sexta-feira, 6 de março de 2009

CENA BAURUENSE (22)

LIVRO ÁRVORE GENEALÓGICA “FAMÍGLIA BELLO”
A Família Bello possui uma extensa ramificação aqui em Bauru e isso começou com o patriarca Romano Bello, na chegada ao Brasil em 1888, vindo de Trevizo, na Itália. Aqui se casou em 1893 tendo oito filhos (as), uma delas minha avó, Olívia Perazzi. Começa aí a saga dessa família, que foi minuciosamente desvendada por duas descendentes, Edi Perazzi (minha tia, irmã de minha mãe) e Norma Rachel Zuliani Castelletti. Num trabalho que levou alguns anos, ambas conseguiram traçar a árvore genealógica da família, desde a chegada de Romano até nossos dias. O resultado é o livro “Árvore Genealógica Famíglia Bello – Uma grande e infinita história de fraternidade e amor sem fim!”, edição das próprias autoras, que será lançado hoje, sexta, 06/03, numa festa familiar sem precedentes, reunindo gente vinda dos mais diferentes lugares.

Pelo levantamento efetuado elas afirmam terem chegado a aproximadamente 600 nomes e uma ramificação bem complexa, explicada em detalhes no livro. A intenção é somente uma, a de contar a história dessa família, desde os primeiros passos dados no Brasil até nossos dias. O lançamento será no Salão de Festas do Condomínio Parque das Camélias (Avenida Orlando Ranieri 7-108), em Bauru. Para o lançamento algo inusitado, a festa não terá cobrança de couvert ou algo parecido. Todos compraram números de uma rifa, onde será sorteada uma barraca de camping. O dinheiro arrecadado servirá para custear as despesas da festa de lançamento. O preço de cada exemplar é exatamente o do custo de impressão, ou seja, R$ 10 reais.

Edi Perazzi, residente aqui em Bauru, teve a idéia de escrever o livro após participar de uma oficina sobre o assunto, idealizada por Irineu Azevedo Bastos e logo após inclui no projeto a prima Norma Castelletti, residente na Itália. Eu, na qualidade de membro nato da tal Famíglia Bello lá estarei revendo gente querida e conhecendo detalhes dessa instigante gente oriunda das terras italianas.

9 comentários:

Anônimo disse...

Primão:

Como estou orgulhosa desse apoio para minha mama, pois gostaria muito de compartilhar desse momento pessoalmente.

Agradeço a sua força e compartilho com vc essa homenagem à nossa família que será um linda lembrança para as gerações atuais e para as próximas...fiz uma homenagem à elas e te encaminho por e-mail.
Um abraço forte! Célia Albiero

Mafuá do HPA disse...

prima Célia
Tudo transcorreu maravilhosamente bem ontem lá na festa do lançamento do livro. Sua mãe me convidou para ajudá-la na abertura. A Norma não falou, estava emocionada. Eu falei umas palavrinhas de abertura. Ela leu um texto preparado. Depois o Beto desabou e quase não conseguiu terminar esse seu texto. Foi emocionante. Depois a festa, o congraçamento, a reunião, o reencontro de gente que não via há tempos, genteque techamava pelo nome e não me lembrava o deles, etc. Acho que tinha umas cem pessoas. Ficamos até o arroz secar. Elas serviram uma batida de vinho, um vinho suave (não poderia faltar em festa italiana), salgados e refrigentes. Além de muita água, pois o calor por aqui está infernal. Venderam toda a rifa, venderam quase todos os livros e todos sairam bastante satisfeitos. O pessoal do jornal Bom Dia fez uma matéria que deverá sair no domingo. Estamos todos em estado de graça. Faltou vocês, tão distantes e tão perto (o texto estava tão bom, que ao me enviar não resisti, publico aqui, logo abaixo, para que todos tomem conhecimento). Beijos mil
Henrique, o do mafuá




HOMENAGEM AO LIVRO ÁRVORE GENEALÓGICA FAMIGLIA BELLO

PARABÉNS À VOCÊS PELA INICIATIVA, AMOR, CARINHO E PRINCIPALMENTE PELA DETERMINAÇÃO E DEDICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DESTA LEMBRANÇA MEMORÁVEL PARA A FAMÍLIA!


QUERIDAS PRIMA NORMA E MÃE EDI:


Mãe,
Sei que hoje é um dia muito especial para você, mas para mim é motivo de muito orgulho e satisfação, pois ter uma MÃE criativa e dedicada aos 72 anos idade se dispondo a escrever um livro sobre a família é uma honra muito grande para mim, para as gerações presentes e para as futuras que virão. É uma lembrança indescritível...

...dizem os estudiosos que a natureza humana não é feita para a acomodação, mas sim para a constante superação, para o desenvolvimento de nossos potenciais. Este princípio nem sempre é assimilado e traduzido na prática e vida cotidiana de muitos, por conta das pressões e mudanças sociais, bem como dos novos desafios de nossos tempos, sejam pessoais ou coletivos.


Mas:

"se pararmos no meio do caminho e nos acomodarmos, pagaremos um preço elevado por isso. Viveremos com ansiedades desnecessárias, não encontrando mais o verdadeiro sabor das coisas e, sem nos darmos conta, procurando compensações para nossas frustrações. Daí se explica por que muitas pessoas acabam deprimidas, viciadas, consumistas ou hedonistas. Essas atitudes ou características seriam conseqüências do não desenvolvimento do nosso potencial. Quem não cresce, adoece". (AntônioVieira)


...e você com sua atitude de superação me prova exatamente que é possível produzir sempre, pois vida fácil não é bela vida. A vida vale a pena quando é conquistada, a partir das pequenas e singelas superações que fazemos ao longo da existência. Cada desafio superado sinaliza conquistas para nossa felicidade.

PARABÉNS E OBRIGADA PELO SEU EXEMPLO,

POIS VOCÊ É UMA FIGURA FEMININA

QUE QUERO SEMPRE ME INSPIRAR NA VIDA!

TE AMO MUITO!

Célia – 06.03.09





"Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."
(Charles Chaplin)


UM ABRAÇO CARINHOSO DE SUA FILHA,
GENRO E NETAS

Anônimo disse...

Essas duas guerreiras levantaram o nome da família de nossa avó... muito lindo ...
Histórias que nem sabíamos ao certo, agora expostas aos nossos descendentes ... muito importante isso ....
Quando cheguei em casa e meu filho mais velho (Marcus Vinícius)viu o livro, ficou emocionado e a primeira coisa que disse foi, quero um livro desse também , preciso saber dessa história direitinho ...
Obrigada tia por resgatar essa parte um pouco obscura de nossa história ...
Beijos irmão e obrigada pelo seu entusiasmo ...

Helena Aquino

ELTON BELO REIS disse...

GOSTARIA DE PARABENIZAR A FAMILIA BELLO E BELO POR MAIS UMA CONQUISTA. ESTAMOS PESQUISANDO SOBRE A ORIGEM DA FAMILIA QUE VEM DESDE OS PRIMORDIOS TEMPOS. CONHEÇAM O BLOG DA HISTORIA DA FAMILIA NO MUNDO
http://familiabelloebelo.blogspot.com/2008/09/familia-bello-e-belo-o-blog-da-familia.html

ELTON BELO REIS - BARBACENA MG -BRASIL -

Anônimo disse...

COMO FAÇO PARA ADQUIRIR UM EXEMPLAR DESTE LIVRO?
eltonbelo@uol.com.br

Unknown disse...

BOm dia...!!
MEu nome é Daniela Karina Bello e queria poder comprar esse livro da família Bello, pois não conheço nada sobre minha família e gostaria de saber da onde viemos de que familia pertencemos.
Aguardo retorno.
e-mail: danibel982@yahoo.com.br

Anônimo disse...

ENCONTRO DA FAMILIA BELLO E BELO EM BARBACENA MINAS GERAIS E LANÇAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO DO RAMO DA FAMILIA PORTUGUES E DETALHES SOBRE A FAMILIA ITALIANA. JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO E NOITE DE AUTOGRAFOS DO AUTOR DO LIVRO. RAMO DA FAMILIA BELLO DO DUQUE DE CAXIAS, NOS DIAS 28 E 29 DE MAIO DE 2010 NO BQ SHOPING EM BARBACENA. PARTICIPEM!

Unknown disse...

ESTOU FAZENDO UM LEVANTAMENTO SOBRE UM DOS IRMÃOS DE ROMANO BELLO, ISIDORO BELLO QUE CHEGOU NO BRASIL EM 1888 ELE TINHA APENAS 8 MESES DE IDADE E NÃO APARECE NA LISTA DO HOTEL DOS IMIGRANTES EM SÃO PAULO, MAIS NA DOCUMENTAÇÃO QUE TENHO CONFIRMA QUE SÃO IRMÃOS FILHOS DE POMPEO BELLO E ANNA, GOSTARIA DE UM NUMERO DE TELEFONE O E-MAIL PARA ENTRAR EM CONTATO, TENHO FOTOS MUITO ANTIGAS QUE COMPROVA OS FATOS, SOU CASADO COM UMA BISNETA DE ISIDORO BELLO.

RUBENS RUFINO DA SILVA

rubens_rufino@bol.com.br

Carolina Cerqueira disse...

Boa noite!

Somente agora, passados 10 anos, descobri esse blog.
Meu marido e eu pesquisamos sobre os Castelletti há 5 anos. Ele é um descendente.
Será que a Senhora Norma poderia encarecidamente nos ajudar? Sendo ela também uma Castelletti?

Meu e-mail: carolinacerqueira13@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/carolinacerqueira

Agradeço imensamente.