sexta-feira, 29 de outubro de 2021

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (149)


BAURU E AS MIRABOLANTES IDEIAS DE JERICO – A ESTAÇÃO PODE VIRAR HÍPERMERCADO
Sempre, vez ou outra, alguém investido de cargo público solta patacoadas ao vento, ingeridas e degustadas como que a engolir um sapo. Desta feita quem o faz é pessoa por demais experiente, com cabedal para não incorrer nessas vertentes, mas como está inserido dentro de um desgoverno de cunho fundamentalista, pelo que se vê, parece ter adquirido o espírito da coisa e declara aos quatro ventos que a nobre Estação da NOB, hoje infelizmente interditada, poderia muito bem ser transformando num tempo de consumo, mais um híper-mercado e não atender interesses do poder público, sem edificações para abrigar tantas secretarias espalhadas em prédios privados cidade afora.

O intrépido e voraz Guardião, nosso super-herói, sempre a postos, captou a mensagem e veio a público, numa manifestação contundente, como lhe é de praxe. “Nada mais me espanta dentro do Brasil atual, capirotista até não mais poder e nesta cidade, que já passou do lema instituído por graúdos, a de ser Sem Limites. Com a administração atual da incomPrefeita Suéllen Rosim, já está em outro patamar, elevado à máxima potência e contribuindo decisivamente para a perda de memória coletiva. Desta feita, um conceituado cidadão, homem com referência e conhecimentos em patrimônio histórico, folha corrida neste quesito, vem a público e decreta estar mesmo integrado ao momento cruel e insano vivido não só pela cidade, mas pelo país. Num momento em que, no desgoverno do mentor Senhor inominável tudo é feito para desmerecer órgãos como o Iphan ou a preservação de patrimônio, justo ele, alguém que poderia remar contra essa maré de destruição, propõe que nosso patrimônio maior, nosso mais importante prédio público, o que representou o apogeu e progresso desta aldeia, se transforme num templo de consumo. Estou até agora tomando meus sais, pois o baque foi considerável”.

Guardião se mostra atualizado e aponta algo feito num passado não tão distante e hoje, tudo na estaca zero: “Quando a gente chega num momento como o atual, quando até quem defendia e escrevia muito bem a respeito da necessária defesa do patrimônio, move pouca palha para dar cabo de uma injusta interdição e prefere ver tudo transformado num supermercado, vejo que, se já não estamos, o fundo do poço está bem próximo. De tantas outras bocas, sem conhecimento do que falam, mas querendo somente agradar à rainha de plantão, tudo bem, mas não de quem investiu sua carreira em escrevinhações sobre uma Bauru ainda possível. Não vejo como alguém que jogou a toalha, entregou os pontos, capitulou, mas talvez tenha sido convencido pela parte contrária e hoje, atuando em suas hostes, infelizmente, faz uso do mesmo discurso, quiçá procedimentos. Este Guardião, continua aliado dos que, continuam dando murros em ponta de faca e não arreda pé de que, mesmo diante de tamanha força, a da especulação imobiliária e do desinteresse negacionista dos fundamentalistas, algo precisa ser feito para preservar a história desta cidade. Existia um projeto para a Estação e o entorno, mas disso ninguém da atual administração fala, pois isso fere o interesse da alcaide, que como bolsonarista, não quer preservar nada. Pensava que, com a chegada ao poder de gente com baita conhecimento das causas de patrimônio pudéssemos elevar a discussão, promover encontros para tentar solucionar, esclarecer e embasar, também munir de condições o setor, mas vejo que nada disso ocorrerá e o que está acontecendo com a estação neste momento, ocorrerá com tudo o mais. Sugiro, que estes, passem lá pela rua Araújo Leite, local das ruínas da Casa dos Pioneiros e nem retire as estacas sustentando o que resta daquela edificação, mas soprem todos juntos, colocando de vez tudo abaixo”, conclui um tanto irritado nosso capa e espada.
OBS.: Guardião é obra do traço do artista Leandro Gonçalez, com pitadas escrevinhativas deste mafuento HPA.

DEPUTADO RODRIGO PERMANECE EM CIMA DO MURO*
* Eis meu 37º texto para o semanário DEBATE, de Santa Cruz do Rio Pardo, publicado na edição virtual, disponível a partir de hoje:
Bauru tem um deputado federal pra chamar de seu. Isso é muito ou pouco? Depende. Depende de que? Os fatores são muitos. O nosso, o também ex-prefeito Rodrigo Agostinho gosta muito de jogar pra torcida. Uns percebem, outros não. Cito algo recente, mas antes relembro pensamento de querido alemão, Bertolt Brecht. O poeta do teatro comunista, dizia que um revolucionário deve escrever a versão dos fatos históricos sob a ótica do interesse dos oprimidos, ao mesmo tempo em que destrincha, nas entrelinhas das versões burguesas, a forma como as mentiras são plantadas.

Nessa manchete, de hoje, do nosso filho único, pois é o último dos moicanos da imprensa diária impressa, o JC – Jornal da Cidade, o esperto Deputado Federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) solta mais outro aviãozinho, destes para agradar a patuleia. Analiso tudo por outro ângulo, este não tão agradável. Eis o link da matéria: https://www.jcnet.com.br/.../779488-as-vesperas-da-cop-26...

Uma Proposta de Emenda Constitucional para sacramentar a adesão do Brasil à luta planetária contra a destruição neoliberal/capitalista do clima do planeta. Ele faz defesa e arrazoado que ignoram o governo genocida e incinerador/exterminador da Amazônia, e jamais cita Jair Messias Bolsonaro, o presidente psicopata que empreende a política negacionista de acabar logo com tudo, o quanto antes.

Você pode ler no JC: "Para Rodrigo Agostinho a proteção do meio ambiente já está clara na Constituição, mas o mesmo precisa ocorrer com a agenda climática, principalmente às vésperas da Conferência Mundial do Clima (COP-26)”. Recupero trecho de seu pronunciamento: "O Brasil tem que reconhecer que a mudança do clima é uma preocupação comum. Todos os países já adotam medidas para enfrentar esse problema. Isso deve ser a nossa responsabilidade também", disse o deputado.

Veja, aí, sem tirar nem pôr, como ele diz uma coisa, mas não diz tudo. Onde e quando poderia ocorrer outra oportunidade melhor do que a COP-26 que começa domingo, 31 de outubro, para criticar o incendiário amazônico? Mas, Rodrigo Agostinho é assim, mesmo, sempre! Ele até já votou algumas vezes contra o capiroto, mas não sempre. Inesquecíveis votações onde esteve ao lado do pior presidente da história deste país. Temos outro aqui, um que saiu aí da região de Santa Cruz do Rio Pardo, o capitão Augusto, oriundo de Ourinhos, residindo atualmente – infelizmente - em Bauru, mas este é tão genocida quanto o presidente. Deste não se espera nada, mas é transparente. Sei como pensa e age de cabo a rabo, já do Rodrigo, nem tanto.

"Jamais entro em bola dividida! Meu negócio é atrair a simpatia dessa gente planetariamente inconformada", parece ser seu lema. Ele foi violentamente atacado pelo ex-ministro Ricardo Salles e este veio até Bauru para lhe espezinhar, mas nem assim, Rodrigo decide dar nomes aos bois, ou seja, citar dos malefícios de Bolsonaro de forma direta e reta. Faz por aproximação. Insinua, mas pelo que se percebe, fica com um pé em cada canoa. Conheço Rodrigo de longa data, desde quando se iniciou na política, como secretário municipal e depois vereador. O tempo passou e vejo que ele não mudará nunca. Essa aqui citada foi só mais uma oportunidade perdida de dizer com todas as letras quem é o maior responsável pela destruição do meio ambiente no país, se posiciona, mas fica nisso. Ignorar a culpa de Bolsonaro não pode passar batido, nobre deputado...
Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

Nenhum comentário: