domingo, 31 de outubro de 2021

CARTAS (233)


NA CURVA DE RIO, NOSSO LUGAR

01 - A SANFONA DO BARBA VOLTA À ATIVA LOGO MAIS - PARTICIPE (postagem às 9h da manhã, antes do local pegar fogo e literalmente ferver):
BARBA já com as portas abertas desde 5h da manhã, atendendo feirantes e com caldinho de mocotó já fumegando pelas suas panelas. Chopp já gelando e aguardando os convidados para vê-lo tocar logo mais, num recital no grande palco dos acontecimentos: A CURVA DE RIO, ENCRUZILHADA ENTRE A GUSTAVO E A JULIO PRESTES. A partir das 10h30, hoje o maior acontecimento dominical destas plagas sem limites. A briga continua, mas hoje uma trégua para festar junto de um dos que brigam bravamente pela sobrevivência nas entranhas desta insólita cidade. Gente igual, luta é mais árdua que a dele, mas com a solução dada, uma rifa coletivizando a solução, uma fas formas encontradas, justamente diante de um poder público, em todas suas esferas, inoperante, incompetente e ausente. Nos reunimos e devolvemos um bocadinho da alegria para o Barba e o lugar. Ainda tem números da rifa para serem vendidos, 16 no total e esperamos saldar tudo e além da sanfona, entregar também algum em espécie para ir saldando suas pendências. Festar a gente adora, mas estamos e continuamos putos da vida, pois o país piorou e muito, miséria se espalhando com o vento com a chegada destes capirotos ao poder, tanto em Brasília, como no estado mais rico da federação e na capital da terra branca. Fora capirotos... Todos na CURVA DE RIO a partir das 10h30 da manhã, sanfonando um pouco essa difícil vida.

02 - O FURDUNÇO AO VIVO E A CORES - Pedi para a Valquíria Correa, minha quase irmã/filha, pessoa das mais consideradas desta aldeia bauruense, para gravar a contenda enquanto circulava acompanhando e participando ativamente dos acontecimentos, inclusive falando ao microfone. Ela fez tudo a contento, com o filho lhe cutucando a todo instante. Depois a liberei para também aproveitar melhor a festa e gravei os momentos finais com cantoria. Tudo o aqui presenciado é a minha cara, a do envolvimento com os próximos a mim e os viventes em situação de rua, que circulam por ali e estiveram junto de nós, festando todos juntos. O Barba estava num contentamento muito grande, recebendo convidados, parentes seus que vieram de Candido Mota para presenciar a festa da sanfona (que na verdade é um original acordeom). Não se faz necessário escrevinhar muito, pois no vídeo tudo ali registrado nos seus mínimos detalhes. Eis o link do vídeo de 30 minutos: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/338803631348893.

03 - VÍDEO DE VALQUÍRIA CORREA, QUANDO A BATERIA DO MEU CELULAR JÁ TINHA PIFADO E COMPARTILHO GRAVAÇÕES DOS DILETOS AMIGOS (AS) - Aqui a cantoria de Tatiana Calmon junto de Silvia Souto, acompanhada de um percusionista que conhecemos no momento, morador em situação de rua que, abrilhantou tudo num acompanhamento primoroso. A partir de agora, conhecemos mais um músico, até então desconhecido por nós, tocando com o coração. Eis o link da gravação de 7 minutos: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/5067841013245867.

04 - O BOLO TRAZIDO DE CÂNDIDO MOTA PARA O FURDUNÇO SANFONISTA E A ALEGRIA DOS PRESENTES - A fisionomia de todos é a da descontração, algo tão necessário em em falta nestes tempos. Extravasamos da melhor forma possível neste registro também de Valquíria Correa, nossa cinegrafista hoje e profunda conhecedora das coisas da feira. Eis o link do vídeo de 2 minutos: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/5067847753245193.

05 - NOS REGISTROS DE MAURO LANDOLFFI, O FURDUNÇO DA DEVOLUÇÃO DA SANFONA PARA O BARBA, NA CURVA DE RIO DA FEIRA DO ROLO - O melhor registrador que podíamos encontrar, no álbum denominado por ele como “Uma sanfona para o Barba”. Eis o link para ver os 50 registros: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/5068174946545807.

06 - MAIS 50 FOTOS DO MAURO LANDOLFFI HOJE SANFONANDO A VIDA - Não existe nada a acrescentar das fotos, pois elas dizem mais que mil palavras juntas. A maior alegria, além da entrega de uma nopva sanfona para o Barba foi estar ao lado e propiciar alegria para nossos amigos, moradores em situação de rua, para mim os melhores registros. Mauro é divinal no que faz. Ter pessoas como ele ao nosso lado em andanças pra lá e pra cá é mais que um luxo. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/5068326496530652.

07 - HOJE NÃO ESCREVO MAIS NADA (Escrito às 20h49) - Tinha duas ou três coisinhas para escrevinhar por aqui hoje, mas depois do intenso dia vivido nas ruas lá pelas bandas do Bar do Barba, Feira do Rolo, prefiro deixar tudo para amanhã. Ainda estou me recuperando, pois o corpo já não regenera como dantes, daí estou meio que no estaleiro, em franco restabelecimento. Amanhã nos reencontramos por aqui e volto aos pitacos. Hoje vou morgar no que me resta deste dia... Inté.

OBS.: As fotos aqui publicadas são do Mauro Landolffi, o melhor fotógrafo deste nosso mundo, além de emérito professor e galã das ruas bauruenses.


Nenhum comentário: