quarta-feira, 8 de maio de 2013

DIÁRIO DE CUBA (61)

TEM GENTE COM MEDO DOS MÉDICOS CUBANOS ATUAREM NO BRASIL 

“Só em 2011, médicos cubanos recuperaram a visão gratuitamente de2 milhões de pessoas em 35 países. A virulenta reação do Conselho Federal de Medicina contra a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalhar em áreas absolutamente carentes do país é muito mais do que uma atitude corporativista: expõe o pavor que uma certa elite da classe médica tem diante dos êxitos inevitáveis do modelo adotado na ilha, que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde. Essa não é a primeira investida radical do CFM e da Associação Médica Brasileira contra a prática vitoriosa dos médicos cubanos entre nós. Em 2005, quando o governador de Tocantins não conseguia médicos para a maioria dos seus pequenos e afastados municípios, recorreu a um convênio com Cuba e viu o quadro de saúde mudar rapidamente com a presença de apenas uma centena de profissionais daquele país. A reação das entidades médicas de Tocantins, comprometidas com a baixa qualidade da medicina pública que favorece o atendimento privado, foi quase de desespero. Elas só descansaram quando obtiveram uma liminar de um juiz de primeira instância determinando em 2007 a imediata “expulsão” dos médicos cubanos”, dessa forma o blogueiro Pedro Porfírio descreve a urticária a dominar a classe médica brasileira diante de um anúncio da presidente Dilma, somente ainda cogitando trazê-los , diante da impossibilidade de assegurar a presença de profissionais brasileiros em mais de um mil municípios, mesmo com a oferta de vencimentos bem superiores aos pagos nos grandes centros urbanos. Seria ótimo a concretização disso, pois mostraria a todos como a medicina de hoje no país é mercantilista, elitista e serve a uns poucos, não a maioria da população.

Sintam como está sendo a reação de alguns bauruenses. “Até os anos 60, o serviço médico oferecido pelo governo atendia perfeitamente a toda a população. Porém após esses anos, os hospitais começaram a receber menos investimentos e foi PRIORIZADO o investimento em clínicas particulares criadas por médicos políticos ou seus parentes, e hoje é o que assistimos, estenderam-se e não oferecem bons atendimentos”, Lourdes Sampaio. “Os médicos virão para cobrir as lacunas que os formados em escolas elitistas das capitais e regiões ricas deixaram, recusando-se a atender os pobres do SUS em regiões mais afastadas, os chamados grotões. Os nossos médicos elitistas só querem atender por planos de saúde e em regiões ricas. Se os médicos brasileiros não querem atender nas regiões mais pobres e afastadas, por que não colocar médicos de fora? Não é só o Brasil que está importando médicos: o Canadá, a Austrália e vários outros países estão fazendo o mesmo”, João Ranazzi. “Uma enfermeira amiga minha disse que trabalha no Hospital Estadual de Bauru há dez anos e, nesses dez anos conheceu APENAS DOIS MÉDICOS, verdadeiramente comprometidos com a medicina e com a saúde pública. APENAS DOIS EM 10 ANOS! Os demais, ou são carniceiros, ou estão médicos pelo dinheiro, ou estão médicos porque a família assim exigiu, ou simplesmente pelo STATUS. Compromisso que é bom... NADA!!! O que dizem disto, os que bravejam contra a vinda de médicos de Cuba para o Brasil?”, Duílio Duka. ”A maioria dos médicos brasileiros são avarentos e só gostam de atender quem tem muita condição financeira!!!”, Luiz de Brito Cavalcante. “Formam-se às nossas custas (em escolas públicas) e depois negam atendimento ao povo ou, fazem pior, recebendo salários e não cumprindo suas jornadas. Tem gente que se diz grande no meio que cansou de fazer isso... Mas não precisava trazer os cubanos. Bastaria exigir (e fiscalizar uma contrapartida) daqueles que se formam em escolas públicas ou com bolsas de estudo. Exigir que eles trabalhem durante um determinado tempo nos postos de tempo nos postos de medicina publica que possuem gargalo... Mas, isso, talvez, não atendesse ao viés ideológico que f... esse país há décadas...”, Jair Aceituno.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ah essa classe médica me enoja, não basta os "playba" filho de pai mais "playba" que só vai trabalhar em clinica particular porque o dinheiro que lhe supre as "necessidades" são insanos digamos assim, formam nas universidades públicas e nunca vão servir a sociedade!! Que venham os médico cubanos e que o processo de inclusão dos menos favorecidos nas universidades públicas dê frutos o mais rápido possível!!
BRUNO LOPES

Anônimo disse...

SE OS MÉDICOS BRASILEIROS FOSSEM MENOS DINHERÍSTICOS E MAIS HUMANOS (ALGUNS SÃO MARAVILHOSOS) E NÃO FICASSEM FAZENDO CHARME E POSE PRÁ ATENDER AÍ SIM NEM IA PRECISAR DISSO QUE ESTÃO FAZENDO MAS, ATÉ AS PESSOAS QUE PAGAM CONVÊNIOS MÉDICOS PARTICULARES DO TIPO UNIMED E OUTROS, ATÉ ESSAS PESSOAS ESTÃO TENDO DIFICULDADE NO ATENDIMENTO, PRÁ MARCAR CONSULTA E MUITOS NEM VAGAS NO HOSPITAL ESTÃO CONSEGUINDO... UM ABSURDO VC QUERER MARCAR UMA CONSULTA PELA UNIMED QUE VC PAGA E PAGA CARO E A ATENDENTE (POR EXEMPLO) EM ABRIL, DIZER QUE SÓ TEM VAGA PRÁ SETEMBRO... PÔ, NINGUÉM QUER CONSULTAR MÉDICO PRÁ FAZER A UNHA OU O CABELO, QUE LIGA PRÁ MÉDICO ESTÁ DOENTE OU SE SENTINDO MAL... QUE VENHAM MESMO ESSES PROFISSIONAIS, QUE ISSO SEJA UM INÍCIO DA REFORMA DOS SERVIÇOS MÉDICOS NO PAÍS, CHEGA DE MÉDICOS MILIONÁRIOS AS CUSTAS DAS PESSOAS ENFERMAS E QDO ESSAS ENFERMAS PRECISAM OU PAGAM PARTICULAR OU ENTRAM NA FILA. DEMOROU PRO GOVERNO COMEÇAR A DAR UM BASTA NESSE POUCO CASO (POR PARTE DE MUITOS MÉDICOS) E NA FA FALTA DE CUMPRIREM AQUELE TAL JURAMENTO QUE É MAIS UM FOLCLORE DO QUE REALIDADE.
JOSE LUIZ SCHUBERT

Anônimo disse...

A CRUEL DITADURA DOS CASTRO - Denúncia do El País: família de refugiados cubanos, que deixou a terrível ilha comuno-cripto-castrista para viver a bonança e a plena liberdade da Espanha democrática, em 2011 vive drama sem fim. Sem emprego, o casal e três filhos deixou de pagar o aluguel da casa, em julho passado. Foi despejada, com força policial, como convém às boas democracias. A situação dos refugiados cubanos na Espanha tornou-se problema sem solução, num país em que a taxa de desemprego bate os 27%. Foi escolha deles...

http://ccaa.elpais.com/ccaa/2013/05/07/valencia/1367923702_932097.html

Dos detenidos en Alicante en una

Gilberto Maringoni

Anônimo disse...

OS MEDICO BRASILEIRO TAÕ CHEI DE BANCA PENSANDO EM GANHAR MUITO DINHEIRO EM POUCO TEMPO E COLOCA O DINEIRO EM PREMEIRO LUGAR E ISSO AI TRAZ MEDICO CUBANOS QUEM SABEM OS DAQUI TOMA VERGONHA NA CARA E FICA MAIS HUMANOS E ATENDE MELHOR ATE PORQUE NÃO CONHEÇO NEM MEDICO QUE GANHE SALARIO MINIMO E MOREM EM FAVELA E VCS CONHECE
Franco Martins

Anônimo disse...

A quem os médicos cubanos assustam? Certamente não aos que necessitam desesperadamente de atendimento médico. Mas aos que lhes negam esse atendimento e se concentram nas áreas mais ricas das grandes cidades atendendo clientela rica, sem compromisso social, apesar de se terem formado em universidades publicas, nos melhores cursos de medicina do Brasil. Emir Sader

Jacques Chaban

Ana disse...

o sr ja foi a cuba? ja foi atendido por algum medico cubano? tem algum familiar, amigo, conhecido q trabalhe em saúde no interior do país? bauru é uma megalópole perto do interior de verdade do brasil, ok? ja trabalhou e tomou calote? tem alguma filiação político partidária? se tiver conhecimento e isenção, vamos discutir, se for mais um petralha alienado mané, deixa pra lá...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É uma vergonha pra mim saber que pessoas cultas, na teoria, que usam seu tempo em blogs de politica ( o que é otimo ) tenham essa visao dos medicos!

EU sou estudante de medicina, quase formado, cansei de fazer trabalhos voluntarios (ainda faço) principalmente pela imagem de meu pai, tambem, medico, que tem 2 filhos, mulher, cachorro e suas proprias contas e que trabalha voluntariamente toda quinta e sextas-feiras.

Vocês adoram criticar mas tenho certeza absoluta que nao sabem o que falam e que nem tem parentes medicos. Muitos, mas muitos amigos meus fazem trabalho voluntario.. mais de 15 amigos foram trabalhar de graça nos "medicos sem fronteiras" aqui mesmo no Brasil.

Nao sou "playba", nem filho de playba (meu pai trabalha das 7 as 19 de segunda a sabado, sem contar plantoes). Peço encarecidamente um pouco de respeito com a minha classe e apoio da populaçao para que o governo forneça condiçoes de trabalho aos medicos e isso inclui condiçoes minimas de trabalho como instalaçoes, aparelhos, CADEIRAS, MESAS e BEBEDOURO!!! Alem de CLARO, salarios dignos e planos de carreira!

Se pra voce, que eu nao sei se estudou ou nao, ganhar 5 mil reias por 40h/semana depois de ter estudado como um maluco por muito, mas muito mais que seis ano, para ter a vida de pessoas em sua maos e se sentir totalmente impotente e limitado te faz feliz, o problema é seu! Eu so nao quero ter minha propria conta de quantos morreram nas minhas maos por nao ter um minimo e barato desfibrilador.

Existem sim milhares de medicos "dinheristicos", "mercenarios", "playbas", mas nao pre-julguem quem sacrifica a propria vida pra salvar a sua. Graças a Deus esse medicos desprezíveis ainda sao a pequena minoria!

Obrigado pessoal e bom fim de semana!!

Pedro A.

Anônimo disse...

Vocês são alienados ou sem conhecimento mesmo?

Vocês sabem quanto o SUS paga por uma cesariana? R:80,00 e por uma sessão de fisioterapia de 45 minutos? R: 8,00, um exame de audiometria: 14,00. BRUTO, sem descontar impostos.

"Playba" são vocês, difícil e ser eu, esperar 6 meses para o governo pagar 200 reais. Deve ser bom ter dinheirinho todo mês, não sei vocês sabem melhor do que eu. Fácil é vir aqui cheio de argumento do que medico pode ou não pode.
Tem gente atendendo em cozinhas, em condições desumanas, sem a medicação básica, outro dia uma criança morreu por falta de vitamina K! O médico tem que chorar escondido e levar um processo nas costas porque o "erro médico" está na moda. Vão se informam, falem do que sabem não do que acham. Os médicos brasileiros não são contra a contratação dos cubanos ou de qualquer outra nacionalidade, são a favor desde que haja revalidação do diploma como há em qualquer outro país. Vocês ao menos sabem como é a formação em Cuba? Se vocês não sabem o que sanitarista significa, não deviam nem dar suas opiniões, seus achismos. 89% deles não passam nos exames de revalidação. Bando de ignorantes sem cultura!!!