terça-feira, 13 de setembro de 2011

COMENTÁRIO QUALQUER (89)

SEIS PESSOAS, CINCO SITUAÇÕES DISTINTAS COMENTADAS AQUI E AGORA
1. CHICO CARDOSO é meu amigo do peito, artesão de madeira, o dos trens. Ferroviário desses a nunca abandonar seu posto de vigília. Está novamente nessa semana lá em Sampa participando de mais um Revelando São Paulo, mostrando o que Bauru sabe fazer e bem feito. Um lutador e desbravador de apoios. Sabe cavar seu espaço, com abnegação e mais que isso, mostrando a imponência de sua arte. Parei várias vezes em sua casa por esses dias e o homem nem respirar estava podendo, tal o volume de coisas que aprontava. Cheguei num momento em que estava a transportar o já aprontado, lotando seu carro em todos os poros disponíveis. Mesmo na adversidade, sempre sorridente e disposto a enfrentar os tais moinhos de vento (ou seja lá o que forem) com suas parcas forças. O fato é que Chico está lá, mostrando um pouco de uma das verdadeiras artes de Bauru. Esse bate nas onze, jogando bem em todas, faz e acontece também num coral lá no Gasparini e quando tem tempo livre e a mulher (desculpe dona Fátima) deixa, nos encontramos no Alfredão para sofremos juntos pelo Noroeste. Chico não tem medo de cara feia.

2. MADÊ CORREA é minha amiga do peito, atriz e diretora teatral. Esteve em tantas atividades teatrais, que mensurar isso é tarefa que não me proponho fazer, pois perderia a conta. Essa aqui uma guerreira como poucas. Viu o diabo de perto, com um péssimo súbito, que por um período insistia em lhe acompanhar. Aroeira pura, não se vergou e com a melhora da saúde, foi à luta e vai estar presente no espaço da Casa Ponce Paes, dias 17 e 18/09, apresentando seu novo brinquedinho teatral, o espetáculo da Cia Celeiro da Arte, “La Vita Passa”, com direção e atuação dela própria. A Casa Ponce não permite cobrança de ingressos, essas são as normas do espaço e devem ser respeitadas, assim como todos devemos respeitar e estar ao lado dos verdadeiros artistas em todos os seus momentos, os bons e os nem tanto. O mínimo que podemos fazer nesse momento é darmos um quinhão de contribuição para essa grande artista de nossa terra adquirindo Convites de Apoio. Madê merece muito mais que isso, pois é dessas que não possuem medo nenhum de caras feias.

3. TATIANA CALMON é minha amiga do peito, valente obreira de tudo quanto é ação voluntária pelo engrandecimento dessa cidade, estado e nação. Penou por alguns meses após passar por uma cirurgia mal concluída de redução de estômago. Para se salvar acabou tendo que refazer a mesma mais duas vezes e um “touro” como sempre foi, resistiu bravamente a essas provações todas. De fato emagreceu, mas sofreu um bocado e nesse momento quando a vejo com novos ares, esperança renovada e com uma verdadeira luz no fim do túnel, só posso me sentir mais feliz que pinto no lixo, pois Tati está dando a volta por cima. Não conseguiu chacoalhar o corpanzil na Parada desse ano, pois os pontos não estavam totalmente cicatrizados, mas promete que domingo que vem estará saindo da toca para a primeira atividade cultural fora de casa após a convalescença. Iremos num grupo lá no Jardim Botânico assistir o show do maestro George Vidal. Peguem leve com a menina e a apertem de leve, pois ainda não está agüentando um tranco de acordo. Tatiana nunca teve e nunca terá medo de cara feia.

4 e 5. MARIZA BASSO e KYN JUNIOR, são amigões do peito, gente que ralam pra dedéu e levam o nome de Bauru para todos os cantos desse país. De uns tempos para cá já são quase moradores do Rio de Janeiro, tanto que o Kyn já fala acariocado e a Mariza anda levando a vida malemolentemente. Agenda cheia, país afora, eis seus caminhos: “Aproveito este e-mail para passar nossa agendinha do mês de Setembro, se for possível divulgue assim pessoas que nos amam tem como ficar por dentro e falar bem ou mal (rsrs). Estaremos por aqui no Rio em nossa temporada no SESC TIJUCA e no meio aproveitando para pesquisar e assistir muitos espetáculos, preparando a BONECOS BAURU 2. Como não pudemos ver o Festival SESI BONECOS DO MUNDO em São Paulo conseguimos ver aqui no Rio e foi um sucesso com a competência SESI. Na terça, 13/09 caminhamos para Belo Horizonte onde participaremos de um evento enorme da Fundação Dom Cabral para executivos empreendedores. Voltamos ao fim de semana no Rio e finalizamos nossa temporada no SESC TIJUCA, sábado 17/09 e domingo 18/09. Na segunda-feira rumamos para Blumenau onde participaremos do FENATIB - Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau, dia 20/09, com 03 apresentações. De lá voamos para Fortaleza - CE onde nos apresentaremos dia 24 e 25/09 no Theatro José de Alenvar (http://www.secult.ce.gov.br/equipamentos-culturais/theatro-jose-de-alencar/theatro-jose-de-alencar ). De lá direto para Maringá PR, com"O Circo dos Objetos" dia 27/09 no FESTEBOM. Pensa que acabou...engana-se de Maringá voamos para os céus paulistas de Marília onde apresentaremos o espetáculo "João Come Feijão" no dia 29/09 é aí com certeza mataremos a saudades de nossos familiares e amigos e que o meu amigo ICO do Bar do Aeroporto me aguarde!”, esse o corre-corre nas palavras do próprio Kyn. Esses dois não possuem medo nenhum de caras feias.

6. MANITO não é amigo do peito, mas um dos profissionais que sempre babei na fronha, um dos reis dos instrumentos de sopro desse país. Tenho o orgulho de tê-lo presenteado décadas atrás com um LP do Bocato, que ele não tinha em sua coleção e lá uma canção em sua homenagem. Manito nos deixou dia 09/09, levado que foi por essa doença que chega e não sai mais do corpo da pessoa. Sempre que sabia de sua presença lá no Templo ia bater cartão e confesso aqui, que procurado por Fernando, estava intermediando junto ao Elson Reis, nosso secretário de Cultura, uma data para um grande show lá no Teatro Municipal em sua homenagem e para levantarmos apoio financeiro para uma infinidade de despesas causadas por doenças. Era um pedido do Fernando, desses que Elson concordou de imediato, mas o implacável tempo deu as caras antes da concretização. Se preciso for, faremos o evento (ainda mais agora), pois despesas mal ajambradas é coisa inerente a todos nós, que fazemos de nossas vidas algo vivido intensamente, sem dó e piedade. Quem quiser vê-lo tocando, clique nesse meu texto publicado aqui no mafuá em 28/07/2010: http://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=MANITO+NO+TEMPLO+BAR Manito nunca teve medo de cara feia.

2 comentários:

Anônimo disse...

QUE LINDO....
AI, HENRIQUE...
VC É O MÁXIMO...OBRIGADA...
BEIJOS...
MADÊ.

Anônimo disse...

um “touro” como sempre foi, resistiu bravamente a essas provações todas." adorei muitão isso do HPA!"

Juliana Leitão