sexta-feira, 10 de maio de 2013

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (54)

GUARDIÃO PUBLICA CARTA DE DESAGRAVO A ALGUNS REPETIDOS DESMANDOS CIDADE AFORA
Guardião, o super-herói bauruense está sempre as voltas com muitas ocorrências, sendo uma delas o lançamento do seu Fanzine nº 2, mas deu uma passada rápida nas festividades do Dia do Trabalho, evento ocorrido ali no Parque Vitória Régia. Além do show da Leci Brandão, espiou outra aglomeração e ficou especulando sobre o que seria aquilo. Quando descobriu, acabou recebendo quase ao mesmo tempo uma carta de outro revoltado com esse algo mais lá no festivo dia. Como está correndo muito e os escritos da carta batem com os seus, publica aqui com a citação da fonte geradora. Leiam e entendam da revolta do missivista e do nosso super-herói:

“CONTRA ESTELAS E PELEGUISMOS: Não poderia deixar passar batido algo ocorrido no último dia primeiro, no feriado dos trabalhadores, o que foi noticiado pela imprensa sobre a barraca do Minha Casa Minha Vida, ou melhor, barraca da Dona Estela. Diz a nota do jornal, que a mesma estava elétrica no atendimento as pessoas que estavam a fazer o cadastro para o tal programa e ao convidar o conhecido sindicalista de Bauru, que representa os eletricitários, o Chicão, este lançou primeiramente a candidatura da Estela para prefeitura, depois disse ser para deputada, pois esta eleição será a próxima, e dona Estela responde fazendo um sinal de vitória com os braços, mais patético impossível.

Para quem não é da cidade, Estela Almagro é vice prefeita de Bauru pelo PT, e quem conhece bem tal figura sabe que esta é mais pelega do que político que come pastel na feira em ano eleitoral. É revoltante observar como as pessoas são tratadas como uma grande manada, a ser explorada, manobrada. Incrível ver como o capitalismo se adapta na forma de manipulação social, uma exclusão moderna, onde poucos canalhas ganham absurdamente bem à custa das migalhas jogadas aos miseráveis, tudo isso com um pano de fundo se dizendo ser um "bem estar social".

A esquerda brasileira está desmoralizada, porque isto que está aí se apresentando como tal, não é esquerda, mas se travestem como sendo desta, por ser um ótimo marketing populista, fica cada vez mais difícil resgatarmos verdadeiros princípios para que as pessoas saibam o que realmente são os ideais socialistas. Esse programa habitacional esparramado pelo país e aqui encampado pela dona Estela, além de ser um cabresto, um controle da manada, é triste para quem vê com olhos revolucionários as pessoas sendo usadas em seus momentos de desespero.

Esse projeto é uma bolsa empreiteiro, as empreiteiras financiam campanhas e depois lucram horrores com obras superfaturadas pelo poder público, esse programa habitacional é um deles, os empreiteiros ganham absurdos, constroem uma bosta de obra barata, tipo ponta de estoque, acabamento tudo mal feito, onde jogam as pessoas para morarem num cubículo. Perguntem se alguns destes empreiteiros ou políticos que se enchem de dinheiro vivem nessas casas?

Fora que poucos são os que realmente precisam dentre os "beneficiados". Tem gente que cadastra laranjas para adquirir apartamentos para depois alugá-los é uma grandeza, e por que levam as pessoas para morarem nos lugares mais distantes da cidade. Lembro-me que abaixo do bairro Jardim Estoril em Bauru, um bairro nobre, zona sul da cidade, havia uma favela, fizeram um desses programas de desfavelamento, alguns conseguiram casas outros vai saber aonde foram parar, o fato é que hoje, lá onde era uma favela, é uma área supervalorizada, com enormes mansões levantadas, e os que conseguiram suas casas ao deixarem as favelas, foram morar lá onde o vento faz a curva, numa bosta de apartamento, onde muitos sequer conseguem pagar o condomínio, fora a prestação da casa, quem não paga, é despejado e passam o "benefício" para outro, como podem ver "muito social" isso tudo. Na Venezuela programas assim para os miseráveis são de graça, pois é óbvio que não tem como pagar pela casa e são prédios com apartamentos muito bem feitos, com um espaço muito bom para a família, mas aqui como a finalidade é outra...

Como podem perceber esses programas não apenas são um grande negócio para as empreiteiras e políticos, servindo também como um controle social perverso, também atua como um "limpador" de áreas de grande interesse imobiliário. O correto seria levarmos oportunidades e conforto iguais para todos, ao invés de darmos milhões e milhões ao Eike Batista, a banqueiros, empreiteiras e outras formas de corrupção, poderíamos construir de graça para as pessoas, belos e espaçosos apartamentos, a manutenção do condomínio já estaria inclusa no que já pagamos no imposto predial, mas claro, como aqui não é Cuba, nem Venezuela, aqui é Brasil e não temos um Fidel, temos gente tipo Estela (cruzes), é sonhar demais que o "esgoto político possa ser tratado".

Só para concluir, não posso deixar de fazer um comentário sobre o rumo que tomou o movimento sindical no Brasil, já que citei um sindicalista no começo, os sindicatos que eram para ser um fator de defesa dos trabalhadores e sua conscientização e organização de luta contra o sistema, virou além de catequistas do governo, também virou profissão, é um peleguismo sem fim, o sujeito vive disso, viaja para tudo quanto é canto, tem uns que estudam no exterior, tudo bancado com grana de sindicatos, cada categoria faz sua média anual com os trabalhadores organizando greves, mas já repararam que nada de funcional há nisso?? É sempre a mesma questão economicista vazia, um círculo vicioso onde a lógica do capitalismo é sempre salários defasados aos trabalhadores, revolução é apenas um enfeite de quadro na sede sindical. É irônico constatar que o que era para ser a organização para a libertação dos trabalhadores, virou evangelização política para criar e fortalecer cobras a envenenar o povo, como uma tal vice prefeita”, Marcos Paulo Resende, Comunistas em Ação.

Guardião queria espalhar essa carta pela cidade toda e o faz primeiro por esse meio e via. Aguarda alguma repercussão. As ilustrações do texto são do Fanzine nº 2 do gibi Guardião, já a venda na Banca do seu Orlando e de outro trabalho, ainda no prelo, envolvendo a ação do Justiceiro num dia de grande movimentação dentro da Câmara de Vereadores. Aguardemos isso tudo...

5 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

O Rodrigo está ali no desenho bem no meio da Estela e do Guardião só para não deixar os dois se pegarem? É isso? Se for, ficou bom demais.

Esse Marcão sempre surge desmascarando as grandes hipocrisias nacionais. Ele tem a coragem que muitos hoje não possuem mais. E, desculpe, escreve o que você também não tem aquela coragem de publicar, mas o faz reproduzindo o que ele escreve.

Mesmo assim, é o único que vejo fazendo isso na cidade, pois até o pessoal todo do PT da cidade, que antes eram inimigos mortais dela, pelo que o palanque lá no Dia do Trabalho revelou, estão agora todos perfilados e prontos para a campanha em seu nome.

E o sindicalismo atual é isso aí mesmo, sem tirar nem por.

Vou passar lá na Banca do Seu Orlando, pois depois dessa quero guardar um exemplar em casa. É na Rua Primeiro de Agosto, né!!!!

Aurora

Anônimo disse...

Desculpe, mas esse Marcos pega muito pesado.
Será tudo isso mesmo?
O bicho é tão feio assim. Será?
Não tem exagero nisso, seu Henrique.

Ricardinho

Anônimo disse...

Henrique

Lembra-se de uma eleição no PT, para o Diretório Municipal, lá no sindicato da Construção Civil, que a Estela e o Bata estavam transportando eleitores numa vã e voce e o Tristan do outro lado rua fotografando. O cara da vã viu e quiz te intimidar, acabamos todos na delegacia. Deu processo para o cara e depois voce retirou a acusação contra ele. Toda a sacanagem foi levada para o diretório estadual e eles nem deram bola, pois Batata tinha mandato. Ficou tudo comprovado, que havia gente fantasma votando e foi dessa forma que se efetivaram no diretório de Bauru. Hoje estão aí, os mesmos e cheios de pompa. é a mesma que o Marcos cita nos seu texto pelos erros de hoje. Nada mudou, hem meu caro?

Ademar

Anônimo disse...

Li tudo com a devida atenção e nada mais me assusta nessa Sucupira que se transformou o Diretório Municipal do PT. Sei que todos os outros partidos possuem diretórios com o mesmo nível de negociatas em bastidores. Tudo é tão parecido, que as vezes me confundo.

Mas entrei aqui para escrever algo e após ler o que o Ademar, do comentário acima do meu fez, queria te pedir algo para apimentar essa esbórnia toda: Por que não divulga tudo o que tem desse dia dessa eleição aí no Diretório do PT? Publique as fotos, os documentos todos? Pesquise os jornais da época e demonstre como foi sendo construída essa trajetória da senhora Estela ao longo dos anos.

Topas?

Aurora

Mafuá do HPA disse...

Aurora
Primeiro vou ver se localizo aqui no mafuá esse material, algo não fácil, porém não impossível. Tenho recortes e amplo material a respeito. Sua idéia é boa, pois mostra como tudo começou bem lá atrás e pelo visto, sofreu uma solução de continuidade até nossos dias. Nada contra o PT em si, mas contra a pratica de alguns, os que mais denegriram a imagem do partido ao longo dos anos. Foram esses que deixaram sua imagem igual a que muitos tem hoje, desgastada e igualada aos demais partidos. Desmascarar essas pessoas é algo salutar, para tentar salvar o que ainda resta de dignidade dentro da sigla.

um abracito

Henrique - direto do mafuá