publicamente.
Vamos?
Aqui nesta foto, o encontro da esquerda, Almir Ribeiro e a direita, Carlos Ladeira.

Nenhum comentário: