sábado, 19 de março de 2011

DICAS (72)

UM "ENXAME" A CONTAGIAR A CULTURA BAURUENSE
Reclamar faz parte do modo de agir de muitos. A reclamação isolada, sem a ação demonstra a necessidade de alguma mudança, sem que se coloque a mão na massa. Resolve pouca coisa. Um grupo de jovens artistas bauruenses, o ENXAME COLETIVO (http://www.enxamecoletivo.org/ ) propõe a união das duas coisas. Incomodados com a letargia do Conselho Municipal de Cultura, que não se reune regularmente e quando o faz, o quorum é baixo e as discussões não muito produtivas, coloca a mão na massa e instigam os agentes culturais da cidade a se movimentarem para modificar a situação. Nada como um bom e revitalizante impulso dos jovens a movimentar com mais rapidez as rodas de um moinho.

Athur Faleiros, pelo Enxame e Taís Capelini, pelo Grupo AGR enviaram e-mails aos mais diversos agentes culturais de Bauru nas últimas semanas e marcaram uma revitalizante reunião na manhã de ontem, sexta, 18/03, 9h30, nas instalações do Centro Cultural, junto ao Teatro Municipal. Muitos receberam o convite para a reunião, mas somente nove lá estiveram e isso não desmotiva os organizadores, pois trata-se de um pontapé inicial. Algo do convite: " O Enxame Coletivo - núcleo de produção e fomento à cultura independente - vem por meio deste e-mail fazer um convite e lhe apresentar um projeto de articulação da classe artística e produtora local para o desenvolvimento da cultura em Bauru. Como já é bem sabido as políticas públicas para a área da cultura na cidade - e não só aqui - deixam a desejar. Tendo em vista o (não) funcionamento do Conselho Municipal de Cultura, do Fundo e da Lei de Incentivo à Cultura decidimos dar inicio à organização de um Fórum para debater, entender e alterar/efetivar o funcionamento dessas ferramentas para catalizar os avanços no setor. O objetivo do evento é promover a articulação da sociedade cívil e o esclarecimento dos mesmos acerca do funcionamento, missão e estrutura dessas ferramentas de desenvolvimento e estimulo da produção cultural. A proposta surge como reflexo de um movimento suprapartidário que é o Partido da Cultura (PCult) e tem como objetivo fazer com que a Cultura seja vista e pautada nas esferas públicas com respaldo da sociedade cívil. O PCult é um movimento da sociedade cívil que busca o comprometimento do primeiro setor para fortalecer a presença da Cultura nas assembléias, câmaras, prefeituras e metaforicamente recebeu o nome de “Partido” da Cultura, em uma provocação ao sistema político vigente e aos produtores culturais ao tomarem partido pela Cultura como posicionamento político. Pensando nisso, convidamos você para participar e construir junto conosco esse Fórum Municipal de Cultura que deve acontecer no dia 09/04/11 antecedendo as eleições do Conselho Municipal de Cultura, prevista para o mesmo mês".

Gosto de ações claras, objetivas e com resultados rápidos. Alguns pontos básicos para a realização do Fórum são não só a renovação e oxigenação do Conselho de Cultura, como verificação de cadeiras cativas inoperantes, a presidência do Conselho ser do Secretário de Cultura, a falta de um Regimento Interno direcionando as ações e num todo, discutir mudanças no Fundo e Lei de Incentivo à Cultura. "A gente tem que protagonizar e isso é não esperar. Não ir a reboque, ter o protagonismo como ação", afirma Arthur. Participei à convite de José Augusto Ribeiro Vinagre, ex-secretário Municipal de Cultura. A data do Fórum está confirmada e as discussões para sua realização e as proposituras de ações culturais estão sendo viabilizadas via a criação de um grupo de e-mails, visando compartilhar informações. Façamos contato pelo: cultura-em-bauru@googlegroups.com . Saímos de lá 12h e pouco tempo depois a Ata do encontro já estava disponível em meu e-mail (alguns partidos políticos podiam se inspirar nisso). Adoro jovens instigadores, ainda mais num mundo como o atual, a predominar a letargia, o consumismo barato e desenfreado, aliado a um pensamento único. Sigo com esses.

TRÊS COISAS DESSE SÁBADO: Primeiro a ação PROTESTO NO CALÇADÃO, combatendo a iniciativa da Prefeitura Municipal em privatizar o plantão-médico do Pronto Socorro do Bela Vista, à partir das 10h da manhã. Depois, começando às 12h, o evento CHORA CARNAVAL, no Saudosa Maloca com a banda de Piratininga, a FURIOSA, regado a uma feijoada. Por fim, 16h, com os dedinhos cruzados NOROESTE X PONTE PRETA, onde as esperanças serão colocadas na ponta de chuteiras de um time que em 13 jogos ganhou uma partida e restando 6, necessita de pelo menos 3 vitórias para fugir do rebaixamento. Como não rezo, me limito a torcer.

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Henrique,
Bom Dia!

Grata pelas informações.

Os grupos SAC e ATB, não foram informados deste encontro.

bjs
regina ramos

Anônimo disse...

Henrique, gostei de mais do texto!
Ótimo relato sobre a experiência de ontem.


Gostaria de postar do site do enxame se você não vir problemas.
Caso concorde com a idéia, pode me mandar o código HTML do texto?

Aguardo sua resposta.
Obrigado pela presença e participação ontem e pelo ótimo texto.


Estamos Juntos.

Abraços.
Atenciosamente,


Artur Faleiros
Enxame Coletivo
(14)9608-0905

Anônimo disse...

Henrique,

Obrigada pelas fotos! Dei uma olhada no seu blog também, gostei muito! Parabéns!

Se tiver curiosidade, o blog do Grupo AGR é www.grupoagr.blogspot.com

Beijos,

Taís Capelini

Anônimo disse...

Henrique!
Obrigada por me colocar a par do acontecido no encontro.
Fui convidada e não compareci por problemas particulares, mas tenho interesse em apoiar essa tomada de posição dos artistas da cidade.
Me mande sempre as notícias e convocações para os próximos encontros; prometo estar presente .
Beijo
Hilda Campos

Manu disse...

O bom é que mesmo quando eu não fico sabendo das coisas a tempo, em seguida acabo informada por este grande cara. Valeu Henrique!
Valeu Artur e Taís (querida)!
abraços.

Anônimo disse...

henrique

como eu oro, agradeci a vitória de 1 a zero entre norusca e ponte preta. apesar do otacílio neto ter caído aos 30 segundos... ao menos fez um golzinho - mesmo que... derrubando o goleiro da ponte (a macaca...). beijo da ana bia

Anônimo disse...

Olá, Henrique...
Não recebi esse convite... por isso não apareci...
Beijão
MADÊ CORREA

Anônimo disse...

Olá pessoal,


como combinamos um dos primeiros encaminhamentos que tivemos como grupo foi a elaboração de uma carta-convite que potencializasse a estruturação desse nosso grupo de discussão.


Comecei a esboçar alguma coisa aqui, quem quiser dar uma olhada.


Acho legal a gente fechar um texto bacana para conseguir ter um feedback positivo e garantir as adesões.


Segue o esboço da carta, sugiro que para elaborarmos esse doc de forma coletiva que quem sentir necessidade de escrever e sugerir ooutras coisas escreva no mesmo doc, mas com outras cores para vidualizarmos (criar legenda nome - cor)


https://docs.google.com/document/d/1B94xipzXv8OOLhSTykJ1ahXyARxU8RN-Tf9RDLohOHw/edit?hl=en#


Vamu que vamu.
Fortalece nossa bancada e preparar para qualificar e expandir cada vez mais esse grupo.
Atenciosamente,

--
Artur Faleiros
Enxame Coletivo
Comunicação Palco FdE
(14) 9608-0905


@ArturFaleiros
@EnxameColetivo
@PalcoForadoEixo

Anônimo disse...

PELO
QUE
DEU
PARA
PERCEBER
MUITA
GENTE
NÃO
FOI
AVISADA
OU
NEM
FICOU
SABENDO
DESSA
REUNIÃO.

SERIA
INTERESSANTE
ELES
TEREM
FEITO
ISSO
AVISANDO
A
CLASSE
ARTÍSTICA
DE
FATO.

PROPONHO
COMEÇAR
TUDO
DE
NOVO,
COM
TODOS
SENTANDO
NA
MESMA
MESA.

E
QUEM
VAI
ESTAR
ENCABEÇANDO
ESSAS
REUNIÕES.
ME
DEIXE
CLARI
ISSO,
POR
FAVOR.

QUE TAL . . .