quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

AMIGOS DO PEITO (143)


DESABAFO DE CONSIDERÁVEL AMIGA SOBRE CARNAVAL: FAÇO QUESTÃO DE COMPARTILHAR

1.) “Eu ODEIO essa mania que as pessoas tem de associar carnaval com alienação. Alienados são vocês, um bando de gente que bateu panela, um bando de pobre de direita, que nunca colocou os pés numa comunidade, numa escola de samba pra entender que por trás daquilo que vocês veem na avenida, existe muito estudo, dedicação e por 4 dias no ano uma subversão...onde o pobre vira rei, rainha e é importante. Ou vocês acham que não se aprende história com sambas enredo? Pular carnaval não retira de mim o poder de reflexão. Cêis são um bando de pau no cu! Não gosta de carnaval? Netflix tá aí pra isso, parça! Para de destilar preconceito contra as festas populares! Cêis só acham lindo carnaval em Veneza! Obviamente existem críticas a serem feitas, mas não essa crítica vazia do caralho: "Queremos mudar o Brasil mas estamos pulando carnaval" Me poupe, se poupem, nos poupem!

PS: Sim, já fui essa pessoa que falava essas merdas...mas o que a gente espera é que nossa mente evolua... Paz! Eu falei dos paneleiros e dos pobres de direita...mas tem muita gente de esquerda passando vergonha nesse carnaval!

2.) Agora uma história:
✓Um bloco carnavalesco de Bauru põe um blackface na avenida.
✓Uma garota fica indignada e resolve postar sua indagação e reflexão no Facebook.


✓ Pessoas printam essa postagem de um Facebook privado e espalham em outra postagem.
✓A garota é esculachada por vários negros e não negros que dizem que "nega maluca" é um personagem da cultura africana (?) e do folclore.... além disso dizem que "o racismo está nos olhos de quem vê" é que o mundo está chato. (?)
✓Representantes do bloco se negam a fazer uma nota de desculpas ou contextualização da personagem em questão. E dão a carteirada da militância dizendo: "Somos militantes negros e não apoiamos racismo... não foi reprodução de racismo." (?)
✓A garota continua a ser atacada mas ninguém vai lá ajudar a mediar o conflito.
✓Eu vou lá e comento, tento contextualizar a questão do blackface. Ninguém me ataca, mas também se negam a compreender. Para eles ser tratado como caricatura burra e animalizada é "cultura".

Amigos, que postura lamentável! Se isso é militância, eu não sei mais o que é ser capacho de racista! Depois vocês me perguntam pq eu não vou a maioria dos eventos afro de Bauru... tá aí a resposta!

PS: Sabe o que mais me dói, saber que por mais que os debates sobre raça estejam avançando, ainda temos muitos e muitos negros que acreditam que o racismo não existe ou que apontar esteriótipos racistas é mimimi. Acredito sim que talvez essa personagem com blackface tenha ido pra avenida por pura inocência! Mas o foda é a persistência no erro! Uma vez apontado o erro, o certo era uma nota de desculpas. Mas não!
Todo mundo erra, gente! Ninguém nasce sabendo tudo! Mas sejamos coerentes e estejamos abertos para reflexão”, VANESSA SANTOS, p
rofessora PEB II na empresa Secretaria da Educação de São Paulo.

Nenhum comentário: