sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ALGO DA INTERNET (21)

POSSIBILIDADES BLOGUEIRAS, UMA HISTORINHA REAL E BIRKIN (SEMPRE BIRKIN)
Tomo conhecimento na quarta, antes da 3ª apresentação do espetáculo ‘Opinião’, lá no Templo Bar, que dois amigos estão lançando seus blogs. Do primeiro, o músico Nicodemos, ouço que nesse retorno a Bauru resolveu colocar na tela seus poemas e criações, após ver o que faço por aqui (acho que só amadureceu uma velha idéia). Fiquei lisonjeado. Nesses momentos sinto que devo continuar. Esse já fui conferir e gostei muito. Eu comecei lá atrás, em 2007 de um jeito, depois fui mudando e com Nico deve acontecer o mesmo. Tudo vamos aperfeiçoando. Adentrem nas particularidades do Nico clicando: http://www.poemasdonicodemos.blogspot.com/ . Outro é o José Augusto Vinagre, o ex-secretário de Cultura. Está lançando o seu só para ir comentando os acontecimentos culturais daqui e da região. Vinagre, antenadíssimo com o tema deve gerar bons textos em cima da vida cultural na cidade. Além do blog, tem também seu twiteer e segue me dizendo que isso é “muito legal” (leio alguns, com moderação). O endereço virtual do Zé Vinagre é http://www.culturaembauru.com.br/. Entra no ar nos próximos dias. OBS.: Na foto ao lado, Vinagre o seus ex-colegas de trabalho, do ITESP - Instituto de Terras de São Paulo.

TENTANDO RIR:Nos tempos lá na Secretaria de Cultura batia muito papo com o Reginaldo, o Maninho, um guardador de carros que ganhava sua vida ali na região do teatro. Ótimo papo e boa pessoa, sempre querendo ajudar a todos. Vida dura, estava sempre antenado no que acontecia no teatro, pois saia do que rolava lá dentro o seu sustento. E vivia contente, com os muitos eventos que se repetiam naquela casa de espetáculos. Percebi seu sumiço e fui pesquisar. Cadê o Maninho? Pois é, Maninho não agüentou a paradeira atual do teatro. Estava passando fome, pois já não existiam mais carros para cuidar. Foi em busca de outros ares e hoje está tentando a vida em Santos. Semanas atrás o reencontro na rua, quando voltou para atualizar uns documentos e me disse: “Como mudou a coisa por lá. Não tem mais nada, perdi meu ganha pão. Estava passando fome e como já tinha planos de tentar outros saltos, tomei a decisão. O que aconteceu, hem?”. A pergunta e a conseqüente resposta eu deixo no ar. Tem males que vem para o bem, pois Maninho, com a derrocada nas imediações do teatro, teve que ir em busca de outros ares e pode mudar de vida a partir disso. Para um melhorou, para uma legião de freqüentadores piorou. Obs.: Essa ilustração gileteada da internet é do Orlandelli

UMA DICA: Sou apaixonado por Jane Birkin e por tudo o que ela representou para a minha geração (pelo menos os mais informados). Ela está no Brasil em poucos shows, todos concorridíssimos. Não vejo o programa do Jô, mas fui assistir no Youtube dois trechos da entrevista. Vibrei e indico: http://www.youtube.com/watch?v=QcE7OlSyvLA e http://www.youtube.com/watch?v=WM1_KiIUWVM . O Jô eu suportei e a Jane eu vibrei. No meu imaginário, Birkin permanece imutável e intransferível. Uma revolucionária, das poucas que restaram.

2 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, até o guardador de carros sentiu a diferença entre as atividades existentes ano passado e as nenhumas de agora. Tem gente que não está percebendo e quando se der conta, talvez tudo já esteja completamente destruído. Até quando irá o sofrimento da Cultura em Bauru.

Meu caro, tenha como alento que a coisa começa a fazer água dentro da própria estrutura. Algo em primeira mão. Dentre eles existe uma baixa, um deles, escolhido pelo produtor do fechamento de tudo, pediu exoneração nesses dias. Não aguentou o marasmo e a inércia. Os outros, mesmo descontentes ainda, disse ainda, continuam. Se ninguém lá de cima dá uma solução para nossa Cultura, dá para perceber que ninguém se entende por lá. Não é só o guardador de carros que está numa penúria. A cultura clama por melhores dias.

Pedro Costa

Anônimo disse...

Henrique que bom ter mencionado a Jane Birkin, vc sabe o quanto sou apaixonado por essa mulher que continua linda nos seus 63 anos.
Otima cantora e atriz, essa inglesinha-francesinha.
Quem dera se as "cantoras" pop de hoje fossem assim, o mundo seria outro.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação