quinta-feira, 9 de maio de 2013

FRASES (105)

OS NOMES DOS CORRUPTORES ESTÃO AÍ, MAS NINGUÉM OS QUER DIVULGAR – POR QUE
Começo meu dia ouvindo rádio, 94 FM, Informa Som e lá a Pesquisa do Dia anunciava: “Com o avanço da tecnologia e o fim da privacidade já quase não há mais crimes que não sejam desvendados?”. Paulo Sérgio Simonetti, comandando o bate papo enfatiza: “Num tempo onde o crime ocorre e já quase no mesmo momento ficamos sabendo de tudo, vemos as fotos dos suspeitos por todos os meios de comunicação, você acha ainda possível ocorrer demora em desvendar crimes. Ligue e opine”. Tentei ligar, mas a linha telefônica estava congestionada. Fiquei na vontade. Minha resposta seria: “Não. O que mudou foi que o pobretão é exposto na hora e o crime político, o onde ocorre algum interesse comercial entre empresa jornalística e criminoso, onde o dono de elevado capital ou consideração social, esse ainda não tem seu nome, nem sua foto revelados”. O faço agora e justifico.

Nessa semana em Bauru os jornais deram em destaque: “OFICIAIS DE JUSTIÇA E EMPRESÁRIOS SÃO PRESOS ACUSADOS DE CORRUPÇÃO”. Fui ler as matérias em ambos os jornais e nada dos nomes e não notei nenhum “Sigilo de Justiça” em vigor. O que ocorreu (e ocorre muito) são proteções estabelecidas ao bel prazer, de pessoas, nomes, empresas e quando isso não ocorre, uma exposição imediata. Pela internet, uma febre em descobrir os nomes dos tais Oficiais da Justiça. Eu mesmo, confesso, entrei na febre. Ontem me deu um click e parei com tudo. Por que descobrir só os nomes dos corruptos, dos tais Oficiais? Quero mesmo é ver revelado o nome das empresas e empresários CORRUPTORES, esse sempre o elo mais forte de todo imbróglio.

Veja só, para agilizar seu instigante negócio financeiro, algumas cobradoras (existem muitas em Bauru), mancomunaram-se com os oficiais e agilizaram o processo, destituindo das pessoas bens numa rapidez e stonteante. Um paga, outro ganha e o consumidor perde o bem antes do tempo. Quem é o pior nisso tudo? Estamos acostumados a ficar satisfeitos com o nome de peixes miúdos e nem nos preocupamos com a divulgação e punição dos grandões, os que mantém o sistema da corrupção ativo. A corrupção vive por causa desses, esses a promovem, a sustentam.

Portanto, não me venham divulgar os nomes dos miúdos, os bragrinhos de pequeno porte, quero mais é saber quem bancou esse esquema todo. Isso sim interessa e pelo visto, não desperta tanta curiosidade quanto saber o nome de algum conhecido oficial envolvido no esquema de corrupção. Quem vai ter coragem de divulgar o nome dos MONSTRENGOS. Se a lista das empresas e nomes deles saírem, aqui serão publicados, pois segundo o InformaSom demonstra hoje cedo em sua pesquisa, a tecnologia permite o crime acontecer e quase instantaneamente ser divulgado. Como seria bom se isso servisse para tudo!!
OBS.: As fotos são da imprensa bauruense e tiradas no momento das detenções.


11 comentários:

Anônimo disse...

Apoio , que os nomes sejam divulgados, o cidadão tem o direito de saber, porque muitos foram prejudicados. Vou além que seja dado o nome dos serventuários dos cartórios que também favoreceram o andamento dos processos, as Varas competentes, não são apenas os oficiais de justiça e advogados, existem mais coisas mais pessoas envolvidas nesse esquema. Os nomes devem ser divulgados. Assim deixa transparecer que pessoas e cargos importantes estão envolvidas. Claro que antecipar o julgamento e fritar os ovos antes de uma condenação e provas é errado, no entanto, essa questão deve ser pública. Como as pessoas vão acreditar no Poder Judiciário se não for transparente. Ressaltando pessoas foram prejudicadas no andamento do processo, não tiveram tempo do contraditório, portanto, a transparência é necessária.


Maria Cristina Zanin Sant'Anna

Anônimo disse...

Meu caro Watson, as empresa todos nos sabemos, mas não podemos falar devido ao segredo de justiça. Esse tal segredo de justiça só serve para acobertar os tubarões baleias, que banca a imprensa local, que também é culpada. Agora, os oficiais que se cuidem, pois serão demitidos a bem do serviço público.
Ademar Aleixo

Mafuá do HPA disse...

Zanin, obrigado, é isso mesmo. É que divulgam nuns casos e noutros se fingem de mortos.

Ademar, pelo que sei nesse caso não existe o Segredo de Justiça, o que existe mesmo é o Segredo Comercial em não divulgar nomes de anunciantes, amigos, interesses comerciais, etc e etc. Dois pesos e duas medidas.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Não seria: "...NINGUÉM OS DIVULGA..."? Desde a escola primária aprendi concordância verbal. Você, não?
(pelo facebook)
Elza Caputo

Mafuá do HPA disse...

Bate papo internético aqui reproduzido:

HPA: Elza, eu sou mesmo um analfabeto, nunca aprenderei nossa difícil língua e aos 53 nem sei porque insisto em continuar tentando. Porém, prefiro errar e escrever sobre o certo, do que escrever certo e opinar sobre o errado. Estamos acertados assim?

ELZA: Meu amigo, não tenho acerto a fazer contigo. Nossas opiniões políticas são diametralmente opostas. Só te digo que quem escreve tem que se preocupar com conteúdo e forma. Caso contrário, tudo fica comprometido.

HPA: Elza, errado, me preocupo sempre com o conteúdo, a forma eu corrijo na medida do possível, pois o espaço me permite fazer isso. E o tema aqui é outro e pelo visto defende o outro lado da moeda, não?


POR ENQUANTO, FOI ISSO. E MAIS: não vou corrigir meu erro, ele fica aí exposto, como um osso fraturado e exposto, demonstrando meus erros. Ficam para todos avaliarem onde erro e onde acerto. Elza, tem 80 anos, uma vida voltada na defesa dos abastados e eu no lado oposto. Ela lá com seus acertos, eu cá com meus erros.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Vamos trazer a público os nomes. Isso é o que interessa, com português escorreito ou não.
Dulce Maria Kernbeis

Anônimo disse...

OPERAÇÃO INJUSTIÇA E A MENTIRA TEM PENA CURTA

AO CONTRÁRIO DE QUE ESTÃO PUBLICANDO POR AI NÃO HÁ DECRETAÇÃO DE SEGREDO DE JUSTIÇA REFERENTE A DIVULGAÇÃO DOS NOMES, FOTOS OU IMAGENS DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA, ADVOGADA E EMPRESÁRIOS PRESOS NA OPERAÇÃO INJUSTIÇA POR CAUSA DA CORRUPÇÃO QUE EXISTIA DENTRO DO FÓRUM
O DECRETO DE PRISÃO DO EXCELENTÍSSIMO JUIZ UBIRAJARA MAITINGUER DA 4ª VARA CRIMINAL DO FÓRUM DE BAURU SÓ COLOCOU COMO SIGILO AS INTERCEPTAÇÕES DAS GRAVAÇÕES...NADA MAIS!
PORTANTO SE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NÃO ESTÃO DIVULGANDO, DEVEM SE EXPLICAR PARA A SOCIEDADE...MESMO PORQUE QUANDO É PESSOAS POBRES QUE COMETEM DELITOS SUAS IMAGENS, FOTOS E NOMES SÃO ESCANCARADOS SEM NENHUM TIPO DE CAUTELA.
PEDRO VALENTIM

Anônimo disse...

Parabéns querido pelo tema exposto ... deve ser esmiuçado mesmo ... e quem não estiver contente com o que foi relatado, não é obrigado a ler e nem participar da página ....certo ... falei e não falei tudo, mas falei .... rsssss
mana Helena Aquino

Anônimo disse...

Vou levantar os nomes e disponibilizo na rede. Só sei de uma coisa, agora quem tem débitos de financiamentos de veículos com risco de busca e apreensão, irá demorar um pouco mais para acontecer. Enquanto nós pobres mortais, ou melhor, pobres advogados, precisávamos de empenho dos oficiais para cumprir mandados nossos, esses procrastinavam ainda mais em decorrência da propina oferecida pelas cobradoras. Abusam do juros, agora abusam do poder econômico. Devem ser punidos como exemplos.
Cirineu

Anônimo disse...

"A grande mídia já não se satisfaz em formar opinião. Agora alimenta ódio."
Miguel Carlos Carrascoza

Anônimo disse...

Obrigado, caro Henrique. Também eu, que tenho lidado, por ofício e prazer, com essa "dama" arisca e traiçoeira - a nossa complicada língua portuguesa - vejo-me constantemente afrontado por ela. Acredito, contudo, que mais do que a pureza gramatical valem a contundência do que se diz e das pessoas que têm realmente o que dizer. Parafraseando o que me disseste, repito: "e tu é uma delas". Um grande abraço.
Roberto Magalhães - Curso de Redação - Bauru SP