segunda-feira, 23 de março de 2009

CENA BAURUENSE (24)

SEMANA LATINO-AMERICANA NO D’INCAO
Não tenho por costume publicar dois posts diários nesse blog, mas hoje é inevitável e imprescindível. Começa hoje no Colégio D’Incao (que logo retumbante), aqui em Bauru (rua Fuas de Mattos Sabino 16-45 – fone 32279217), algo inusitado, a discussão da questão latino-americana, com uma semana de debates sobre o tema. Mais inusitado ainda é o fato de tudo ser encabeçado por escola particular e com nomes ditos da esquerda brasileira entre os convidados. Quando se dá uma espiada de leve no nome dos professores responsáveis dá para entender tudo. A idéia é dos professores Paulo Neves (um baluarte da cátedra de História na cidade), Marcelo Rino e Carlos Dincao (que ano passado esteve em Cuba e propiciou uma linda entrevista sobre a viagem no JC). Discutir história dessa forma é algo para ser enaltecido e divulgado. Os organizadores ampliaram a divulgação e abriram para o público em geral, tendo início hoje, 19h30, com término previsto para 21h30, na Casa do Médico (rua Amadeo Sangiovanni 4-47 - seguindo pela Getúlio, chegando no Paulistão, vire à direita, 100 metros).

Portanto, hoje às 19h30 quem abre a discussão com o tema “A Venezuela que se inventa” é o artista do traço e entendido do tema, Gilberto (ou Beto, como queiram) Maringoni; amanhã, terça, o diretor Carlos Dincao versará sobre a "Cuba que vivi", com relatos de sua viagem; na quarta, Sinia Maria Vanzela Castelar, abrangerá a Geografia da América Latina; na quinta, professor Max, mestre da UNESP falará sobre a Bolívia de hoje e de ontem; na sexta, o professor Salvador Mangini Filho, sobre Acidentes Nucleares. Na outra semana, 30/03, segunda, Walter Pomar, coordenador de relações Internacionais do PT falará sobre a América Latina de uma maneira geral.

Eu baterei cartão, não em todas, mas na maioria, pois o tema me toca profundamente, além de possuir afinidade com muitos dos palestrantes. Com certeza sairei enriquecido dos debates. Parabéns ao D’Incao pela ousadia e por prestar um serviço dos mais edificantes para seus alunos. A verdadeira história não pode ser escondida e para entendê-la, nada melhor, do que um amplo estudo em todos os seus meandros. Oportunidade rara para isso. Só por isso, virei fã deles.
OBS.: Clique em cima do cartaz que ele ficará grandão na sua frente.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

amigos novos e antigos

estive ontem na abertura.
todos sentimos a ausência de Beto Maringoni - palestra adiada para 06/04

ouvimos o diretor da escola, Cláudio Dincao discorrer sobre a Cuba que havia visto, em viagem ano passado.

Eu e Wellington Leite, da Veritas e Unesp FM ao meu lado.
Fiz questão de ressaltar ser ele talvez o único dono de escola particular com um discurso tão justo e honesto em relação aos atuais movimentos sociais na América Latina.

Papo com o professor Paulo Neves e o convite para voltarmos hoje, terça, para um debate sobre Cuba.
Convido desde já, Marcos Paulo e alguns outros.

Com assistência cheia, oportunidade rara de debate num nível pouco visto por aqui.

Estarei lá hoje e amanhã, quando o tema é Bolívia.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Fala aí Henrique.

espero vc lá hoje novamente.
abs
pallu