quarta-feira, 15 de maio de 2013

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (50)


O DESABAFO DE UM CORAJOSO, DOS POUCOS QUE AINDA NÃO SE DEIXAM VERGAR POR QUALQUER BRISA...
Continuo na estrada e sem tempo para grandes elucubrações. Algo me impressionou muito nos últimos dias. Dois depoimentos do amigo Paulo Neves, no primeiro anunciando algo muito auspicioso, sua decisão de abandonar de vez o facebook e no segundo, a repercussão do primeiro texto e com mais de 400 respostas. Reproduzo os dois, pois foram escritos com algo muito em falta nos dias de hoje, com o coração. Paulo lança sua enferrujada lança enfrentando os dragões da maldade, de forma corajosa. Como é bom nos depararmos com gente desse naipe. Fico lisonjeado de ter um amigo com a trajetória desse Paulo e de postar aqui esses dois textos, com muita coisa que gostaria de ter escrito e da mesma forma escrita por ele.

1.) “Meus amigos, muito obrigado por tudo, não estou brincando, estou deixando o Facebook e já vou dizendo não quero fazer exercício de futurologia. Uma despedida, uma saída, uma retirada estratégica. nada disso: S A I N D O! Pronto! Com toda humildade: a vida vai continuar além disso... Se meus amigos quiserem estou sempre no D’incao, no Curso de Teatro Paulo Neves, pronto! Hoje um amigo meu falou como você se sente em uma época tão banal, medíocre, brutal..você conversa com quem? Respondi: Ninguém! Tento resistir a minha maneira e ser rebelde, o que eu sempre fui na vida, desde o primeiro emprego no JC... Não rebelde sem causa, mas a minha maneira...tento resistir ao máximo a mercantilização do teatro, das artes, dos professores...sou um rebelde contra a paralisação das mentes... sou o rebelde de 71 no Prevê que não aceita a mediocridade, a banalização,a burrice, a infantilização dos adultos, os hipócritas de plantão, não aceito! Teatro não tem valor de mercado, poesia não tem valor de mercado, professor ( existem os venais também!!) não tem valor de mercado, como não valor nenhum, sua "mais vida" - com permissão do Carlos D’incao, meu diretor, parodiando o conceito da "mais valia", não compensada assume o valor ético de responder ritualmente pela integridade, integridade meus amigos, do projeto artístico. Estou S A I N D O porque vou H I B E R N A R igual a um urso do Canadá e comer do próprio tutano. "Eu não me vendo", não tenho nada, não conheço nada, devo perder sempre a curto prazo, sempre aconteceu desde 1971, quando perdi tudo, mas...a longo prazo, se for pra valer, ganhei. Fui homenageado em Presidente Prudente, lá ganhei a minha carteira de diretor de teatro...lá mora meu amigo Fabio Nogueira e qualquer hora vou pedir um emprego pra ele, afinal lá eu sou amigo do rei! Ganhei o texto mais bonito da minha vida, escrito pelo grande escritor Márcio ABC, meu chefe, meu amigo e que esta no meu coração. Ganhei música do George Vidal, preciso mais alguma coisa? Ganhei conselho do meu amigo João Jabbour. Vou embora tranqüilo... Quero continuar dando aulas no D’INCAO e no CURSO DE TEATRO PAULO NEVES, os amigos-amigos, pode me procurar e será um prazer,uma emoção muito grande tê-los nestes dois locais...a solidão machuca, mas estamos ai, Tempo? Não sei se terei muito tempo, mas o tempo e de resistir e de rebeldia sempre! A idade chegou, sem duvida, amanhã completo 65 anos, e quero ver pessoas sorrindo e lindas, precisaria ter 10 anos a menos, talvez 20, não! 10 anos esta bom! 3 frases lidas ha muito tempo, em diversos livros, termino minha passagem pelo FACEBOOK- " Cheguei tarde demais a um mundo mais velho" (Musset), "Cheguei ao mundo muito jovem em um tempo muito velho" (Satie) “, eu digo apenas cheguei e saí do facebook, sejam felizes e obrigado pelas horas que passamos juntos ou ainda, "Cheguei tarde demais a um mundo muito novo" (Augusto de Campos). Deus ajude a todos! Obrigado!”, Paulo Neves em 11/05

2.) “Plantei arvores, tive filhos, escrevi quatro peças de teatro, 400 amigos enviaram mensagens pelo meu aniversario dia 13, nunca imaginei! O Thiago contou tudo direitinho... Meus amigos 400...estou sonhando! Amigos que há muito tempo não conversava... Segundo o taoísmo a vida é assim: somos pequenos barcos de velas brancas no mar desconhecido. Os remos são inúteis. Que fazer? A força dos elementos é maior que a nossa força. Sem duvida a sabedoria suprema não é remar, mas não fazer nada, deixar-se levar pelo mar da vida que é mais forte. A vida é assim mesmo, jamais, em tempo algum esperava 400 mensagens! Vocês são muito generosos! Não mereço, em tempo algum, essas mensagens! Vontade de chorar e de rir ao mesmo tempo, queria os filhos para compartilharem isso...Choramos e rimos porque a alma é feita com o que não existe, coisa que só os artistas sabem. "Somos feitos da mesma matéria dos nossos sonhos", afirmava Shakespeare ou Miguel de Unamuno: "Recorda, pois, sonha, alma minha - a fantasia é tua substância eterna - o que não foi com tuas figurações faze-te forte, que isso é viver, e o restante é a morte". 400 mensagens, muito obrigado meus amigos! Que lição aprendi...e agora?”, Paulo Neves em 12/05.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Voce faz bem em falar do Paulo. Eu também vivo um momento de crise interna intensa. os meus mais próximos não entendem muito bem porque eu quero me isolar e até hoje não ter aceito esse negócio de participar do facebook. Outro dia um cara daqui, me disse que já tem mais de 1500 amigos. Não acho possível isso. Até a palavra amigo foi banalizada por esse tal de facebook. Tudo ali, pelo que vejo é muito superficial, uns querendo aparecer mais do que os outros. Não acho normal isso e tenho procurando me manter isolado, afastado disso.

O Paulo ter saído dessa convivência falsa, que poderia ser usada só para o bem, mas é usada para todo tipo de outras coisas não nos acrescenta nada na vida. Fico melhor ouvindo meu rádio, lendo o que quero, buscando a informação também via internet, mas nos canais onde me sinto seguro. Toco minha vida assim, sem ser escravo disso tudo. Não quero me apegar a esses modismos.

Paulo tomou a acertada decisão.

Estou com ele e o que ele está pulando fora, eu nunca quis entrar.

Paulo Lima, do quase Mato Grosso

Anônimo disse...

Sem o Paulo Neves, tudo fica bem mais raso, e quem convivi comigo sempre me ouve dizendo que sem o Paulo Neves, talvez seja difícil de continuar morando no interior. Escrevi uma mensagem para ele dizendo o quanto ele é imprescindível, a exemplo do que Berthold Brecht nos ensinou sobre os grandes homens! É preciso dar muito espaço para o Paulo... Um grande abraço para você Henrique que tem mantido a peteca sempre no alto!
George Vidal

Anônimo disse...

PAULO NEVES é um "bem" necessário diante de tanto "mal" obrigatório.
Lurdinha