quinta-feira, 12 de março de 2009

BAURU POR AÍ (13)

REUNIÃO DO CONDEPHAAT SOBRE ESTAÇÃO E MARCOS PONTES FALA DE SI
Vamos por partes. Hoje, toco em dois assuntos polêmicos e o faço separadamente, pois um não tem nada a ver com o outro. Essa seção foi criada para mostrar o que acontece e dizem de Bauru e bauruenses por aí.
1. Abro os jornais de hoje e lá está na Coluna "Entrelinhas", do JC: "O prefeito Rodrigo disse ontem, por telefone, que o Condephaat elogiou a presença dele e de comitiva para demonstrar interesse de Bauru na viabilização de investimento que permita ocupação do prédio da estação ferroviária. Agostinho falou que o órgão apresentou as exigências a serem cumpridas e avaliou que o que foi pedido não dificulta atrair investidores. (...) A reunião contou também com Rodrigo Said, titular da Seplan, Rubito, da Emdurb e os vereadores Roque Ferreira (PT) e Renato Purini (PMDB). A CEF tem interesse em viabilizar a preservação e reforma da estação e pode locar o imóvel para lá se instalar, através de um acordo com Avelino Cortellini".

Isso posto, vamos à minha opinião. Presidi de 2005 até o final de 2008, o CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru) e lá essa questão foi discutida várias vezes. Parecia algo sem solução. A Prefeitura quase desapropriou o imóvel, depois foi obrigada a voltar atrás. Por fim, em outubro estive em São Paulo, não em uma reunião ordinária do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico do estado de SP), mas entre técnicos do setor, juntamente com os então secretários de Cultura, Vinagre e o da Seplan, Leandro, Avelino, pelo Grupo Marca, da Silva, pelo Sindicatos dos Ferroviários, Rodrigo e Davi, do grupo investidor Hines e os técnicos da casa, Ana Luisa, Beth e Eduardo. Avançamos muito ali, gerando tarefas para todos presentes, no sentido de agilizar processo de facilitação para comercialização da área. Na reunião dessa semana, mais um avanço e outra real possibilidade, o ingresso da CEF, até então não aventado.

Defino aqui o posicionamento do CODEPAC, registrado em ata no mês seguinte. Liberamos a área interna (com pequenas restrições) e mantivemos tombamento externo da Estação NOB e na Estação Sorocabana, atendemos ao máximo a reivindicação do provável investidor, no sentido de não sermos acusados de obstruir o progresso da cidade e a solução do problema. O entrave reside agora, somente no Conselho estadual, o que Rodrigo e sua equipe tenta solucionar no momento. O CODEPAC, mesmo sem atuação no momento (aguarda nova convocação de representantes), espera ser comunicado das decisões, pois em nenhum momento se furtou a colaborar. E edificações de importância comprovada, como as duas estações em questão, necessitam de acompanhamento dos técnicos do órgão de tombamento local. E se a CEF entrar no páreo, um novo projeto deve ser apresentado e aprovado no Conselho.

2. O astronauta Marcos Pontes, bauruense, recebeu críticas severas após sua saída do programa espacial brasileiro e dos quadros da Aeronáutica. Leio nessa semana, na edição da revista Carta Capital (edição 536, 11/03), a matéria e entrevista dele, "Ele caiu das nuvens", com o subtítulo "Malsucedido como consultor, o ex-astronauta MP quer exceção na lei para se tornar brigadeiro". O fato é o seguinte, Pontes vislumbrou após a volta do espaço a possibilidade de dividendos pelo fato pioneiro de ter ido ao espaço. Tentou e hoje está desempregado, continuando a circular pela NASA. Atingido em cheio pela crise econômica, tenta agora reverter sua situação e ser recontratado pela Aeronática. Na FAB sua saída foi interpretada como uma espécie de traição, até pelo investimento feito em cima de sua pessoa. Hoje, tenta ser transformado em brigadeiro, num ato de difícil procedimento, pois seria uma exceção à regra militar. Nesse momento, olhando para trás, tenta justificar o que aconteceu e cita um provável culpado: "parte inferior da imprensa brasileira de me incutir a pecha de oportunista". Em duas páginas o tema é dissecado de forma a quem o ler, antes de se posicionar, ter plenas condições de opinar ser favorável ou contrário às suas atitudes. Pontes está numa encruzilhada, errou e o retomar da carreira deverá ser dos mais pedregosos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro Henrique, para fazer este comentário, vou usar seu "post", que na minha opinião, retrata o que realmente penso:
- "Dez em cada nove brasileiros são vigaristas. Zum-zum, zum-zum, zum-zum, tá sobrando um!".
ZumzZum, zum-zum,...estava!

Abraços!

ACPavanato