domingo, 19 de abril de 2009

CENA BAURUENSE (26)

RESULTADOS DA ASSEMBLÉIA NA ASSOCIAÇÃO AMB
Ocorreu no último sábado, 18/04 uma Assembléia Geral na Associação AMB – Amigos dos Museus de Bauru, uma entidade fundada em 24/02/1999, tendo como presidente o professor Fábio Paride Pallotta e nos seus quadros Edward Albiero Jr, Izaías Daiben, João Francisco Tidei de Lima, dentre outros. A finalidade sempre foi a de defender nossos museus e incentivá-los no caminho da modernização, adequação funcional, mobiliária e patrimonial. Fábio é um incansável defensor do patrimônio e de nossas instituições. Por iniciativa sua é proposto uma ampliação dos rumos da AMB. Ela precisava crescer, atender novos anseios e abrigar mais participantes.

O objetivo continua o mesmo, mas é ampliado, como apregoa o seu Artigo Quinto: “A Associação AMB tem por finalidade precípua dar proteção e apoio à conservação e divulgação das instituições museológicas, preferencialmente de Bauru e Região. Promover pesquisas, estudos e o desenvolvimento institucional brasileiro; apoiando o desenvolvimento do turismo, do lazer, da educação, da cultura; a defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável; a promoção do voluntariado, do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza e à ignorância; produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades supra mencionadas”.

Na ampliação de suas atividades, a partir de agora ela poderá “sugerir, criar, promover, colaborar, coordenar ou executar ações, com a finalidade de mobilizar a comunidade de Bauru para o apoio à conservação e proteção dos museus; promover a execução direta de projetos, programas e planos de ações; buscar apoio junto às comunidades, parceiros e associados para a implementação de projetos socio culturais e educativos nos Museus; cooperar e conveniar com entidades públicas ou privadas e fundações, nacionais ou estrangeiras, prestar serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuem em áreas afins; criar e fomentar mecanismos de geração de renda para preservação e manutenção do patrimônio dos museus; captar recursos para implementação de projetos; assinar convênios e/ou contratos com o poder Público ou Órgãos ou Instituições congêneres para prestação de serviços na esfera social pública”. Isso, dentre outras coisas. Quer dizer, a responsabilidade aumentou, pois ela, se atuante, poderá ser o canal tão necessário e solicitado para que nossos museus e instituições recebam verbas e façam convênios, principalmente aqueles em que o poder público estiver impedido de participar.

A nova composição ficou assim estabelecida: Presidente: HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO, Vice-Presidente FÁBIO PARIDE PALLOTTA, Secretário, DUÍLIO ANTONIO DUKA DE SOUZA e Tesoureiro, RICARDO BAGNATO. Para o Conselho Fiscal, como Titulares, EDWARD ALBIERO JR, MÁRCIA NAVA E TITO PEREIRA e como Suplentes, JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO VINAGRE, IZAÍAS MILANEZI DAIBEN E JOÃO FRANCISCO TIDEI DE LIMA. Foi também indicado um Conselho de Orientação Ferroviária, composto por pessoas ligadas ao tema, como IZAÍAS DAIBEN, JOÃO FRANCISCO TIDEI LIMA, VIVALDO PITTA, VICENTE AIELLO, entre outros. Esse Conselho ainda poderá receber novos adeptos em sua formatação, que será a de orientar as ações nesse campo de ação.

No final da reunião, foram deliberadas as primeiras ações, tais como uma solicitação ao sr Prefeito para agilizar procedimentos internos na Secretaria de Cultura para nova composição do Conselho Deliberativo do Museu Ferroviário; cobrança junto a mesma secretaria para agilizar convocação e posse do CODEPAC – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Bauru, que desde o início do ano está acéfalo; verificação junto ao SENAI Bauru, para extensão do Curso de Restauro de Automóveis para um outro, de Carros Ferroviários; pleitear maior liberdade de ação para os funcionários dos museus desenvolverem ações e projetos internos; e a divulgação do novo estatuto em todas instituições da cidade e da região, visando ser ela a abarcadora de projetos variados. O mandato será de três anos e na assembléia estiveram presentes 25 pessoas, além de várias justificativas de ausência.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo Henrique P. Aquino
Li, com atraso, a msg enviada para a Ana Maria sobre os museus. Gostaria de receber suas futuras mensagens sobre esse assunto ou outros de nosso interesse.
Um abraço
Isaias Daibem

Anônimo disse...

Amigo Henrique!
Parabenizo todo o grupo da nova Associação de Amigos dos Museus de Bauru pela iniciativa da formação dessa organização que contribuirá muito pelos nossos museus e preservação do patrimonio histórico.

Tito Pereira - Museu Histórico FEB/MMDC de Bauru

Anônimo disse...

Amigo Henrique,

A reunião da AMB foi muito produtiva,

Fiquei feliz com o resultado, a participação de 25 pessoas e das primeiras ações deliberadas,


Sabe que pode contar comigo, e juntos vamos a carga p/ realizar nossos projetos,

[]s

Ricardo Bagnato

Anônimo disse...

Olá Henrique.

Parabéns a todos nós e a você, nosso novo presidente.
Confio na sua capacidade e competência. A Associação está em boas mãos.

Você é um cara realizador, com conhecimento e merecia estar a frente de um organismo como a Associação.

Espero poder ajudar.
Você e a Àssociação, enfim, nós, temos que atuar onde o poder público não tem mostrado interesse e competência.

Lembra das nossas conversas: profissionalizar e criar porjetos factíveis.

A sua experiência junto ao poder público mostrou que o dinheiro existe mas é preciso buscá-lo profissionalmente junto a Brasília, São Paulo ou Bauru.
Como Presidnete da Associação e o seu conhecimento técnico e político prevejo grandes atuações suas, da Associação, enfim nossas para realizarmos algo pela nossa cidade, e , em especial, pelo nosso patrimônio Arquitetônico e Ferroviário.

A Casa do Pioneiro poderia ser o nosso primeiro desafio como ponderou o Vinagre.
Mais uma vez parabéns e mãos a obra.

Temos que "cobrar" o "donos" da ESTAÇÃO CENTRAL para realizarem as obras de preservação sob pena de convocarmos o Ministério Público.

Abraços do amigo e colaborador, de agora em diante, Fabio Pallotta.

Caro Presidente aguardo o seu retorno.
Fabio Pallotta

Anônimo disse...

Olá HENRIQUE!

Quero parabenizá-lo pela presidencia da AMB.Que você continue trabalhando com afinco e amor na preservação do nosso patrimonio histórico.

Contamos com seu entusismo, competência e criatividade no desenvolvimento de novos projetos.

Sucesso à todos da Nova Associação.

Bjo

M.J.

Anônimo disse...

Caro Henrique,

Infelizmente recebí parentes em casa que chegaram p passar o feriado aq, meio de última hora. Não pude comparecer mas já ví o resultado da Assembléia e observei q a Márcia Nava foi e representou o Curso de História.
Nair