quarta-feira, 30 de setembro de 2009

UMA MÚSICA (50 ) E UMA FEIRA DO MUNDO EM BAURU

O MUNDO AQUI EM BAURU NUMA FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO
Primeiro a letra da música O MUNDO (André Abujamra), que ouço até gastar aqui no mafuá no CD "VAGABUNDO", com Ney Matrogrosso e Pedro Luis e a Parede: " O mundo é pequeno pra caramba/ Tem alemão, italiano e italiana/ O mundo filé milanesa/ Tem coreano, japonês e japonesa/ O mundo é uma salada russa/ Tem nego da Pérsia, tem nego da Prússia/ O mundo é uma esfiha de carne/ Tem nego do Zâmbia, tem nego do Zaire/ O mundo é azul lá de cima/ O mundo é vermelho na China/ O mundo tá muito gripado/ O açúcar é doce, o sal é salgado/ O mundo caquinho de vidro/ Tá cego do olho, tá surdo do ouvido/ O mundo tá muito doente/ O homem que mata, o homem que mente/ Por que você me trata mal/ Se eu te trato bem/ Por que você me faz o mal/ Se eu só te faço o bem/ Todos somos filhos de Deus/ Só não falamos as mesmas línguas/ Todos somos filhos de Deus/ Só não falamos as mesmas línguas/ Everybody is filhos de God/ Só não falamos as mesmas línguas/ Everybody is filhos de Ghandi/ Só não falamos as mesmas línguas". Existem várias gravações, numa outra com o Karnak (que infelizmente não tenho), do próprio André, muito linda também. Ouçam isso: http://www.youtube.com/watch?v=PMKg5s3o4VY&feature=related

Fui me lembrar dessa música ontem ao passar pela av. Duque de Caxias e ver um outdoor imenso com a chamada para algo que havia presenciado mês passado em Presidente Prudente, a "Feira Nacional e Internacional de Artesanato". Passei por lá meio correndo e vi coisas fantásticas, de várias partes do mundo, mas o que mais me impressionou foram as pessoas, os próprios expositores. Circulei mais olhando para os paquistaneses, egípcios, africanos, indianos, chineses, peruanos, italianos, palestinos e de várias outras partes do mundo. De hábitos tão diferentes dos nossos, estavam todos ali, numa convivência harmoniosa e cheia de conhecimentos (acabei por me esquecer que estavam ali para comercializar algo de seus países). Ver um asíatico circulando pelo local com seu traje típico e de pés descalços, muito informal, me fez parar e refletir sobre como somos tão diferentes.

Lá já havia cantarolado a música "O Mundo" e ontem o fiz novamente. Essa Feira chega à Bauru dos dias 02 a 11/10, acontece no Clube Luso Brasileiro, sempre das 15 às 22h e será uma rara oportunidade de termos bem aqui no nosso quintal, algo vindo de lugares bem distantes. Passarei por lá várias vezes, tudo para ficar olhando e se possível conversando com essa gente de fora, representantes de um mundo tão distante do vivenciado aqui no nosso quintal (isso é Fernando Pessoa), afinal por lá acabarei me encontrando com: "Tem nego da Pérsia, tem nego da Prússia, da Zâmbia, do Zaire...". A realização dessa Feira é uma feliz idéia e tomara que dê muito certo por aqui. Eu sei que por traz disso tudo está o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e uma loja fantástica lá de Curitiba, a "Artesanatos do Mundo" (http://www.artesanatosdomundo.com.br/) e o Mãos & Arte. Baterei cartão por lá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Muito legal essa ligação na música do Abujamra com o Festival com gente do mundo todo aí em Bauru. Isso demonstra que é muito antenado e faz umas ligações muito legais. Gosto muito de ler coisas assim. Umapena não estar aí para ir lá conhecer essa babilônia toda. Seguindo sua indicação escutei no youtube a gravação da música indicada e gostei também das imagens lá colocadas.

Samuel Prado

Anônimo disse...

Olá Henrique, boa tarde!

Recebi seu email ontem e gostaria de lhe agradecer pelo crédito de colocar nossa loja em seu blog.

A feira de Bauru realmente começa amanhã mas nesta não estaremos participando. Estivemos em Presidente Prudente e agora concentraremos nossos esforços para a participação na Feira da Providência, no Rio de Janeiro.

Nossa loja virtual está bem aquém da vasta coleção de peças que possuimos, um pouco por questão de tempo e outra por questão de logística, já que muitas peças são únicas e quando levamos para as feiras não podemos deixar à disposição no site.

Até o final de outubro nossa loja virtual estará com outra cara, com produtos novos que estão chegando das Filipinas, Tailândia e Indonésia e de outros produtos que já estão conosco porém ainda não foram colocados no site.

Se tiver a oportunidade de nos visitar na Providência, vá, pois é hoje a melhor feira do Brasil para estes produtos. Igual à ela, posso citar apenas a Fenearte, em Recife, e a Mãos de Minas, em Belo Horizonte.

Se puder contribuir com algum texto ou informações para seu blog, estaremos sempre à sua disposição.

Um grande abraço,
Emerson Luis Vieira
Artesanatos do Mundo
Curitiba - PR
www.artesanatosdomundo.com.br