terça-feira, 22 de março de 2011

AMIGOS DO PEITO (50)

EM DESTAQUE, HOJE REVERENCIO TRÊS, LATUFF, ROSIO E O AMBULANTE VENDEDOR DE LIVROS
1. Abro a revista Carta Capital dessa semana e lá estampada na última página, uma onde numa foto, a RETRATOS CAPITAIS é homenageado alguém a se destacar no campo das boas realizações, um dileto amigo carioca. Ele já esteve por duas vezes em Bauru, primeiro no OLA – Observatório Latino Americano e depois ano passado quando retornou a convite de Paulo Neves, organizador da Semana da América Latina do Colégio D’Incao. Falo é claro de CARLOS LATUFF, o homem cujo traço atravessa fronteiras e varre o mundo. Esse o motivo, Latuff teve suas charges reproduzidas e estava na mão de muitos egípcios quando da recente revolta popular a derrubar Mubarak. Inimigo declarado de Israel e contra o poder avassalador do Império norte-americano, além de lutar contra todas as injustiças desse mundo, levantemos as mãos para o céu, pois Latuff está prestes a voltar para Bauru. Novamente na mesma Semana do D’Incao e agora em abril. Aguardo ansioso, para renovar minhas baterias revolucionárias e dar uma escapada em busca de resgatarmos mais algumas estações ferroviárias perdidas interior afora. Ele merece a homenagem e se não vier pego o Paulo Neves de pau. Cliquem na internet "Latuff e Egito" e vejam o resultado.
2. Tenho estado em falta com alguns compromissos com o CODEPAC, pois o trabalho me tem obrigado a faltar de algumas reuniões. Domingo retrasado encontro na feira o amigo Cido, professor de Geografia e marido da também professora ROSIO FERNANDES BACA SALCEDO (na foto, com o microfone) e pergunto sobre ela e se tem ido às reuniões. Fico sabendo da novidade, uma ótima para todos nós daqui de Bauru. Em primeiro lugar a triste, Rosio desligou-se do Conselho municipal, mas por um motivo mais do que justificável. Está fazendo parte do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Rosio engrandecia nosso Conselho, pois é estudiosa do assunto Patrimônio, com belos livros sobre o tema. Peruana de nascimento, representa no Conselho estadual a UNESP, na vaga do Departamento de História da Arquitetura. Estamos mais do que bem representados e acredito que com sua participação temos só a ganhar, como a intensificação para que se tombe de uma vez por todas todo o parque ferroviário de Bauru. Confiram a nomeação, ocorrida desde janeiro clicando a seguir:
http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.a943691925ae6b24e7378d27ca60c1a0/?vgnextoid=528dcf75c7e9b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD&cpsextcurrchannel=1
3. Um fato me chamou bastante a atenção na Feira do Rolo no último domingo e faço questão de reproduzir fotos do mesmo por aqui. Não me canso de escrever sobre livros e livreiros. Além do Carioca, o livreiro mais barato da cidade, ali todo domingo bem defronte o prédio da Associação dos Aposentados, vejo outro nessa semana. Trata-se do filho do seu Bau, esse proprietário de três sebos na cidade. Esse filho também tinha o seu sebo, mas desde que perdeu sua barraca na rua Treze de Maio passou a ser um livreiro ambulante. Tenta fazer vingar uma banca na feira e o vejo no último domingo circulando pelo local com um carrinho de mão a vender livros a meros R$ 1 real. Anunciando seu produto em alto e bom som, oferecia seu produto a preço inimagináveis no mercado. Na barbúrdia instalada no local todo domingo (até apito de Maria Fumaça existia, pois Feira Estação Arte ocorria ao lado), inova na forma de oferecer um produto da mais alta qualidade.

Nenhum comentário: