segunda-feira, 20 de maio de 2013

DICA (106)

QUESTÕES FERROVIÁRIAS E PATRIMONIAIS DENTRO DA CONFERÊNCIA CIDADES

Aconteceu em Bauru na sexta e sábado passados, 18 e 19/05, mais uma CONFERÊNCIA DAS CIDADES, a 5º realizada na cidade. Anterior a ela ocorreu uma Oficina Preparatória de Capacitação sobre o Estatuto da Cidade (13 e 14/05) e ali a possibilidade de um melhor entendimento e como fazer os encaminhamentos para discussão e aproveitamento de temas. Dentro das decisões tomadas, a criação de um Conselho da Cidade, diretriz do Estatuto do Cidade e do Ministério das Cidades, talvez tenha sido o seu melhor momento. Não pude comparecer ao evento, nem na oficina preparatória, envolvido em viagens profissionais e questões pessoais, deixando de apresentar ao seu coordenador geral, José Xaides de Sampaio Alves, algumas reivindicações e propostas, sugestões essas da Associação dos Amigos dos Museus de Bauru, coordenada por mim e pelo professor Fábio Paride Pallotta (também não pode comparecer por motivos profissionais). Ciente de que Xaidez é ligado nas questões patrimoniais e outras pessoas que lá estiveram também o são, aproveito para divulgar o que queríamos ver lá encaminhados e verifico no documento final a contemplação das propostas.

1-Preservação do Entorno Ferroviário para transporte coletivo através de VLT, ciclovia e rodoviário mas sem prioridade para esse último. Manutenção das linhas ferroviárias no centro para não inviabilizar o Projeto Ferrovia Para Todos e o Turismo Ferroviário na cidade;

2- Maior atenção do poder público com a questão da cultura não atrasando a convocação do Codepac e qualificando os funcionários da pasta para realizarem projetos para captação de recursos, etc (o Museu de Lins conseguiu milhões preservar o acervo arqueológico de Kiju Sakai e nós temos que nos qualificar para conseguir milhões par o nosso acervo ferroviário);

3- Mais atenção do poder público na questão da atuação do Codepac, que cobrou medidas para a Secretaria de Obras, impedindo a descaracterização do BTC o que não foi feito, além do desleixo atual para decisões anteriormente tomadas pelo Conselho;

4- Retomada do grupo de Estudos do Entrono Ferroviário para a preservação do mesmo e sua utilização como apontado no item 1. Criação de um grupo de estudos para apurar por que Bauru está fora dos investimentos bilionários na ferrovia, sendo que temos os trilhos, construções ferroviárias de grande porte que poderiam estar na rota desses investimentos. Apurações de quais forças estariam impedindo que esses investimentos fossem feitos na cidade, aumentando empregos, preservando o circuito turístico ferroviário etc. Araraquara e outras cidades estão recebendo investimentos, por que Bauru não?

5- Questionamento junto a concessionárias ALL e outras do holding que será formado para o transporte de minério de ferro do Mato Grosso sobre quais investimentos podem ser feitos em Bauru para a retomada a atividade ferroviária, comparando com investimentos que estão sendo feitos em outras cidades?.

6- Alerta aos políticos de Bauru sobre as oportunidades que a cidade está perdendo com os investimentos ferroviários, que não estão chegando por aqui e o perigo da desativação da malha ferroviária e da atenção voltada só para a rodovia.


A maioria delas foi formulada pelo Pallotta e endossadas por mim. Estamos diante de um impasse em Bauru. Com um grupo praticamente formado, o do Conselho da Cidade, talvez algo com uma abrangência a envolver toda a cidade e tendo como um dos temas a ferrovia e as questões patrimoniais. Como já foi tentado algo nessa mesma Administração, com a criação ano passado de um grupo de estudo específico sobre ferrovia, depois desativado e esquecido, acredito ser ele mais do que necessário. Assim como perderem o medo na reativação do Conselho Deliberativo do Museu Ferroviário e também uma agilização na reativação do Codepac, pois desde janeiro está acéfalo, sem comando e sem poder tomar decisões, pois após o término do mandato em dezembro de 2012, ainda não foi publicada sua nova composição.

Um comentário:

Henrique disse...

MEUS CAROS E CARAS
FUI RECLAMAR DA DEMORA NA PUBLICAÇÃO NOVA COMPOSIÇÃO DO CODEPAC E ELA SAIU HOJE NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO E A POSSE JÁ SERÁ AMANHÃ 15H:

Portaria Nº 025/2013
A Secretaria Municipal de Cultura, no uso de suas atribuições legais:
Resolve:
Art.1 º– Designar os novos membros para compor o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru – CODEPAC,
Quadriênio 2013/2016.
Secretaria Municipal de Cultura:
Titular: Elson Reis
Suplente: Orlando Alves da Silva Filho
Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural:
Titular: Alex Sanches Gimenez
Suplente: Ronaldo Gifalli
OAB:
Titular: Carlos Luiz Batista
Suplente: Dr Michel de Souza Brandão
Associação dos Geógrafos Brasileiros S. Bauru:
Titular: Sergio Losnak,
Suplente: Prof Ms Wellington dos Santos Figueiredo
Associação dos amigos dos Museus de Bauru:
Titular: Fabio Paride Pallotta
Suplente: Ricardo da Cunha Bagnato
Assenag:
Titular: Arqº Luiz Claudio Bittencourt
Suplente: Arqª Perola Mota Zanotto
Unesp:
Titular: Prof. Dr Rosio Fernandez Baca Salcedo
Suplente: Prof Dr Vladimir Benincasa
USC:
Titular: Paula Valéria Coiado Chamma
Suplente: Nair Leite Ribeiro Nasrala
Instituto dos Arquitetos do Brasil:
Titular: Arqª Ludmila Sandim Tidei de Lima Pauletto
Suplente: Arqª Maria Cecília Bonsi Fraile
Secretaria de Negócios Jurídicos:
Titular: Alexandre Luiz Fantin Carrera
Suplente: Mauricio Pontes Porto
Secretaria de Planejamento:
Titular: Eng Cintia Loturco P. Leão
Suplente: Eng Nilza Maria Jordão
Art.2º – Esta Portaria entra em vigor a partir de sua publicação.
Bauru, 20 de maio de 2013
Elson Reis Secretário Municipal de Cultura


VOU ESTAR POR LÁ
HENRIQUE - DIRETO DO MAFUÁ