quinta-feira, 26 de março de 2009

UM AMIGO DO PEITO (17)

PARTICIPEI DA CAMPANHA DO WAMBERTO EM IGARAÇU DO TIETÊ E REVI MARCELO CAVINATO
Na quarta fui trabalhar em Igaraçu do Tietê e Barra Bonita. Sabia que em Igaraçu o bicho estava pegando, pois uma decisão judicial havia determinado no dia anterior, que no próximo domingo, 29/3, haverá nova eleição municipal. A do ano passado foi impugnada por constatação de irregularidades. Sendo assim, a cidade estava em ebulição, com as campanhas nas ruas. No caminho ligo para o amigo MARCELO CAVINATO, que foi candidato à prefeito pelo PT na Barra. Ele está nas ruas junto do candidato que seu partido apóia, o Wamberto, do PSB, da vice, a Chica e de uma visita das mais ilustres, o ex-prefeito de Botucatu, Ielo (esse um petista que honra o nome do partido). Esqueço do trabalho e me junto ao grupo na Cohab, ficando pelas ruas daquele bairro até por volta das 14h. O grande motivador é a presença de gente que quer dar uma cara nova para aquela cidade, desatrelar as amarras com os grupos econômicos e oligarquicos. O arquiteto Ielo eu já conhecia (estava junto do ex-assessor Everaldo Rocha). Marcelo me apresentou o pessoal de Igaraçu e quando me falou do passado de Wamberto, a luta dentro de um pequeno jornal local, as brigas com o poder constituido do PSDB, aderi na hora e de botton colado no peito, me juntei ao animado grupo. Contribuir para desbancar uma prefeitura nas mãos tucanas é algo que me anima. E ali as possibilidades são bem concretas. No almoço, um contato mais próximo com o Ielo e suas perspectivas para o futuro. Só de saber que pensa em se dedicar a projeto dentro da temática ferroviária, pronto, bateu outra empatia. Trocamos emails e falamos de um grande amigo em comum, Tristan Diercks (desaprendi a escrever seu nome), um "mercenário" belga/francês, que casou de novo e não me convidou para a festança. Com Cavinato o papo foi mais alongado. Falou dos detalhes da traição eleitoral em sua campanha, dos planos futuros, das atividades profissionais e do gosto por fazer política de uma forma bem participativa e democrática. Wamberto está com grandes chances e o corpo-a-corpo continua por lá. Sem rejeição no contato com a população, os próximos dias serão vividos intensamente. Tive que me desligar do grupo e trabalhar um pouco no final da tarde, pois preciso continuar pagando minhas contas. Porém, o fiz com dor no coração.

Do Marcelo Cavinato, 45 anos, formado em Administração de Empresas pela FGV, fundador das ONGs SOS Mata Atlântica e Mãe Natureza, além de ter sido vereador entre 2001 e 2004, algo sobre a questão ambiental em sua cidade, extraído de um entrevista recém dada a um jornal local, exprimindo bem o seu pensamento: "Simplesmente não existe coleta seletiva de lixo na Barra, apesar da prefeitura fazer a coleta de lixo diária, todo lixo reciclado vai pro aterro sanitário, o que é um crime, pois o gás metano que é exalado do lixo putrefeito é o mais perverso pra camada de ozônio, além é lógico de encurtar demasiadamente a vida útil do aterro.(...) A situação da Ecobarra é igual a que estava antes, ou seja, abandonada sem energia elétrica, com o caminhão que foi doado pelo Banco do Brasil parado, com poucas famílias ainda vinculadas ao projeto, sem dizer que periga perder o apoio do BNDES por não cumprir metas mínimas estabelecidas pelo banco. (...) Parou a coleta seletiva nas escolas, pois sem vontade política as coisas não acontecem pois é muito mais fácil jogar na rua ou em qualquer lugar, mesmo no lixo junto com o orgânico, sem dizer que o trabalho com criança tem que ser contínuo, tem que ter uma seqüência , levar pra conhecer o aterro sanitário, a ETE (estação de tratamento de esgoto), o parque ecológico, entre tantos lugares. (...) A razão para tudo estar abandonado na Barra, além da falta de vontade política e compromisso com as questões ambientais, tem também a falta de estrutura, por exemplo, a prefeitura de Barra Bonita, uma cidade com quase 40 mil habitantes e com a maior usina de açúcar e álcool do Brasil, não tem um engenheiro agrônomo em seus quadros, nem para área agrícola nem pra manutenção de praças e logradouros públicos. Nem sequer um viveiro de mudas pra repor as arvores sacrificadas ou mesmo uma equipe pra cuidar do paisagismo. O Departamento que foi criado quando fui Vereador, hoje não tem estrutura nenhuma. (...) Diante de todos esses problemas é imediato a nomeação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente que está inativo, contratar um engenheiro agrônomo, construir um viveiro de mudas ( no horto ou no sítio escola), limpar as APPs e o Parque ecológico, reorganizar a Ecobarra.... ou seja assumir os problemas e trabalhar !!!". Esse é meu amigo Marcelo Cavinato, daqueles onde a pilha que o move é "alcalina", pois não termina a carga nunca. Haja folêgo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Perdemos, mas a luta continua...
Chico

Anônimo disse...

caro amigo, ficou demais..

obrigado pela consideração, mas pena que não deu pro Vamberto em Igaraçú...

forte abraço

de seu amigo

Marcelo Cavinatto

Anônimo disse...

Olá
Muito bacana a matéria sobre o Marcelo Cavinato e Wamberto. Trabalhei na campanha com o Marcelo, e conheço bem sua idoniedade e sua luta diária. Sou petista, filiada e continuarei a lutar junto a essa pessoa maravilhosa que é o Cavinato. Tristes são as pessoas que não o conhecem de verdade!!!
Ganhamos o PT aqui na Barra, tiramos tudo que era podre dentro do partido, agora, vamos reestruturar nosso PT.
Abraços....
Valéria Coutinho