sábado, 26 de setembro de 2009

COLUNA DO JORNAL BOM DIA (39 e 40) e ATUALIZAÇÕES CULTURAIS
PASSEATA FORA DO PRUMO - publicado na edição de 19.09.2009
Uma passeata de estudantes é algo a me motivar. Mesmo estando longe dos bancos escolares há algumas décadas, quero logo saber os motivos e se posso participar. Uma ocorreu aqui em Bauru, depois de longo interregno. Fico na espreita. Leio tratar-se de mais um “Fora Sarney”, como tantos país afora. Quero saber mais e me decepciono. Quando já estava nos preparativos com um cartaz feito a pincel atômico, ouço uma entrevista de uma das organizadoras no rádio, uma menina que deve beirar os 15 anos. “Nem sabia que isso estava ocorrendo, mas quando fiquei sabendo que outros lugares realizaram, achei que também podíamos fazer a nossa”, foi sua fala. É claro que ouvi também uma ladainha repetitiva contra os desmandos do Sarney. Fico esperto com atos contra Sarney, pois vindo de onde vêem querem na maioria das vezes sujar a barra do Lula e não tocam nos antecedentes. DEM e PSDB estiveram ao lado de Sarney até meses atrás e hoje, como se culpa não tivessem e num passe de mágica estão contras. Querem enganar a quem? A troco de que? Entender isso e juntar esses no mesmo balaio é algo imprescindível, pois foram os criadores do monstrengo atual, uma espécie de Dr Jekyll, do clássico “O Médico e o Monstro”, versão tempos atuais. Conheço esse filme e não é de hoje. Criminalizar um lado, no caso por Sarney estar apoiando Lula, deixando de lado os que possibilitaram ele ser o que é hoje, não me move nem um pouco. Estudantes foram mais críticos no passado e não se deixavam manipular tão facilmente. Pulei fora.

POBRE DE DIREITA - publicado na edição de hoje, 26.09.2009
Tim Maia foi dotado de uma verve picante, ácida, irreverente e das mais diretas. Perdia o amigo, mas não a piada. A sua frase mais famosa é uma rara reflexão sobre o Brasil que ele atentamente observava: “O Brasil é o único país onde, além de puta gozar, cafetão ter ciúme e traficante ser viciado, pobre é de direita”. Seria irônico, se não fosse trágico. Quero me ater ao último tópico. Essa é de doer até a medula. Não dá para imaginar o pobre brasileiro, danado e espoliado, defendendo interesses que não são os seus. Sou um pobre assumido, mas rara exceção. Resisto. Pobre aqui não pode nem ouvir falar em MST, o único movimento social de luta pelos seus interesses. É conservador e influenciado pelo que vê e ouve (quase não lê). Acredita em histórias de carochinha, bastando estar na telinha ou ser ouvido na rádio para acreditar piamente na lorota a lhe engambelar. Chega a ficar com dó do rico quando pego com a mão na botija, mesmo esse sendo um ladravaz contumaz. Vota no partido do rico, daquele que lhe dá um mimo agora e logo a seguir o apunhala. Adora abrir portinhas novas na periferia, em igrejinhas caça-níquel. Caem cegamente e repetidamente no conto do vigário, mas não movem uma palha para se juntar aos movimentos sociais, lutar pelo respeito aos direitos humanos e tentar virar a mesa. Está atordoado, acreditando que tudo cairá dos céus, sem necessidade de luta. Sonha e quando percebe alguém dos seus na batalha, tem o disparate de torcer contra.

OUTROS ASSUNTOS - DANDO UMA GERAL:
1. Estive por duas vezes no Teatro Municipal de Bauru. Dia 15/09 assistindo a apresentação do quinto aniversário da Orquestra Municipal, sob regência do maestro Paulo Pereira e retornei no dia 22/09, para a apresentação do sétimo aniversário da Banda Sinfônica Municipal, sob regência do maestro Roberto Soares. Nessa última algo a amocionar, Zé Luís, motorista da Cultura, o mesmo que semanalmente dirige a van de alunos para os cursos de música em Tatuí, se interessa pelo tema, estuda música com afinco e hoje, além de levar os alunos está integrado ao grupo (farei em breve um Memória Oral com ele). Uma justa homenagem para o Zé (sempre existe um Zé metido no meio das coisas), que além de uma espécie de faz tudo é de uma humanidade sem fim. Mesmo com muita gente jogando contra, essas duas instituições estão mais do que consolidadas e seguem em frente, diante de um mar revolto à sua volta (entenderam, né?). Tudo grátis.
2. Outro que não me canso de elogiar é o amigo Sivaldo Camargo. Trabalhei ao seu lado por quatro anos e sei de sua competência, comprovada mais uma vez nessa última quinta, 24/09, numa apresentação memorável na Oficina Cultural, quando lá esteve dirigindo um especial e pocket show "Tom e seus Tons Geniais". Gente maravilhosa cantando e falando sobre a obra de Tom Jobim. No palco estavam Marcos Belinasi (além de tocar, canta que é uma beleza) , Paula Veloso (veio do litoral só para esse show), Má Veloso (que lindo rever essa voz e pessoa), Daniel Magalhães (piano), Regina Mancebo e o Sivaldo (narração). Sai de lá com a alma lavada e após o Opinião, esse especial do Tom, Siva está iniciando ensaios para outro musical, o "Ponte Áerea", algo juntando a Sinfonia do Rio de Janeiro e a Paulistana. Disse a mim que irá superar o que foi o Opinião e tem estréia prevista para dezembro, lá no Templo Bar. Levado, esse Sivaldo, não? Em tempo, o espetáculo no Oficina foi totalmente grátis.
3. Audren Victorio é minha amiga, canta que é uma barbaridade e além desse dom, sua a camisa lá na Assessoria de Imprensa da Prefeitura. De lá dispara convites para os amigos comparecem a eventos pela cidade. No de música lá no Jardim Botânico ("Um Canto no Botânico), fez algo para o do dia 20/09, domingo, que não resisti. Fui conferir o Noz Moscada, com um chorinho de primeira no meio da mata, num palco feito com bambus. Nesse domingo, amanhã, 27/09, 10h30, quem canta é ela, junto do seu Awe Trio (Audren, Willian e Erino). Estará dividindo horário com as também excelentes apresentações de música erudita no SESC, direção da Rosa Tolon, que nesse domingo quase no mesmo horário traz uma apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu. Que fazer? Onde irei? E ainda, no mesmo horário a derradeira partida do Noroeste contra a Catanduvense. Leiam como Audren faz seu convite: "Tenho certeza que ao lerem isso, vão pensar ou mesmo dizer: Essa Audren deve ter surtado de vez mesmo! Chamar a gente para um programa em pleno domingo, 11h da MADRUGAAAADA?! Eu sei que vocês vão dizer que é tudo mentira, que não pode ser. Mas gente! Despertem o lado natureba que todos nós temos! Pensa bem! A gente levanta cedo pra trabalhar, então porque não levantar cedo para encher a alma de paz e alegria?Ar puro, lugar aconchegante, com umas interferências humanas, que por incrível que pareça, são interferências super positivas! Música da boa! Mudas de árvores para quem quiser levar pra casa, frutas fresquinhas doadas pelo CEASA..Depois até rola uma visita no Orquidário, no Viveiro das Samambaias, um passeio na trilha (e nem adianta ir com segundas intenções e levar a sogra, cunhado chato, criança pestinha, essas coisas, que nessa trilha , não dá para se perder”). Ainda rola até mesmo, uma soneca, para compensar a interrupção, embaixo das árvores. Basta levar uma esteirinha ou uma mantinha para jogar no chão.Ô gente !Depois de todas essas dicas, posso até ter surtado, mas “vamo combiná” que faço parte da ala MB “ Maluco Beleza” do Sanatório MH ( Mundo Humano). Então vamos nessa vai? Só gente boa topa umas coisas assim! Então... Muitos de vocês já aguentaram tanta coisa comigo, até me suportar cantando... (sorte que eu compenso com ótimos instrumentistas, hihihihi!) Então, por que não? E o melhor de tudo! É um programa BBG! Isso é raro! Ah! Quer saber o que é BBG?! Bom,Bonito e de Graça! Não é raro?".
4. A amiga, atriz e agitadora cultural Regina Ramos convida todos para o Aniversário de dois anos do projeto "Teatro aos Domingos", no Automóvel Clube, 27/09, 16h, com a peça "Adeus fadas e bruxas". É um espetáculo Infantil e o ingresso custa somente R$ 5,00. É o último espetáculo desse mês.
5. Silvio, do Grupo Elite (samba do bom e do melhor, sem mela-cueca), volta ao Sobrado, nesse sábado, hoje, 26/09, 17h (e até o arroz secar). Sobrado é bar do Makalé, lá na Gerson França, Altos da Cidade, no 15-80. Fui com a Zezé no sábado passado e lavamos a alma, o cerebelo e saímos a dançar no meio da chuva, coisa que que o Elite faz a gente fazer meio que sem pensar.
6. Tem muito mais. Nicodemos, o saxofonista cordelista e rasqueador de rabeca retorna do Mato Grosso e circula por apresentações variadas pela cidade. No próximo dia 10/09, promove um Sarau. Vamos nos preparando para rever o amigo (falo mais lá na frente). Dia 11/10, na Hípica a "Festa dos Brahmeiros", com chopp, feijoada e samba, sob a batuta do casal Ana e o bom baiano Abelardo (a cozinha, ou melhor o feijão será por sua conta e risco). Hoje tem feijoada no novo bar do Marinheiro, lá na Wenceslau Brás, vila Falcão. E por fim, algo político. Acontece aqui na cidade, hoje, 26/09, 9h30, na Câmara Municipal um Encontro do PSB - Partido Socialista Brasileiro, que traz à cidade Ciro Gomes, provável candidato à Presidência da República. Seguro as pontas com o Ciro, mas não engulo essa da vinda do Chalita, militante tucano de auto-ajuda e da Canção Nova, chegando num partido que ainda se diz "socialista". Essa travou na garganta e não desce de jeito nenhum. Chalita como candidato ao Senado num partido socialista. E o Romário, que adoro como jogador de bola, mas que chegou já trocando o nome do partido para PSDB. Esse são os vanguardistas dos tempos atuais. Ainda bem que pulei fora desse balaio e padeço pelos amigos e políticos que respeito, ainda lá dentro. Coitada da Erundina, Isaias, Calegari, Capiberibe...

7 comentários:

Caldeirão Poético disse...

O Tributo ao Tom Jobim foi ótimo mesmo: rever alguns músicos juntos, a Paula Velozo depois de tanto tempo e meu amigo de infância Daniel Magalhães.
Além, é claro da cia do pessoal depois no 'Cataflan'...rssssssssss
Poe as fotos do SESC amigo, ou não tirou?
abraços
GUTO GUEDES

Anônimo disse...

Henrique

Sobre esse partido quer ainda tem o disparate de se dizer de esquerda e convida gente da direita, para cerrar fileiras aos seus quadros, somente com fins eleitoreiros, nada a acrescentar. Existem muitos assim,que ainda se intitulam de esquerda, vivem apregoando isso, mas deixaram de ser há muito tempo, bandearam-se para o lado do capital, dos negócios e acordos. Me diga com sinceridade, você ficou surpreso com o Chalita e o Romário assinando fichas nesse tal aí partido socialista? Eu, nenhuma. É mais um que não consegue esconder sua horrorosa face. Escancararam.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Caro HPA:
Soo velho sofredor do Alfredão. triste mais uma vez. Sempre te vejo no estádio e gostaria de prosear com vc. Sexta feira irei no Macalé. Apareça e me leve a ficha do PT. Gostaria de adentrar ao partido e ter o seu aval.
Abs

Mafuá do HPA disse...

Caro Anônimo que frequenta o Alfredão, não se identifica e quer adentrar ao PT:

Quanto ao Noroeste, foi terrível. Sofri junto da Sangue Rubro, com o Mirassol ganhando da Ferroviária e nós não não conseguindo um mísero golzinho junto a Catanduvense. Perdemos gols inacreditáveis.

Quanto ao PT, não caio nessa: Aguardemos.

Se apresente e conversamos...
Abracitos do Henrique, direto do Mafuá

Anônimo disse...

Caro Blog:
Não posso colocar meu nome no seu Blog. Pessoalmente, te explico.
A vida é terrível. Precisamos sobreviver.

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS
Resolvi apagar um Comentário esquisito que haviam postado aqui. Quando existe uma fuga do tema e uma tentativa de desvirtuar, de conturbar, faço questão de me posicionar. Não acho necessário comentários jocosos e galanteios desnecessários e fora de propósito, assim como, quando ocorrem algum feito de forma preconceituosa. Sou o único mediador e responsável por esse blog, portanto, toda responsabilidade da retirada de posts é minha.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

CARO HENRIQUE

Esse partido citado por ti, além do Chalita e do Romário, acabam de receber, também somente com fins eleitorais, o atual presidente da FIESP, o manda chuvados empresários paulistas, PAULO SKAF, esse socialista desde o nascedouro. Esse é o socialismo brasileiro. Não cai na conversa desses, fuja deles, fique longe, pois de socialismo, só o nome, que ajudam a denegrir.

Paulo Lima