quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CENA BAURUENSE (116)


A XIII MOSTRA DE TEATRO PAULO NEVES E O MOTIVO DELE CONTINUAR RESISTINDO
Ontem à noite foi um dia mais do que especial. Dia todo carregado, fluidos bons e outros negativos circulando pelo ar e quando o expediente se deu por findado, o que fazer, ei a questão. Ana dando aula até 23h, a opção entre ficar em casa espiando a novela ou ir bebericar algo num botequim qualquer, fiz uma terceira escolha, começando de forma atrasada minha participação na XIII MOSTRA DE TEATRO PAULO NEVES. Ontem foi dia 21 e a mostra havia começado dia 18, três dias de atraso, algo imperdoável para quem nos anos anteriores esteve bem por dentro do evento, que embala o começo de ano cultural em Bauru. Logo cedo recebo via email um convite para ir assistir “A SEDE QUE MATA”, de um grupo convidado de Garça, monólogo sobre o algo mais de uma pessoa diante da sede. Susy May Truzzi, uma agitadora cultural da vizinha cidade (que um dia já foi daqui), deu a dica, comprei a idéia e a ficha caiu. PÔ, o festival do Paulo Neves já começou. Parei de ficar brigando pela internet e cai de boca no que Paulo sabe mais fazer na vida, teatro.

O evento desse ano tem uma cara mais do que inovadora. Vai de 18/01 a 02/02 e dessa vez está mais do que nunca sabendo explorar outros espaços além do batido e sempre grandioso Teatro Municipal. Os organizadores, Paulo, seus filhos Thiago, Talita, Silvio Selva, entre outros captaram que espetáculos menores não podiam mesmo ser encenados num espaço para 450 lugares e daí a opção mais lógica, a utilização em grande intensidade da casa deles, a Casa de Cultura Celina Alves Neves, ali na Gerson França, antiga morada de dona Celina, a matriarca disso tudo. O quintal da casa com arquibancadas de tijolos comporta umas 40 pessoas e é ali que tudo tem acontecido de forma radiante. Além desse palco, outro, o Espaço Protótipo (que ainda não conheço) também abriu para um espetáculo. O Teatro Municipal será usado para os espetáculos maiores. Paulo e sua trupe são mais que doidos, pois são dezoito espetáculos, divididos nesses lugares e alguns deles sendo apresentados mais de uma vez.

Acontece tudo tão rápido, que é inevitável perder algo de bom, deixar de assistir uma peça pela qual todo mundo depois vai comentar, mas você acabou perdendo. Todo ano me acontece isso, mas nesse se perder num dia, ainda tem outra oportunidade. O Paulo envolve muita gente nisso tudo, busca apoio em lugares nunca dante navegados, cava patrocínios por todo o canto, reclama pra dedéu, mas não verga, continua como Aldir diz num dos seus sambas: “Envelheci, mas continuo em exposição, como sardinha de balcão”. Ele é o cara e quando escrevo dele, os demais lá não devem ficar chateados, pois sei do baita trabalho coletivo para colocar tudo isso pé e funcionando. Mas deixa eu paparicar o nosso mestre de cabelos brancos, pois ele nos últimos tempos está com uma aparência de muito cansaço e necessita de uns reparadores elogios. Gosto do Paulo assim de graça, só por saber da forma como ele dá sua suas aulas de História, como trata nossa história e de como segue em frente os ensinamentos recebidos de sua mãe, também repassados aos dois filhos.

Dito isso tudo, fui espiar a peça de Garça e na entrada recebo um pito. Victoria Galvão, uma menina, hoje moça, que vi nascer, filha dos queridos Norma e Alex me questiona de ter perdido a sua apresentação. Perdi uma, mas fico sabendo que haverá outra e essa não poderei perder. Assisto a peça e rimos da ausência do presidente do DAE, num tema sobre a secura da pessoa diante de uma água não encontrada de jeito nenhum. Peguei a programação e me encantei com os autores consagrados, desde Plínio Marcos a Ariano Suassuna, muita gente conhecida na direção, amigos de longa e de curta data. Não perco por nada desse mundo a "A Sarsa do advogado Pathelin", do Silvio Selva lá no parque Vitória Régia. E ainda tem uma festa lá no Jack Pub da Duque, com um musical dia 01/02. Toda a programação está devidamente explicitada no site www.cursospauloneves.com.br e desde já separo várias das próximas noites para o desgarrego necessário dos problemas diários, com a energização recebida nos palcos bauruenses.

Por fim, escrevo um algo mais do Paulo. Ele está cansado, demonstra isso nos movimentos e aos 65 anos busca forças num renovado namoro, com uma mineira do interior daquele estado. Encontros esporádicos, mais de trinta dias longe um do outro, mas quando ocorrem, escolhem a cidade de São Paulo, ele indo de Bauru para lá e ela de Minas. Alugam um barato hotel, quase sempre o Íbis e dali partem para um revigorante roteiro cultural, com muitas peças de teatro e livrarias. Juntos, esquecem da vida e o tempo passa rápido demais. Paulo, no retorno a Bauru cai de boca nas aulas de Histórias do D’incao e nos ensaios teatrais na Casa de Cultura. Terminado a Mostra está desde já envolvido com a Semana Latinoamericana do Colégio, sempre trazendo novidades de resistência dentre os povos latinos (estarei nessa). Paulo tem pouco descanso, mas disso tudo me confessou algo no final do papo, algo sobre como a vida vai sendo prolongada além do tempo: “Se não fosse essa Casa de Cultura e esses ensaios aqui, isso tudo que ocorre nesse espaço, acredito que não mais estaria por aqui. É isso que me mantém vivo”. 

5 comentários:

Anônimo disse...

É Henrique Perazzi de Aquino, amanhã e sexta a Victoria Galvao vai apresentar O Abajur Lilás e 02/02 Curto Circuito... então esperamos vc...kkkkk...bjs
Norma Galvão Leoni

Anônimo disse...

É Sr. Henrique!!!!! Espero sua presença ein.....
Victória Galvão

Mafuá do HPA disse...

MINHAS CARAS NORMA E FILHA VICTÓRIA:

Irei, se a chuva não voltar.
Irei e levarei meu filho, pouco mais velho que a Victória e que, assim como eu gostamos tanto de Plínio Marcos, com a peça Abajur Lilás, que encerenará hoje, como queremos muito ver essa linda meninona nos palcos.
Irei e tirarei fotos e mais fotos.
Beijos em ambas e até lá
Henrique - direto do quase alagado mafuá

Anônimo disse...

Paulo Neves Neves é o cara! Um grande Homem, um carinhoso pai, um sincero amigo e um inesquecível professor. Admiração total!
Merene Lobato

Anônimo disse...

Henrique

Uma pessoa como Paulo Neves é um dos poucos baluartes restantes, desses que pensam a cidade de verdade, não fazem acordo com a parte contrária e fazem e acontecem pelo bem de todos. Pensam o Brasil pra frente e contam a verdadeira história desse país para seus alunos.

A fala dele reproduzida por ti é de uma dor que me fez estremecer por dentro e por fora. O que seria da gente se não fosse algo assim para nos ajudar a segurar a barra pesada desse mundão bravo aí fora.

Aurora