sábado, 18 de abril de 2009

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (15)

TUGA, POR FERNANDO DO JC e O ANIVERSÁRIO DO EX-PREFEITO
Como sabem, trabalhei os quatro últimos anos na Administração Tuga. Foram anos austeros, de grande produtividade, pelos quais não me esquecerei jamais. Algo que acompanhava com bastante afinco eram as charges, publicadas na página 2 do Jornal da Cidade. Fernando, o homem do traço do jornal é um sujeito dos mais boas praças. Calmo, sempre sorridente e muito atencioso. Fui conhecê-lo mesmo numa noite, no lançamento do livro do amigo em comum, o Fausto Bergocce, lá no Templo. Mas a charge que publico aqui dele foi publicada no final do ano passado. Retrata o "esqueleto no armário" deixado por Tuga ao Rodrigo. Ela toca a todos que estiveram envolvidos com a administração Tuga. Seu legado foi algo que a cidade ainda parece não ter entendido muito bem: saneou as finanças da cidade (E se ele não tivesse agido dessa forma?). A charge é muito clara. Uma outra, é uma homenagem a outra pessoa do staf do Governo Tuga que sempre admirei muito, a secretária Fujica, retratada no traço do Fernando.

Ontem, 17/04/09 foi aniversário do Tuga Angerami, por quem nutro grande admiração e respeito. Diante de uma turba de políticos horrorosos, Tuga saiu da vida pública como um exemplo. Soube dignificar sua trejetória. Queria muito revê-lo para um abraço. Final da tarde, o ex-secretário Vinagre me liga convidando para irmos à sua casa. Estava com outro amigo em comum, Duílio Duka. Fomos os três. O encontramos após um dia de trabalho na UNESP, num momento de muita felicidade. Papo dos mais agradáveis, pois Tuga sabe te instigar permanentemente. A esposa Shalimar, com visitas em casa, trouxe cervejas e uns canapés. Sua Administração, a primeira e talvez a última em que tenha trabalhado, me traz ótimas recordações. Tuga trabalhou muito e nos deixou fazer o mesmo. Sua equipe usou muito da criatividade, num momento de rédeas financeiras muito curtas. Ele sabe delegar poder e o fez de maneira exemplar. Da conversa que tivemos saio de lá com a cabeça em efervecência e com saudade. A humildade, a forma como trata o semelhante é algo exemplar. Da situação da cidade, temos que analisar os culpados, que o fizeram atuar da forma como atuou. Encontrou um caos generalizado e fez o que alguém sério, competente e ético faria. Rimos muito ontem e isso nos fez bem a todos. Na saída a surpresa. Disse estar se desfazendo de peças antigas e acabo ganhando um mimo, uma indumentária palestina, que guardarei com todo carinho e uma bandeira da antiga URSS, trazida de lá e que foi hasteada em sua primeira administração em algumas inaugurações pela cidade. Essa, como disse a ele, presentearei o Marcos Paulo, que nutre carinho todo especial pela URSS. Dias atrás Obama abraça Lula e afirma: "Esse é o cara". Posso dizer o mesmo do ex-prefeito e amigo Tuga Angerami.
OBS.: Na última foto, o deputado Vicentinho (eu, Vinagre e Duka) quando propôs a Emenda do Orçamento para recuperar parte das estações da Cia Paulista e de Tibiriça, só possível após recuperação financeira do município. O valor, único a ser recebido até agora, deve ter seu início ainda esse mês, se toda documentação estiver em ordem. Continuo acompanhando...

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Quer dizer que aquela emenda do ano passado ainda nem começou a reforma com o dinheiro dela? O que falta? Não estão correndo o risco de perder a grana e ficarem a ver navios.

Fale disso, meu caro.

Rafa

Anônimo disse...

Henrique
Vicentinho esteve aqui perto de Bauru no último sábado, em Agudos. Via pela imprensa que o Roque foi até lá se avistar com ele. Ninguém noticiou. Nem ele nos avisou. Sei que você é um dos que gostaria de estar lá. Não?

O mafuá está muito bom.

Celso