SEM-TERRA:BOLA DA VEZ - Essa saiu publicada na edição do último sábado, 06/03


Sou do tempo em que juízes não alardeavam via imprensa suas ações, o faziam nos autos dos processos. Gilmar age ao contrário e logo após um conflito dos sem-terra com o governo paulista. Teria ele saído em defesa do futuro candidato? Pior que isso, deu tratamento diferenciado em relação ao caso Daniel Dantas? No mínimo esquisito.
Dá a entender que ele age a favor dos ricos e menospreza a ação dos pobres, a grande massa invisível. Todos nós sabemos muito bem que a
região do conflito, o Vale do Paranapanema é pródiga em terras devolutas, cujas posses foram feitas na base da grilagem. Eterno problema. Um juiz se pronunciar, sem tocar, em primeiro lugar na bagunça dos registros de propriedades rurais é perigoso.

Lá ocorreu todo o tipo de fraude. Já que vamos discutir o MST (25 anos), vamos logo ao cerne da questão. Excessos têm que ser combatidos, de ambos os lados, mas não podemos negar o papel de único movimento social atuante e organizado em atividade. O que seria desse país sem a ação do MST? Estaríamos em plena convulsão social, até com a atuação de guerrilhas urbanas no campo. Estigmatizar somente eles é injusto e insano.
Um comentário:
"O MST, identificado por Celso Furtado como o movimento mais importante do século XX no Brasil, continua sendo vítima do mais importante movimento de insensatez da elite brasileira. (...) Há quem pense que Gilmar Mendes faz vestibular para a política. Mas o presidente do STF não é candidato a nada. É apenas testa-de-ferro da oposição".
Essa frase entre aspas é de autoria do jornalista Maurício Dias e faz parte de uma coluna semanal intitulada "Rosa dos Ventos". Diz tudo a respeito desse assunto.
CCB
Postar um comentário