sexta-feira, 4 de março de 2011

AMIGOS DO PEITO (49)

ENVELHECI, MAS CONTINUO EM EXPOSIÇÃOEsse é um trechinho de um samba do Aldir Blanc, "Entre o torresmo e a moela" e serve para ilustrar o que andei fazendo nesses últimos dias. Ou seja, continuo em exposição, dentro de minhas limitações, mas procurando me divertir um pouco nesse mundo cada vez mais macambúzio e sorumbático. Hoje, sexta tem início o Carnaval, nossa maior festa popular. Nada escrevi sobre esse novo momento da festa aqui por Bauru e acabei não indo em nenhum dos três grandes bailes onde se realiza o verdadeiro e único Carnaval. São eles, "O Carnaval dos Carnavais", com a volta da Banda da Folia em 25/02, o "Carnaval dos Anos Dourados", na Luso em 26/02 e por fim o "Baile de Máscaras", no Espaço Bauru, amanhã dia 05/03. Além do que estará a rolar no Sambódromo, esses bailes são algo para comemorar na revitalização de Momo na cidade. Como bato as asas amanhã cedo de Bauru, passando a festa fora daqui, me abstenho de comentar o que não verei, nem poderei desfrutar. Muitos outros falarão disso e se quiserem, o espaço sempre estará a disposição, desde que não represente a voz oficial de plantão.

Vamos a uma varredura nas andanças desse desengonçado e caipira (além de pateta, para alguns) Sancho Pança. Primeiro o aniversário do Sivaldo Camargo, 49 anos, comemorado no Bar do Brecha, com brejas variadas e algo que meu colesterol adora, panceta. As duas primeiras fotos lá do alto são desse dia (10/02, até Elson Reis apareceu, dia após assumuir e não sumir como outros fizeram). Do Carnaval lá no Saudosa Maloca já escrevi aqui, mas posto mais duas fotos tiradas lá em 19/02 (na 3ª, eu e o Ricado da Seplan e na 4ª o Ademir Elias com umas na cabeça).

Das andanças em Reginópolis, no dia 17/02, com o Fausto Bergocce publico a foto de uma ave e explico a coisa. Ele falava para um sitiante debaixo de uma chuva de lascar ter visto um passarinho e não conseguia descrevê-lo. Como desenha como ninguém pegou uma caneta e desenhou o bicho. O sitiante bateu o olho, abriu um sorriso e disse ser um "Três Potes", do qual nunca havia ouvido falar. Ficou sendo esse o nome. A foto do lado da ave é para demonstrar o quanto sou corajoso. Estava bebericando e comendo umas na casa do Duka, com dona Enis fazendo uma mandiocada. Pança cheia, as mulheres (sempre elas, mais resistentes que nós) pegaram minha máquina e clicaram esse negócio do Duka e eu em pleno sono, um no colo do outro. Acredito ser pura montagem, mas como não estava acordado não sei o que aconteceu. O que sei é que sobrevivi para relatar isso aqui.

Agora um evento a merecer um parágrafo só para ele. Foi o ocorrido na Oficina Cultural em 22/02, o "Noite com Arte", que divulguei aqui. Um amontoado de atrações todas reunidas no mesmo lugar e horário. De uma balbúrdia mais do que certa, acabou saindo algo de muito proveitoso. O secretário atual de Cultura, Elson Reis marcou presença e ficou com o ouvido doendo de tanto ouvir reclamações e pedidos variados. Ponto positivo, pois esse circula. De tudo o que vi por lá, o mais encantador foi Lázaro Carneiro, nosso poeta caipira reunindo novamente os catireiros de Bauru. Esses haviam divulgado terem encerrado as atividades. Foi bonito ver o retorno deles, e nem o fato de chamarem o Carneiro de Carvalho serviu para tirar o sorriso da cara do agora agenciador de caiporas. Isso vai dar samba, ou melhor, vai dar festança da boa por aí. Precisamos pensar juntos e reunir essa trupe numa noite só para marcar esse retorno. Os poetas Brandão e Martinello abrilhantaram a noite com interpretação de suas poesias e um deles com uma catavento azul e amarelo estava sorrindo mais que os demais (quem seria esse?). Por lá teve muito mais coisas, tudo capitaneado pela nossa musa maior do teatro, a Regina Ramos. Podia escrever muito mais desse dia, uma terça onde o Paulinho, chefe mór da Oficina mostrou mais uma vez que está acertando a mão. Do Lázaro, mais uma (não me canso de futricar dele): Gravou um piloto de um programa sobre cultura rural e caipira para a TV Preve e essa será uma das novidades a abrilhantar Bauru nesse primeiro semestre. Falo mais disso depois.

No dia 22/02 um belíssimo show a lotar o Ginásio do SESC com o guitarrista Nuno Mindellis e lá estive a babar na fila do gargarejo. E na sexta, 25/02, para fechar o mês com chave de ouro o aniversário da Ana Bia, comemorado lá na Chácara do Orlando. Foi festa para ficar de molho mais uns três dias depois, mas valeu a pena. Tudo deu certo, cantoria boa e uma pá de gente amiga em torno de um papo dos mais agradáveis. Varamos a noite e só não ficamos mais porque os corpinhos dos presentes estavam que não mais aguentavam. Tem mais história, mas por hoje chega, tá bom de mais. O que não está nada bom é o Norusca (fui em dois jogos no mês), o cinema deu uma melhorada (Cisne Negro é muito bom) em sua programação na cidade, consegui ler quatro livros no mês e o livro de Reginópolis anda de vento em popa. E vamos ao Carnaval, de um jeito ou de outro, tô no clima.

2 comentários:

Sivaldo Camargo disse...

ENVELHECI, MAS CONTINUO COM O COPO NA MÃO.
Caro henrique, vamos iniciar um concurso aqui no seu blog, quem encontrar uma foto minha sem estar com um copo, ganha um drink kkkkk.
Bom carnaval para voçe e para a Bia.
abraço

Wellington Leite disse...

Oi Henrique!
Como é bom ler esse seu mafuá!
Agora que estou sem computador, leio tudo por atacado, mas leio.
Abração a você, Bia e mande notícias sobre o seu pai.
Abração
W.Leite