sábado, 5 de março de 2011

CARTA (61)

SER VIZINHO DO COFRE FORTE DO TIO PATINHAS É... - Carta publicada na Tribuna do Leitor, edição de hoje do Jornal da Cidade - Bauru SP, após tomar conhecimento de que os buracos dos túneis abertos na Nações continuam gerando problemas mil na cidade. Leiam carta abaixo:

O capitalismo é mesmo instigante. Instiga uns contra os outros e algumas vezes da forma mais perversa possível. Vejam o caso dos túneis para planejado assalto aos cofres de uma empresa de valores. No último a ser descoberto, algo mais, ou seja, eles foram feitos debaixo de várias residências e empresas, provocando problemas mil nesses lugares. O último ocorreu ontem quando tudo veio abaixo na avenida Nações Unidas. Daí a prefeitura volta a gastar para efetuar reparos e mais reparos.

Não acho muito justo. E nas casas e empresas, o que será feito, uma vez que o túnel lá permanece? Tudo deve recair sobre os ombros da prefeitura? Não acho essa a solução mais indicada. Tenho outra e acho que todos os envolvidos na questão deveriam buscá-la o mais rápido possível, antes que ocorrências outras ocorram no local.

Tudo muito simples. A tal empresa de valores, com valores inimagináveis lá dentro provoca a cobiça humana. Algo normalíssimo dentro do capitalismo, onde uns tem muito e outros chupam o dedo. Se a empresa levantada ao estilo do cofre forte do Tio Patinhas não sofreu o tal desfalque, essa deveria no mínimo ser acionada e no bom senso assumir toda a responsabilidade pelos prejuízos inerentes a manter tão cobiçada mercadoria tão próxima do provável alcance de perspicazes algozes de plantão.

A insensibilidade da empresa mantendo-se calada, diante do sofrimento de moradores, que só estão tendo os problemas atuais por causa de tão rico vizinho é algo a merecer uma ação do Ministério Público. Deveriam dar graças aos céus em ajudar os vizinhos pelos prejuízos não ocorridos, que certamente seriam imensamente maiores. Se quiserem ajudo nos cartazes para futura manifestação a tocar fundo o coração dos donos de tão lucrativo negócio. Como o negócio do capital é cumulativo, dividir é algo inaceitável, mas reparar lapsos é necessário e justo. Pressionemos nesse sentido.

OUTRA COISA: A los 88 años murió Alberto Granados: La noticia fue confirmada por la directora del Museo del Che Guevara de Alta Gracia, María Inés Carignani. Granado había nacido el 8 de agosto de 1922 en Hernando. Estudió Bioquímica, Farmacia y Ciencias Naturales, y a los treinta años inició un viaje sin rumbo fijo por Latinoamérica -cuya figura interpretó Rodrigo de la Serna en Diarios de motocicleta, dirigida por Walter Salles y protagonizada por Gael García Bernal- con su amigo "Ernestito". "Murió mientras dormía en su residencia de La Habana", señalaron medios venezolanos que citaron fuentes cubanas. Granado vivió en Cuba desde el 23 de marzo de 1961, donde dirigió el Departamento de Genética hasta su retiro, en 1994.
Notícia extraída do diário argentino Página 12, edição de hoje e reproduzida aqui por um simples motivo: Faltam ações e aventureiros como ele e Che, que realizaram nos anos 50 algo meio que inimaginável nos dias atuais. Faltam pessoas como eles hoje e sobram os que aceitam passivamente um pensamento único a dominar o mundo globalizado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a comparação. Faltou comparar os ladrões com os Irmãos Metralha.

Irineu

Mafuá do HPA disse...

Abro o BOM DIA e lá o texto reproduzido abaixo.
Henrique - direto do mafuá

Editorial
Túneis da Nações, o retornoPor coincidência e mero acaso, no mesmo dia em que o BOM DIA publicou reportagem de duas páginas, alertando para o risco de desabamento dos “túneis do crime”, sob a avenida Nações Unidas, um trecho dele desabou. As passagens descobertas no mês passado por servidores da prefeitura foram abertas por criminosos que tinham como meta entrar de surpresa na empresa de transporte de valores Protege.

O desabamento parcial do túnel, na manhã de ontem, felizmente, não causou feridos ou mortos. Mas podia, sim, ser pior. Conforme o BOM DIA mostrou, uma das casas por onde passa o túnel já exibe rachaduras, o que é indício claro de comprometimento da estrutura.

O incrível, neste caso, é que a Prefeitura de Bauru, por meio das Secretarias de Obras e de Negócios Jurídicos ainda estão discutindo qual e como será o envolvimento do Executivo nas eventuais obras de fechamento do túnel.

Conclusão: enquanto a burocracia encastaleda no Palácio das Cerejeiras protela uma decisão emergencial, a população do entorno e mesmo os motoristas que transitam pela avenida Nações Unidas, uma das vias de maior fluxo de Bauru, ficam expostos a riscos de acidentes e até de perder a própria vida.

O aterramento do túnel já deveria ter começado. Ou a prefeitura, por cautela, deveria ao menos isolar a área, ante o risco iminente de acidente.

Cabe à administração a obrigação de aterrar imediatamente o túnel e, paralelamente, buscar recursos para viabilizar o trabalho. As possibilidades são vastas: com recursos próprios ou com verbas dos governos federal ou estadual. Outra ideia é celebrar parceria público-privada com a própria Protege, uma das maiores interessadas no fechamento imediato do túnel. Ou ainda fazer rateio parcial dos custos com proprietários de imóveis do entorno que, certamente, estão preocupados com prejuízos patrimoniais e até com a própria vida.

O que não dá é deixar como está para ver como é que fica. E empurrar a questão com a barriga e deixar para amanhã o que deveria ter sido feito ontem.

O poder público tem que agir já. Não fazer nada até aqui é uma omissão quase criminosa, que beira a irresponsabilidade. Será que o prefeito Rodrigo Agostinho e secretários vão esperar morrer alguém ali para, hipocritamente, vir a público para lamentar a “fatalidade”?.

Especialistas ouvidos ontem pelo BOM DIA apontam que o risco de desabamento do túnel é iminente. É preciso agir com rapidez, sem lenga lenga e com respeito aos direitos dos cidadãos.

Anônimo disse...

O asfalto caiu e o culpado sumiu!

Semana passada, fez “aniversário de um mês” o túnel cavado por criminosos sob a avenida Nações Unidas, em Bauru. A cidade que briga com as chuvas, mais uma vez, teve a “ajuda” dela, evitando que prejuízos maiores acontecessem. Nesta semana chuvosa, por volta das 6 da manhã, de acordo com Lázaro Lima, funcionário da Emdurb, o asfalto sobre o túnel cedeu. A via, sentido Rodoviária-Centro, ficou interditada do meio-dia às 18h30 para análise e reparos.

Causando transtorno ao trânsito bauruense. Há um mês atrás, após período intenso de chuva, a população solicitou à Prefeitura Municipal de Bauru reparos ao asfalto da quadra 3 da avenida Nações Unidas, onde os funcionários, ao fazerem o serviço, localizaram a “obra” do crime organizado. Um túnel com 30 metros de extensão.

De acordo com a polícia que investiga o caso, a obra partia da galeria pluvial abaixo do canteiro central e tinha como objetivo (que já estava quase alcançado!) a empresa de segurança patrimonial e transporte de valores Protege.

Depois de 15 dias, quando o assunto já não estava mais tão quente, dois funcionários da Protege (empresa alvo do túnel) monitorados por policiais civis “desbravaram a obra” e se depararam com o “QG” dos bandidos: uma casa, a 150 metros de distância dos cofres e carros-forte (tão desejados) da Protege, que dava início a rota pela qual os criminosos aces-savam a galeria.

E agora, por coincidência, após discussões sobre as investigações policiais que ainda não encontraram suspeitos e a falta de mobilização da prefeitura em averiguar e tapar a escavação irregular de aproximadamente 150 metros, foi publicado no Jornal da Cidade de Bauru trechos da entrevista em que o secretário de Obras, Eliseu Areco, revela que “não sabe o que fazer”. “Sinceramente, eu não sei. Não há qualquer planejamento para o que possa ser feito naquele túnel. O que a Secretaria de Obras poderia fazer já foi feito”, declara o secretário.

Até o momento, a informação é de que ninguém se machucou e nenhum veículo foi danificado com o afundamento do asfalto. Dos males, os menores? Precisa algo sério acontecer para decidirem interditar as vias sobre o túnel criminoso? E as residências, sobre ele, que têm apresentado ranhuras e rachaduras?

É é preciso se organizar! Mais um fato no nosso país, agora na nossa cidade, que comprova que o crime é mesmo bem mais organizado que as atitudes dos que protegem e governam a nossa sociedade.


Karen Soares de Aguiar


Henrique
Essa carta saiu hoje na Tribuna do Leitor do JC e como não sei se vc que está viajando a viu, reproduzo aqui.
André

Anônimo disse...

Já percebeste que o pessoal da tal empresa não se pronuncia. É como se não fosse com eles. Querem e estão largando a batata quente para a Prefeitura. Como disse, Ministério Público neles.

André Ramos

Karen S. A. disse...

Olha a minha carta aí! =D
Obrigada!!!