segunda-feira, 14 de setembro de 2009

BAURU POR AÍ (24)

REYNALDO GRILLO, EMBAIXADOR DO “NOROESTE” E DE BAURU NOS ESTADOS UNIDOS
Esse nome ficou muito conhecido nas transmissões esportivas na cidade, principalmente quando o assunto é o Noroeste. Reynaldo Grillo, lá dos Estados Unidos acompanha tudo via internet e envia seus e-mails e cartas questionando, elogiando ou simplesmente para afirmar continuar torcendo. Não me lembro de jogo que não tenha ligado, afirmando estar do lado de lá, atento e presente. Ele descobriu meu blog e nos falamos constantemente. Hoje o texto aqui é dele e me foi enviado em resposta a umas perguntas formuladas via internet. Conheçam um pouco mais desse bauruense e “noroestino roxo”, verdadeiro “embaixador noroestino na terra do Tio Sam” (mais do que muitos daqui). Fui obrigado a reduzir uns trechos, para não sair longo demais:

“Eu vim para os EUA em 1986 pra passear e acabei ficando.Vivo aqui com a minha esposa Virginia e os meus dois filhos Glauco e Alex. Atualmente trabalho em uma companhia que instala janelas e portas em residências aqui no estado de New Jersey e outros estados. (...) Sem dúvida, o futebol é o meu esporte favorito. Eu acompanho futebol do Brasil através da Globo internacional e pelo canal de esportes do PFC. Tive a felicidade de assistir aqui em casa o Noroeste pela Globo e com o som do timão de esportes da rádio Auriverde. (...) No início da minha vida aqui jogava em um time formado por brasileiros, americanos e outros estrangeiros em torneios na qual faziam parte outros times de brasileiros, hispanos e mesmo de outros estrangeiros (alemães, polacos, ingleses) enfim países que tem tradição em futebol e mesmo até americanos que gostam de soccer (como é chamado o futebol por aqui). (...) Sou noroestino e bauruense da gema. A camisa do Noroeste chama a atenção por ser bonita e diferente e também por ser um time tradicional. Na semana passada durante as festividades do dia 7 de setembro em New York na rua 46, também conhecida como "Little Brasil", eu desfilei com a camisa da Sangue Rubro. (...) O Noroeste é um time quase centenário e tem muita história pra contar. Bauru e Noroeste tem tudo a ver. O meu sonho é ver o Norusca como um time grande e bem administrado, onde os noroestinos sejam respeitados, pois um time sem torcida realmente não é nada. (...) As vezes eu vou trabalhar em residências e quando eu percebo que os moradores gostam de futebol eu comento alguma coisa a respeito do Noroeste. E quando eles sabem que eu sou brasileiro e gostam de soccer começam a elogiar o futebol do Brasil. Realmente estamos com tudo nesta parte. Uma vez um senhor sabendo que eu era do Brasil me mostrou uma foto autografada do Pelé quando ele jogava aqui pelo Cosmos. (...) Atualmente eu estou vivendo em uma pequena cidade com acerca de 30.000 habitantes localizada nos subúrbios do estado de New Jersey. (...) Tenho atualmente 57 anos de idade e sou torcedor noroestino desde os meus oito anos de idade. O início da minha grande paixão foi em um jogo do Noroeste contra o Palmeiras. O grande Norusca simplesmente ganhou aquele jogo porque tinha um timaço na época (Toninho, Zé Carlos, Romualdo, Julião, Gelson, Maneca e outros craques). Fui levado pelo meu saudoso pai, um corinthiano fanático e também noroestino. Ele fez de tudo pra que eu me tornasse um corinthiano, mas sem sucesso. Mesmo vivendo longe do Brasil ele continua sendo a minha grande paixão. (...) Eu divulgo o Norusca sempre que exista uma oportunidade. (...) Ultimamente tem sido mais fácil e dá pra acompanhar legal o Noroeste. (...) Houve uma época que eu também costumava ouvir aos domingos o programa Samba e Bola do meu amigo José Esmeraldi. Era um programa muito bom que falava bastante sobre o Norusca e deixava nos torcedores noroestinos informados através de entrevistas e bastante informações a respeito do Noroeste. Infelizmente o programa acabou. Também ressalto que atualmente a rádio Bandeirantes de Bauru e a Rádio 87 FM também acompanham o Noroeste com transmissões dos jogos e com programas esportivos via online. Também acompanho o Noroeste através da mídia escrita de esportes de Bauru , blogs, sites da torcida noroestina, comunidade noroestina no Orkurt e sem dúvida através do Mural da torcida Sangue Rubro, que costuma ser o termômetro da torcida noroestina, onde ele é freqüentado em sua maioria por veteranos torcedores noroestinos da gema. Dá pra perceber que eu procuro devorar tudo o que rola a respeito do Norusca. (...) O meu sonho é ver o Norusca como um time grande e bem administrado onde os noroestinos sejam respeitados, pois um time sem torcida realmente não é nada. O que falta é o esportista bauruense ter uma maior compreensão nesta parte e apoiar o Norusca, pois ele leva o nome da cidade para o Brasil inteiro e para o mundo”.
PS.: As fotos publicadas aqui foram enviadas pelo noroestino Grillo.

3 comentários:

Reynaldo disse...

Henrique muito obrigado pela lembranca....E viva o nosso Norusca.Grande abraco.

Anônimo disse...

O Reynaldo é um que diariamente escuta os programas de rádio de Bauru quando o assunto é o futebol e o Noroeste. Acabo de escutar o nome dele e o locutor dizendo durante o programa que ele havia ligado. Grande lembrança e uma boa figura humana. Fiquei conhecendo ele melhor.

Carlão da Sangue

José Esmeraldi disse...

Aproveitei pra deixar meu comentário hoje, dia do radialista, pra principalmente agradecer ao Rey que sempre prestigiou meus programas no tempo em que eu os mantinha no ar. O Rey é um exemplo de amor às coisas de sua cidade e, principalmente, ao seu clube do coração, o E.C.Noroeste e, através do veículo rádio e outras mídias da imprensa, procura, mesmo de longe, manifestar seu apoio e críticas a tudo o que acontece em sua querida Bauru. Não posso deixar também de manifestar minha alegria e transmitir meus parabéns ao amigo Henrique pela iniciativa de homenagear ao amigo comum Reynaldo.
Um forte abraço a ambos!