terça-feira, 6 de julho de 2021

AMIGOS DO PEITO (187)


AMIGOS (AS)

1.) FESTIVAL DE INVERNO DE BAURU - LEVO UM "PITO”
Postei dias atrás, texto de minha lavra e responsabilidade sobre o fraco Festival de Inverno de Bauru, quando diante de tantas possibilidades, por três dias seguidos, começando hoje, meras entrevistas com três artífices do serviço público municipal. Ficaram no mesmo, não ousaram e hoje assisto a secretária de Cultura, Tatiana Sá dizendo que, tudo ocorre dessa forma este ano, pois o momento exige. Balela, pois já é mais do que sabido, até por tudo o que já deixou de ser feito, o que foi cancelado e o nada de projeto novo, nessa administração a realização será o “terra arrasada”. Conversa mole já cansou. Farão tudo a custo zero, pois já desviaram tudo da Cultura pra outras finalidades. Sem esperança.

Dias atrás escrevi e ali está registrado: “Tatiana Sá está totalmente engessada e tendo que tirar leite de pedra”. Levei a maior dura do amigo Marcos Paulo Resende e aqui repercuto, pois constato, ele tem toda razão. 

Eis a chamada de atenção recebida: “Henrique, a secretária não está de mãos atadas ou engessada coisa nenhuma. Assim como na Alemanha dos anos 30 não era só o Hitler, porque é muito fácil tirar a responsabilidade do povo alemão, dos fascistas, querer jogar num homem só, quando nunca é uma única figura. A figura pode ser a ponta de um gigantesco iceberg nazifascista, conservador, mas apenas representa, expressa grande parte de uma sociedade. Então, da mesma forma que não é só o Bolsonaro, no caso de Bauru a Suéllen não foi eleita sozinha, por conta dela. Não é só a Suéllen, ela só expressa a Bauru e o Brasil atual. Cada vez mais conservador. O Brasil sempre foi conservador, mas a coisa vem piorando cada vez mais e o lado hoje que ainda se diz de esquerda também está ficando conservador. E também está ficando omisso quando as responsabilidades são locais. Porque é fácil criticar Brasília, o Palácio do Planalto, mas eu quero ver essa turma ter culhão pra criticar o Palácio das Cerejeiras. Daí, não vejo a Tatiana Sá engessada. Volto naquilo que o Roque Ferreira falou quando o Gazzetta foi eleito e o Nélson Itaberá perguntou para ele numa entrevista pra TV Câmara, se fosse convidado para trabalhar nesse governo aceitaria? A resposta dele foi: Lógico que não, seria uma incoerência gigantesca. Agora você imagina um governo de aspirações muito piores, bolsonarista, ultradireita como o da Suéllen. Não tem, meu caro, se a pessoa aceitou, se está ali é porque comunga daquilo. A Tatiana Sá sempre foi evangélica conservadora. Tatiana comunga com tudo o que ocorre, pois em mais de seis meses de administração, em primeiro lugar se não comungasse dos ideais não teria nem entrado. Tem hora que não dá. Tem hora que a pessoa precisa se posicionar e quando não o faz, é igual ao que prega a prefeita. São iguais, daí é impossível falar em estar engessada”.

Sabe minha resposta? Foi essa: "Obrigado, vou ficar mais atento daqui por diante. É isso mesmo". E conversamos por mais de meia hora num papo dos mais agradáveis.

2.) O AMIGO REVOLTADO E A SUGESTÃO: TATIANA CALMON OU MARIA INÊS FANECO PRA MINISTRO DO BEM ESTAR (MAS NÃO DESTE DESGOVERNO)
“Boa noite Henrique! Aqui é o Daniel Dalla Valle. Olha só a situação, divulgada no canal oficial do Ministério da Economia pelo Twitter. Eu fiquei revoltado a hora que vi. Escrachando a mediocridade, a mesquinhez desse povo. Uma campanha do agasalho, do Ministério da Economia, de um dos países entre as 15 maiores economias do mundo, um ministro banqueiro milionário e arrecadam CENTO E QUARENTA E OITO itens contra o frio. Nisso, fui conversar com a Tatiana Calmon, perguntando de curioso quantos itens ela tem arrecadado contra o frio no De Grão em Grão. Eis a conversa:

- Oi Daniel, não tenho ideia não. Tá tudo devagar, tá fraco, tá devagar comida, tá devagar agasalho. Tá tudo devagar. Eu tô querendo fazer uma live do Canto das Minas, eu, você, a Mila, a Bruna. Quero fazer algo lá no Espaço Gentileza. Na verdade Daniel, roupa a gente sempre recebe bastante, o que temos pouco é coberta, acho que não deu umas cinquenta cobertas. E a gente prefere coberta, porque roupa, toda entrega a gente leva. Eu não sei quantas nós já recolhemos, mas já doamos mais de 160, 200. Só no meu carro essa semana passou muito mais do que isso. Pra você ter uma ideia, toda quinta feira eu vou entregar marmita de noite, só aí são 20 marmitas e 20 cobertas. Só para um grupo nas últimas semanas foram 60 cobertas. Só no Córrego do Ribeirinho, não é muita gente, são umas 14 famílias. Deixamos duas cobertas pra cada família, são 28 só aí. Não dá para contar quantas a gente deixou no Manchester. A Faneco, só essa semana, ela levou umas 247, o que ela falou no vídeo. Esse pessoal de Brasília é desmoralizado mesmo ou desviam até as cobertas.

NA SEQUÊNCIA Daniel desabafa:
- Henrique, não sei se é cortina de fumaça desse governo publicar tal tipo de absurdo pra tirar o foco de coisas piores que eles tem feito, mas esse tipo de coisa tem me deixado muito revoltado e ao mesmo tempo muito triste, pois de brincadeira não é. O cara está comandando a economia do país e arruma 150 peças de roupa com tanta gente morrendo de frio no país. Não é o tipo de brincadeira que se faça. Eu vejo isso como uma cortina de fumaça, para gente ficar debatendo isso e deixar de lado o pior. Mas temos que debater isso também, porque é uma maldade muito grande, uma ironia e piada que não se faz. Ele me trouxe a memória a fala de uns tempos atrás da vereadora Chiara, totalmente higienista e volto meu pensamento pra quem está morando na rua, onde não há um mínimo de humanidade.
ENCERRO COM ALGO DE MINHA LAVRA: Vivemos tempos mais que sombrios, nebulosos, fantasmagóricos e tenebrosos. Talvez tudo junto. Se lá em Brasília a coisa é dantesca, por onde exista a mesma linha de pensamento e ação, tudo se repetindo da forma mais escabrosa possível. Faneco e Tatiana separadas fazem muito mais que isso. Fazem aqui em Bauru algo a envergonhar a ação da Prefeitura, pois mesmo com bons profissionais, estes estão contidos e diante de um desgoverno, deixam de atuar a contento. Já do que ocorre em Brasília, algo mais que criminoso. O que se vê na cena dessa merreca de contribuição é bem a cara do que Bolsonaro faz com o povo brasileiro. Além do desrespeito, algo criminoso, merecendo uma ação de limpeza, de faxina, de virarmos logo essa mesa e colocarmos estes todos na devida lata do lixo. Pérfidos até a medula, não possuem um mínimo de sensibilidade humana e gozam na nossa cara. São a melhor conceituação para LIXO. Tudo o que resvale em bolsonarismo é puro LIXO, sem tirar nem por.

3.) “O NEGACIONISMO É GENOCIDA”, CARTA DE JEFERSON BARBOSA DA SILVA, O GAROEIRO E A RADIOGRAFIA DA BAURU BOLSONARISTA FUNDAMENTALISTA*

* Carta publicada na Tribuna do leitor, Jornal da Cidade, Bauru S`, edição último domingo, 04/07 e tendo tudo a ver com os últimos escritos meus publicados no dia de hoje:

Neste final do mês de junho de 2021 notícias pouco divulgadas dão conta do colapso do sistema de atendimento à saúde em Bauru. Mesmo considerando que os dados oficiais estão criminosamente subnotificados a cidade é forçada a viver uma cruel situação de desatendimento geral à saúde pública. Sequer uns poucos que no desespero desse mortal desatendimento recorrem à justiça obtendo liminares que obrigam as redes a uma urgência imediata sem discussão, tampouco estes conseguem ser atendidos. Todo dia as decisões judiciais se acumulam nos balcões que não têm como cumpri-las. Não há mais onde internar os enfermos. A ausência de pessoal e equipamentos salvadores, igualmente, lota corredores onde os condenados pelo desatendimento morrem antes de poder ter acesso ao tratamento de urgência.

Como compreender tal inadmissível realidade justamente em Bauru onde opera uma rede de saúde admirável, sem similar no Brasil?

Se não, vejamos.
Rede Hospitalar pública e privada:
Hospital de Base
Hospital Manoel de Abreu
Hospital Lauro de Souza Lima
Maternidade Santa Isabel
Hospital Estadual
HRAC/Centrinho-USP
Beneficência Portuguesa
Hospital da UNIMED
Hospital São Lucas
Hospital São Francisco

Serviços de Atendimento
18 Núcleos Municipais de Saúde
06 Postos de Saúde da Família
06 Postos dedicados à Saúde Mental
08 Unidades de Pronto Atendimento
13 Unidades Referenciais para a Saúde Coletiva
01 Unidade de Controle de Zoonoses
01 Serviço de Vigilância Ambiental – Dengue
01 Serviço de Vigilância Epidemiológica - Doenças Transmissíveis
01 Serviço de Vigilância Epidemiológica - Imunização
01 Serviço de Vigilância Sanitária - Alimentação
01 Serviço de Vigilância Sanitária - Produtos
01 Serviço de Vigilância Sanitária - Serviços
03 Unidades de Assistência Farmacêutica
23 Consultórios Odontológicos.

Tal rede gigantesca encontra-se, hoje, cruelmente colapsada. Tanto que desatende até mesmo as ordens judiciais para internar pacientes graves da covid-19. Desculpas e evasivas para justificar o injustificável estão por aí, na imprensa, na Câmara de Vereadores, na Prefeitura. A explicação, no entanto, é uma só. O negacionismo local, arraigado no negacionismo federal, desdenha e menospreza a ameaça da pandemia, sua virulência e letalidade. Faz de conta que encaminha e sustenta normalidade e despreocupação. Consequentemente, a opinião pública enganada e alienada da verdade dos fatos, mesmo desconfiando que os óbitos talvez não sejam os mil e poucos da contagem da prefeitura, vai empurrando a pandemia com a barriga.

O que faz entupir os postos de atendimento da maravilhosa rede de saúde pública e privada instalada em Bauru. Acarretando, como resultado cruel, o colapso, quando as demais enfermidades acabam se tornando impossíveis de merecer acolhida e tratamento. É líquido e certo, mesmo com o avanço da vacinação, nos meses seguintes, que muito mais gente ainda há de morrer por desatendimento. Tal genocídio que é filho do negacionismo que nos domina ... Ou, não?

Nenhum comentário: