quarta-feira, 2 de março de 2011

ALFINETADA (83)

SEVERINO, UM PADRE DIFERENTE E MAIS NOVIDADES DE POLÊMICOS TEXTOS *
(* Esse é o segundo e último round - para não ficar chato - de uma contenda iniciada no semanário O Alfinete, de Pirajuí, com textos favoráveis, esses meus e contra, de dona Alice Marlene sobre o MST. Nem eu e acho que ela idem queremos prolongar isso. Dou por encerrado o que tinha a dizer sobre o assunto com o texto abaixo, publicado também na edição nº 623, de 26/12/2011, do jornal pirajuiense.)

Ano passado conheci um padre católico e quero falar um pouco dele. Seu nome Severino, um barbudo, de calça jeans e quase sempre de camisetas, dessas engajadas, com inscrições de sua ideologia, a da igreja aliada ao do movimento que decidiu acompanhar durante boa parte de sua vida, o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra.

Fui me lembrar dele nessa semana por dois motivos. Primeiro pelo imbróglio travado aqui e no meu blog com dona Alice Marlene, também colunista d’O Alfinete. Como não vejo o MST como um “covil de bandidos”, termo apregoado por ela, vejo em gente como Severino o lado que deve ser acentuado no movimento.
Nas ruas de Bauru reencontro dois pirajuienses, Helder e Heloísa Leal Lopes e me param na rua com uma indagação: “Paramos o carro porque vimos padre Severino circulando por aqui. Você não viu?”. Paramos tudo e fomos ao seu encalço. Nada, ele escapuliu ou foi mera visão de gente em busca de pessoas diferenciadas e que fazem esse mundo ser realmente algo bom de se viver. Deu tempo de escutar uma história contada pela Heloísa sobre o padre: “Assisti uma missa dele no assentamento de Iaras, onde não tinha altar, nem templo, mas ele estendeu no chão uma bandeira do MST, colocou os paramentos sob o pano e rezou diante da multidão uma missa inesquecível”. Severino é revolucionário, um padre a acreditar que outro mundo é possível. Faz a sua parte e luta por isso.

Ouvi também mais duas pessoas de Pirajuí, das que respeito e reverencio Cássio (o Cururu) e Rejane Cardozo de Mello, gente que gosta da terra e dos seus habitantes primeiros, os índios. Leram os dois textos, o de dona Alice e o meu e estavam revoltados com termos utilizados por ela, denotando preconceito e mais que isso, falácias recheadas de inverdades históricas. Remeteram à direção jurídica do movimento e fiquemos no aguardo do que virá na frente. Assim como eles prego algo bem simples, peixe morre pela boca e devemos estar mais do que prontos a responder por tudo o que apregoamos.

Com os dois não falei no padre Severino, mas pretendo fazê-lo em breve, pois temos conversas outras a fazer aí na cidade. Mas do padre, prometo contar mais dele numa história mais longa, talvez quando consiga cumprir algo que venho prometendo a mim mesmo já faz certo tempo, o de ir até Promissão, no assentamento e contar como aquele local modificou definitivamente a vida de centenas de pessoas. Por que alguns insistem em contar só os fatos ruins das coisas e não querem ver o seu lado bom? O mundo certamente seria melhor com outro procedimento. Prego isso, eu, Severino, Hélder, Heloísa, Cássio, Rejane e tantos outros.
HPA, 50 anos seguindo na chuva, de mão no bolso e vendo a vida passar no espeto.

8 comentários:

Cassio Cururu disse...

Olá Henrique,
Gostaríamos sim que você viesse qualquer hora aqui para "Piracity" para visitar um dos assentamentos que temos aqui em nosso município que é o Projeto de Assentamento Pasto do Planalto (entre Pirajuí e Guarantã)para conhecer a labuta deles no dia a dia.Teremos um grande prazer de levá lo até lá para você conhecê los.
Um grande abraço nosso
Cassio e Rejane

Anônimo disse...

Bom dia, Evaldo

Muito obrigado por enviar sua opinião e principalmente por acompanhar nosso querido semanário onde você pode observar que foi expressada as duas opiniões e não apenas uma. Estamos "tentando" ser uma mídia grande e forte e acima de tudo imparcial.

Encaminho seu email para as duas partes envolvidas na questão

Continue acompanhando nossas edições e enviando seus comentários

Tenha um excelente dia

Um grande abraço e sucesso sempre

Alex rodrigues Palopoli
Diretor Responsável



From: evaldo tadeu de oliveira oliveira
Sent: Wednesday, March 02, 2011 11:24 PM
To: oalfinete@oalfinete.com
Subject: FW: opinião a respeito de edital da Sra. Alice Marlene e Sr. Henrique Perazzi






Subject: opinião a respeito de edital da Sra. Alice Marlene e Sr. Henrique Perazzi
Date: Thu, 3 Mar 2011 01:37:10 +0000

Boa noite Senhores,

Lendo as opiniões da Sra. Alice Marlene e do Sr. Henrique Perazzim, embora intempestivamente, não pude deixar de colocar minha opinião sobre esse assunto. Devo esclarecer que não pretendo alimentar a chama da polemica, porém, cada caso é um caso e tem que ser analisado especificamente.

Evaldo Tadeu de Oliveira
Advogado
e.mail - evaldotadeu@hotmail.com

Cristina Camargo disse...

Henrique, eu conheço o padre Severino também. Já fiz matéria com ele, mas faz muito tempo. É, realmente, um religioso bem diferente. Ainda mais hoje em dia, com as religiões dominadas pelo conservadorismo e sem grandes causas sociais.

Wellington Leite disse...

Oi Henrique!
Faltou dizer de onde é este padre e onde reza missa.
Abração
W.Leite

Mafuá do HPA disse...

Wellington:

Cito Promissão e o Assentamento lá existente. Lá é o seu quartel general, ou seja, o local de suas missas, mas pelo que sei faz sua pregação revolucionária por tudo quanto é acampamento de trabalhadores rurais por esse mundão. Quando ficar sabendo que vem para Bauru, vou divulgar e levar alguns amigos como você para conhecê-lo. Topas?

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Beleza, Henrique!
Combinado!
Abração
W.

Mafuá do HPA disse...

Wellington:
Já imaginbou levar o Lázaro Ramos e o Marcos Paulo para conhecer e presenciar a fala de um padre? Coisa meio que impossível, mas desse eu tenho certeza que mesmo rateando um pouco, ambos vão gostar muito. A ladainha dele é outra, uma que soa muito bem aos ouvidos dos dois.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Bom dia, Henrique

A dona Alice retorna essa semana as páginas do semanário (sem polêmica - risos) na semana anterior ela esteve bem ruim de saúde mas já está melhor.

Um ótimo carnaval a você.

Um grande abraço e sucesso sempre

Alex rodrigues Palopoli
Diretor Responsável O ALFINETE