terça-feira, 10 de março de 2009

COLUNA NO JORNAL BOM DIA (11)

SEM-TERRA:BOLA DA VEZ - Essa saiu publicada na edição do último sábado, 06/03
Novamente o MST (Movimento Sem Terra) no palco das atenções, holofotes acesos, sob saraivada de críticas. Nesse país tudo tem explicação. Essa tem a sua, causada pela espetacularização promovida pelo presidente do STJ (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes em mais um pronunciamento midiático.
Sou do tempo em que juízes não alardeavam via imprensa suas ações, o faziam nos autos dos processos. Gilmar age ao contrário e logo após um conflito dos sem-terra com o governo paulista. Teria ele saído em defesa do futuro candidato? Pior que isso, deu tratamento diferenciado em relação ao caso Daniel Dantas? No mínimo esquisito.
Dá a entender que ele age a favor dos ricos e menospreza a ação dos pobres, a grande massa invisível. Todos nós sabemos muito bem que a região do conflito, o Vale do Paranapanema é pródiga em terras devolutas, cujas posses foram feitas na base da grilagem. Eterno problema. Um juiz se pronunciar, sem tocar, em primeiro lugar na bagunça dos registros de propriedades rurais é perigoso.
Lá ocorreu todo o tipo de fraude. Já que vamos discutir o MST (25 anos), vamos logo ao cerne da questão. Excessos têm que ser combatidos, de ambos os lados, mas não podemos negar o papel de único movimento social atuante e organizado em atividade. O que seria desse país sem a ação do MST? Estaríamos em plena convulsão social, até com a atuação de guerrilhas urbanas no campo. Estigmatizar somente eles é injusto e insano.

Um comentário:

Anônimo disse...

"O MST, identificado por Celso Furtado como o movimento mais importante do século XX no Brasil, continua sendo vítima do mais importante movimento de insensatez da elite brasileira. (...) Há quem pense que Gilmar Mendes faz vestibular para a política. Mas o presidente do STF não é candidato a nada. É apenas testa-de-ferro da oposição".

Essa frase entre aspas é de autoria do jornalista Maurício Dias e faz parte de uma coluna semanal intitulada "Rosa dos Ventos". Diz tudo a respeito desse assunto.

CCB