quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CARTAS (116)


SOBRE O CASO DO PROVÁVEL PROCESSO AO HPA – AGRADECIMENTOS

O grande lance de uma partida de xadrez é você não pensar somente na sua jogada de ataque e sim, também nos próximos passos do adversário. Pensando muito nas estratégias que terei que produzir nessa defesa pela retificação da liberdade de expressão, a liberdade que todos devemos ter de poder continuar criticando quando achar necessário, acredito que meu intento inicial, o de tornar pública a ação, esse primeiro passo foi alcançado plenamente. Quero agradecer o apoio irrestrito que recebi, manifestado pelos e-mails, pelo facebook, por telefonemas e pessoalmente. Fiquei muito sensibilizado com rapidez na resposta obtida. De tudo extraí algo muito simples, a grande maioria continua a favor da crítica, algo garantido pela própria constituição. Agradeço nesse momento a todos e todas.

Esse mafuento escrevinhador talvez não consiga acompanhar tudo o que está e que possa vir a acontecer, pois tem compromissos agendados fora de Bauru, alguns profissionais e outro, assumido nesse momento, que muito tomará do meu tempo. Juntei isso tudo e decidi não ficar martelando por aqui todo santo dia algo que já ficou bem claro. Nada possuo de pessoal contra as pessoas e instituições criticadas por mim. O faço embasado no meu direito de expressão e de assim agir, quando percebo algo de irregular, uma conduta não recomendável. Triste o jornalista que diante de um fato dessa natureza se omite, se esconde ou mesmo se cale. A crítica serve como alerta, como balizamento para abertura de um diálogo, não entre as partes, mas principalmente para que os criticados possam até rever seus posicionamentos refazerendo-os de forma diferente. O Brasil não mudou muito nos últimos tempo, motivado por intervenção de jornalistas e dos veículos de comunicação, através do direito de expressão, conquista inalienável do cidadão brasileiro. Quiçá, melhore cada vez mais e em todos os seus rincões!

Portanto, talvez não me vejam diariamente focando o mesmo tema, pois minha crítica não foi e  nunca será focada somente num tema, numa pessoa, numa instituição. Procuro ser o mais abrangente possível, tanto nos elogios como nas críticas. É o que continuarei fazendo, dia após dia. Quanto a esse provável processo, estarei juntando material para constituir minha defesa em algo bem fundamentado. Besteira fazer algo para provocar alguém. Essa nunca foi minha intenção. Quem me conhece sabe que não fujo da raia, mas também sei que, ser boquirroto em nada me ajudará. E os problemas dessa cidade, região, estado e país são tantos, que temas não me faltam para produzir meus textos. Quando algo sobre Agudos e seus mandatários estiver na pauta do dia, dar-lhe-eis texto novo. Hoje mesmo, tenho três sobre a mesa, todos variados, enfoques diferentes e uma boa parte do dia envolvido com questões externas, que me fazem permanecer mafuando fora do mafuá. Por fim, espero que os meus oponentes, protagonistas das minhas críticas, reflitam que a tônica dos meus escritos não é para o "quanto pior melhor", mas sim e tão somente para o "melhor". Melhor relação entre governantes e governados. Melhor relação entre público e privado. Melhor gestão do poder público e melhor participação popular com urbanidade.  

Continuo em exposição, sempre ao meu modo e jeito e sempre aberto ao diálogo.

HPA, 23.01.2014

2 comentários:

Anônimo disse...

A UNESCO PROMOVE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A LIBERDADE DE IMPRENSA COMO UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL. OS DIREITOS HUMANOS INCLUEM O DIREITO A VIDA E A LIBERDADE, LIBERDADE DE OPINIÃO E EXPRESSÃO. TODOS MERECEM ESSE DIREITO SEM DISCRIMINAÇÃO, MAS EM NOSSO BRASIL E O AMIGO SABE DISSO, ESSES DIREITOS SÃO VIOLADOS E ATÉ MESMO CONFUNDIDOS OU INTERPRETADOS DE OUTRA FORMA. PREZADO HENRIQUE, NOSSOS GOVERNANTES, QUEREM PRIVATIZAR NOSSA VIDA( TODOS, COM O DEVIDO RESPEITO A SUA IDEOLOGIA), NOSSO TRABALHO E NOSSO DIREITO DE PENSAR E ATE MESMO NOSSO PENSAMENTO. COMO DIRIA BERTHOLDO BRECHIT " HÁ HOMENS QUE LUTAM POR UM DIA E SÃO BONS, HÁ OUTROS QUE LUTAM UM MES OU UM ANO E SÃO MELHORES, MAS HÁ OUTROS QUE LUTAM A VIDA TODA E SÃO IMPRESCINDIVEIS, COMO O TEU CASO". CONTINUI SUA LUTA AMIGO E SEM MEDO DE SER FELIZ. QUANTO AO FUTURO AO SER SUPREMO PERTENCE. HASTA SIEMPRE HERMANO E CONTE COMIGO. ABRACITOS, LEMBRANDO QUE O SILENCIO EM CERTOS CASOS É A MELHOR RESPOSTA.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Henrique

Barrar uma liberdade constitucional de continuar acontecendo é que deve merecer punição e não o contrário. Esse país está mesmo de pernas para o ar. Estaremos acompanhando com a devida atençao tudo o que lhe ocorrer.
Paulo Lima