segunda-feira, 9 de março de 2009

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (03)

O CARA DE ITAQUI E OS PROBLEMAS DESSE MUNDO
Esse moço aí das fotos apareceu aqui defronte minha casa durante o carnaval. Percebi logo de cara que não tinha aspecto de morador de rua. Ouvi suas histórias, um tanto confusas e desconexas. Diz ter saído de Itaqui RS, após perder a mãe e por desentendimentos com o pai, que arrumou outra mulher após o falecimento desta. Alega também não se entender bem com irmão (ou irmãos, não sei ao certo). Caiu no mundo, diz ter parado em Santa Catarina, depois com histórias de empregos em circos, oficinas, acabou vindo parar aqui em Bauru. Empregos mal sucedidos o fizeram começar a viver nas ruas. Tento levá-lo para o Albergue Noturno, mantido pelos espíritas do Lar Amor e Caridade, onde poderá tomar banho e dormir descentemente. Ele desconversa e prefere a rua. Dou comida seguida vezes a ele. Acabo permitindo que deixe guardadas duas malas, cheias somente de roupas (conferi tudo antes de guardar), todas sujas, com frascos de perfumes e alguns sapatos. Quase duas semanas após vem buscar tudo e seu aspecto é cada vez pior. Conversa cada vez mais embaralhado, não fala coisa com coisa. Consigo que me mostre seus documentos e lá está: JOCELINO REUS RODRIGUES DA SILVA, Itaqui RS, RG 20.640.957-85 RS, CPF 681.035.060-87, data de nascimento 18/06/1971. Não o retenho por muito tempo. Some na curva da esquina.

Continuo vendo-o a circular nas imediações da linha férrea aqui perto, vivendo entre os invisíveis da rua, esses seres pouco notados. Meu sentimento é de querer ajudar a todos, mas faço pouco, quase nada. Ontem fui procurado por um amigo em situação pra lá de desesperadora. Contatei outro e conseguimos reunir o que precisava. Ver pessoas em situações desesperadoras é algo que me dilacera, me estraga o dia. Na saída do banco, quando sacávamos o que esse amigo precisava, um outro, moço novo, cara de famélico, pede um real e tenta contar uma longa história de necessidades. Na esquina seguinte uma senhora de uns 70 anos revira uma lata de lixo. Não resolvo os problemas desse mundo, mas temos que continuar fazendo nossa parte. Descobrir algo sobre esse moço desgarrado do mundo, esse gaúcho já com alguns problemas mentais me seria muito grato. Espalho as fotos e textos por aí, como uma garrafa lançada ao mar contendo uma mensagem de socorro e fico no aguardo de algum retorno. Quem puder me ajudar, copie esse texto e vamos distribuir por endereços lá da região gaúcha. De tudo, algo muito positivo para mim. Fui conhecer o Albergue Noturno e tomei a decisão de, a partir desse mês, na qualidade de voluntário, doar algumas horas semanais. Farão um bem danado para mim.

Em tempo: Escrevi esse texto ontem e distribui em alguns e-mails de Itaqui e São Borja. Hoje pela manhã, cá estou à trabalho no Rio de Janeiro quando toca o celular. Do outro lado, Sílvio, da Prefeitura de Itaqui. Diz reconhecer a fisionomia do moço e que irá espalhar o email pelas rádios da cidade. Tão logo tenha notícias de parentes, me ligará. A mensagem lançada ao mar parece já ter encontrado um porto seguro. Aguardemos...

14 comentários:

Anônimo disse...

Fala Henrique
Acabei de ler a sua ultima materia do seu blog...E uma atitude muito legal da sua parte.Abracos

Mafuá do HPA disse...

Meus caros.
Quero relatar tudo o que ocorreu hoje em relação a essa postagem.

Logo cedo, em viagem aqui no Rio de Janeiro, recebo uma ligação do Silvio, da Prefeitura de Itaqui, um dos havia recebido meu email no domingo. Me informa estar passando o mesmo para as rádios locais e que irão procurar o Jocelino. Ele mesmo diz se recordar de sua fisionomia.

No final da tarde a surpresa.

Outra ligação de outro funcionário da Prefeitura pedindo para deixar celular desligado, pois me ligariam de uma rádio da cidade, com os parentes do Jocelino e que falaria ao vivo na rádio Cruzeiro do Sul.

Por volta das 17h30 me ligam e minha fala vai ao ar, ao vivo, juntamente com o pai e irmãos de Jocelino.Ficam muito contentes por terem localizado seu paradeiro.

Como estou fora, na volta para Bauru, quarta pela manhã, volto a procurar o Jocelino e até lá terão eles me passado todos os dados dos familiares para colocar todos na linha, vendo a melhor forma de levar o gaúcho de volta para sua casa.

Parece que tudo está caminhando bem, porém, no domingo antes de viajar ele me pediu as malas de volta, levou-as e acho que ele deve estar nas imediações da linha férrea, ali na rua Antonio Alves, como o vi antes de viajar.

Não deu para conversar muito, nem queria fazer muitas perguntas para os familiares, sobre estado de saúde e psiquico do Jocelino, pois estávamos ao vivo numa rádio.

O fato é que em menos de 24h seus familiares foram encontrados.

A internet tem um monte de merda, mas nesses momentos ela serve pra caramba. Sem ela eu não teria feito nada.

Conto tudo depois, quando retornar à Bauru.
Até quarta
Henrique, direto da Lapa carioca, 19h, com um calor de rachar mamona, numa lan-house, ao lado de uma espanhola e suando em bicas. Uma loira (cerveja gelada) me spera...

Unknown disse...

Olá Henrique que matéria sobre esse rapaz de Itaqui o Jocelino tendo como apelido jijo,ele é de itaqui e seus familiares também,mas me considero parente em segundo grau do Jocelino,pois ele tem parentes aqui em São Borja também,o jocelino chegou a residir aqui conosco era muito disposto,trabalhou na Zona rural principalmente em lavoura de arroz ajudava abastecer semeadeiras,na moega onde vai o arroz,enfim é de confiança,fiquei muito feliz juntamente com seus familiare de ter encontrado,Deus queira que ele retorne para seu lar e volte a viver com seus familiares,quando falar com ele diz a ele que o pessoal de São Borja esta torcendo por ele ,para ele voltar a ser aquele rapaz trabalhador,com compromissos,amigo,enfim que DEUS ilumine e abençoe ele.A você muito obrigado,pois apezar de um mundo cruel,de tantas desigualdades sociais,um mundo egoísta,ainda encontramos pessoas que fazem caridades,que Deus vos recompense por tudo que fizestes pelo Jocelino.Na vida nada é por acaso,tudotem um sentido ou significado,essa era sua missão. Deus ilumine você!

Mafuá do HPA disse...

meus caros
Não pude acompanhar com a devida atenção o desenrolar desse caso.
O jornal Bom Dia aqui de bauru estampa uma foto do Jecelino e uma matéria interna, escrita pela amiga Cristina Camargo.
Ontem, mais duas ligações lá de Itaqui, uma de outra pessoa da Prefeitura já tentando viabilizar o retorno de Jocelino para Itaqui. Na outra, um escrivão de polícia, que estava com as irmãs dele na delegacia. Como estava fora ontem, pouco pude ajudar.
Hoje, já de volta em Bauru, tentarei localizar o Jocelino, porém ele nada sabe dessa minha ação. Não sei qual será sua reação e nem se quer realmente voltar para casa. Outra coisa: no domingo, antes de minha vaiagem, ele passou por aqui, pegou suas malas aqui guardadas e disse que iria para Lins. Se foi não sei, pois voltei a encontrá-lo, sentado na sarjeta a uns 200 metros daqui.

Estamos diante de um a mobilização para levá-lo de volta e não sabemos onde ele está.
Henrique

Anônimo disse...

Ô meu irmão ...só você mesmo ....
Que Deus te abençoe e te ilumine a continuar sendo essa pessoa maravilhosa que tu és ...
Tenho certeza que vai conseguir o seu intento quanto a esse pobre rapaz .... Espero dias melhores para ele .... Tudo dependerá também do seu destino ... da sua disposição para voltar a sua terra .... Mas pelo menos a semente fora lançada ....
Parabéns ....

Helena Aquino

Anônimo disse...

luciano....
oi, Henrique esta materia sobre o rapaz..ele é meu primo de segundo grau é neto da irma de minha mãe,é um rapaz muito honesto,trabalhador,nao sei como ele foi parar ai am bauru,mas tenho certeza que seus familiares de itaqui ja estao tomando providencias cabiveis,para trazê-lo novamente.tenho certeeza henrique que neste mundo cruel,onde existe pessoas mas,,agradecemos desde ja pelo jiju ter ecnontrado vc,muito obrigado por tudo,com certeza familiares de são borja estao torcendo por ele,fale a ele quando ver ele,ainda bem que neste mundo existem pessoas como vc henrique muito orbigado,o jiju é compromissado pois ja trabalhou em lavouras de arroz em itaqui,abç,que deus ilimine voce.

Mafuá do HPA disse...

VAMOS ATUALIZAR OS FATOS:

Hoje, quinta, 12/03, 8h da manhã, leio pela segunda vez no jornal BOM DIA sobre a repercussão do caso Jocelino.

Muitos o viram pela cidade ontem, o que já é um alento, pois ele continua por aqui, faltando encontrá-lo, conversar com ele de forma bastante clara, demonstrando todo o carinho que terá no retorno para sua Itaqui e os seus.

O próximo passo será o de encontrá-lo. Continuo recebendo ligações de itaquienses, como o seu pai e gente da Prefeitura. Estão se mobilizando para levá-lo de volta. A SEBES - Secretaria do Bem estar Social daqui de Bauru ligou e se colocou a disposição para assim que o localizarmos, ligar e acionar os seus serviços, com uma assistente social.

Estive na vizinhança aqui nesse momento e ele pernoitou debaixo da marquise de uma loja de auto-peças. Está circulando pelas redondezas. Todos estão com o meu telefone. Criamos uma rede de informações e o primeiro passo é nos aproximarmos dele, buscando um diálogo bem franco, objetivo e sem nenhum tipo de coerção. Ele, em primeiro lugar, precisa entender que sua família gosta muito dele e o quer de volta, onde será amparado e terá a oportunidade de voltar a trabalhar, coisa que ouvi muito dele nos contatos que tive.

Também torço muito para que tudo dê certo.
Henrique, direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS
São 9h30 da manhã, 12/03, quinta, estou aqui no computador ao lado do Jocelino, ele está se comprometendo a ir comigo às 13h30 na redação do jornal BOM DIA, quando falará sobre sua localização e o seu posicionamento sobre se volta para Itaqui ou fica aqui em Bauru.
Diz estar sendo ajudado na montagem de uma pequena serralheria, com alguns amigos que fez aqui. Lá no jornal, ele falará por telefone com o pessoal de sua família, os da Prefeitura de Itaqui, resolvendo a questão.

Depois desse bate papo coletivo vamos encerrar a questão com a melhor solução encontrada.

Henrique

Anônimo disse...

- Esse é o Henrique!
Como há anos o conheço, digo mais:
- ...Esse é o "cara"!

Abraços meu amigo!

AC Pavanato

Anônimo disse...

Olá Henrique, sou cirurgião dentista e resido em são borja-rs, cidade próxima a Itaqui, meu nome é Filipe Kirinus e pertenço á aquela família que o Jijo trabalhou aqui em são borja.
Dentre várias histórias do Jocelino que só poderia contar pessoalmente, conto uma de um show da banda engenheiros do hawaii que fomos junto em 1996, eu era pequeno tinha uns 12 anos.
Grande parte da minha adolescencia, passava indo para a granja Pitangueira, lugar este que o Jocelino era uma espécie de ´capataz´. Achei muito linda sua atitude, pois o Jijo é uma pedra muito preciosa para nós!
Ao conversar com ele, experimente dizer os seguintes nomes:
- ADEMAR KIRINUS
-RONALDO KIRINUS
-FILIPE KIRINUS
-CLÓVIS BENEVENUTO (NEGRO)
-MÁRIO HENRIQUE (JEGUE)

Obrigado!!!

Mafuá do HPA disse...

caro Filipe, de São Borja:
O Jocelino irá ler sua mensagem aqui no meu computador, tão logo o encontre hoje. Estamos na fase de tentar convecê-lo a voltar para Itaqui e rever os seus familiares e amigos. Ontem falou por telefone com o pai a irmã. O Silvio da Prefeitura de Itaqui também está dando uma força grande, conversando muito com ele por telefone no trabalho de convencimento. No jornal aqui de Bauru, saiu hoje que até o prefeito de Itaqui está prometendo ajudar do próprio bolso para que ele volte.
Um grande abraço para todos daí
Henrique

Unknown disse...

hola HENRIQUE!
SOU CATARINA SEVERO,tia de JOCELINO!
A tua missão é muito bonita, encontrar o JOCELINO REUS em SPAULO é como encontrar uma agulha no palheiro.A mãe dele que partiu e a minha mãe que ele muito ajudou cuidar.estão protegendo ele e vão ajudar traze-lo de volta pra cá!
UM GRANDE ABRAÇO PRA VC!
E QUE A LUZ DIVINA TE ABENÇOE!
CATARINA SEVERO E FLIA!
SÃO BORJA-RS!

Mafuá do HPA disse...

Meus caros

Vou atualizar a história, contando em detalhes tudo num Memória Oral.
Aguardem...
Segunda, 16/03 eu publico.
Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

OLA EMRIQUE,SOU DE SAO BORJA MEU NOME RONALDO KIRINUS,O JOCELINO TRABALHOU COMIGO UNS QUANTOS ANOS ERA UMA PESSOA MUITO ESTIMADA POR NOS CONTINUE MANDANDO NOTICIAS DELE.ESPERO QUE ESSA ESTORIA TENHA UM DESFEXO FELIS,JUNTO COM A FAMILHA DELE.UM ABRASSO.OBRIGADO.