domingo, 26 de janeiro de 2014

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (55)


ALGO SOBRE O MELANCÓLICO FIM DO PROGRAMA DO “PADRE” BETO NA RÁDIO AURI-VERDE BAURU
No começo da noite de ontem, eu já mafuando pelas ruas, recebo uma ligação de indignada pessoa, versando sobre o fim do programa radiofônico do “padre” Beto. Os ouvintes ficaram sabendo pela forma mais insólita possível. Ligaram seus aparelhos e ouviram outra coisa no lugar. Esse que me ligou disse ter ligado para a rádio e a resposta não foi conclusiva, muito menos elucidativa. É praxe hoje as demissões serem assim, com programas sendo retirados do ar, sem qualquer tipo de explicação ao ouvinte/telespectador. Isso não é exclusividade da Auri-Verde, mesmo ela já possuindo know hall no assunto: lembram-se do Márcio Bateria? O fato é que o horário cedido ao Beto (prefiro chamá-lo sem o padre na frente), pago, por sinal, era uma pedra no sapato na emissora. O motivo é simples: ele abria espaço para o ouvinte, quem quer que fosse, sem nenhuma triagem, para adentrar o horário e falar o que quisesse, sem nenhum tipo de censura. Ouvia-se de tudo e mais um pouco nas ondas betianas. Nos últimos tempos a ladainha dos descontentes cresceu e resvalou em algo mais perigoso, o ataque frontal a alguns poderosos de plantão. Não sei se a gota d’água foi isso, mas tudo leva a crer que sim. Confesso que não ouvia regularmente o programa, achava-o espaço cativo de poucas pessoas, essas disputando quem ligava primeiro e daí, essas produziam repetidamente algo que não soava bem aos meus ouvidos. Não posso negar existir ali total liberdade de expressão, sem interrupções e admoestações por parte do Beto. Ele deixava o barco rolar e no final, pouco comentário de sua parte. Quando o fazia, nem sempre agradava a gregos e troianos. Sendo um dos únicos canais existentes na rádio hoje para dar vazão a tanta insatisfação, normal que o bicho pegasse por ali. E pegava. Ou melhor, pegou para o Beto. Nem pagando regiamente pelo espaço vai poder fazer o que fazia até dias atrás. De tudo isso, deixo aqui como conclusão de minha lavra, o que ouvi de um famoso jornalista local essa semana. Disse a ele que a rádio poderia fazer um programa de jornalismo investigativo, profundo, tomando conta das manhãs. Ele riu e me disse o seguinte: “Vocês são uns bobões. Não esperem espaço nesse sentido vindo deles. O que falta para todos os que querem esses espaços é vocês mesmos os criarem. De outra forma ele não virá de jeito nenhum”. Está aí a prova cabal do que me disse. E agora, Beto, além de não ser mais padre, está também órfão de microfone.

OBS.: Uma necessária explicação. Não considero Beto dos que fazem falta e nem dos poucos que ainda sobraram nesse mundo, pois muitos outros mais incisivos que ele fazem melhor juz ao título. O que faz falta e o que quase não mais existe é a tal da Liberdade de Expressão. Essa anda sendo cassada por onde ainda circule.

8 comentários:

Anônimo disse...

Que criemos nossos próprios canais de comunicação!
Daniel Pestana Mota

Anônimo disse...

Meu amigo Henrique, quanta barrigada neste seu texto.... primeiro o programa Espaço Aberto nunca foi ao ar aos sábados e de uns tempos para cá, sua apresentação era apenas aos domingos.... e mais, o sacramento da Ordem é para toda a vida, logo, uma vez padre, sempre Padre. Vc eh um cara formador de opinião, então pesquise antes de escrever.
P.S. não é apenas Bauru que tem coronéis. Tem cidade vizinha que tb manda.

Mafuá do HPA disse...

caro anônimo
Eu não afirmei que o programa não havia ido ao ar ontem e sim, ter recebido a ligação telefônica ontem e no mesmo texto afirmo que não assisto o programa regularmente. Daí, barrigadas de menos.

O sacramento da ordem pode ser para toda a vida, uma vez qu
e o superior da ordem não o interrompa. Eu, se não sabe, nunca gostei de chamar quem quer que seja pela profissão na frente, daí a preferência só por Beto. Isso não é demérito, muito menos desrespeito, uma vez que somos contemporâneos da mesma universidade, bairro e idade.

Quanto aos coroníes, é sabido até pelas pedras do reino mineral da existência desses aqui e em muitas cidades da região. Combato eles todos.

Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

ALGUNS COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Maria Ines Faneco Muito triste , quanto absurdo mais teremos que aguentar ?
há 4 horas · Curtir

Guto Guedes Larguei radialismo por isso, não fico mendigando programas, pois até tenho patrocínio, mas não podemos ser subordinados a concessionários, ao sistema falido do capitalismo. Beto, vai em frente!

Wesley Fucciolo Querem o calar a todo custo! Triste, não...
há 5 horas · Curtir · 3

Maria Ines Faneco Gentinha ridícula
há 4 horas · Curtir

Paul Sampaio Chediak Alves os veículos de comunicação que recebem dinheiro da Diocese de Bauru (Igreja Católica) para espaços publicitários pagos e matérias jornalísticas pagas também, ou que têm medo (ou participação direta via cabides de emprego) de seu poder econômico fascinante, fazem isso ainda, é verdade sim. E estão fazendo isso como nunca ... nunca uma reforma na Igreja teve a Internet, e um próprio Papa, tentando consertar certos desvios. O fato é que, se nós vencermos, eles morrerão de vergonha de não terem sido jornalistas corajosos e verdadeiramente profissionais. Estão sendo coniventes com Padres Gays que proibem o homossexualismo, por que são doentes mentais. Como são, a maioria dos Padres no mundo, devido ao Celibato. Eles vivem em um mundo interno, onde a homossexualidade deles é algo santificado, como se Deus tivesse eleito uma pequena casta de pessoas extremamente desenvolvidas espiritualmente, e escolhidas a dedo, para transformar em Governantes das vidas dos outros. / Ninguém na cidade tá preocupado com seus filhos nas aulas de catecismo, e uma avalanche de gays desorientados pelas Igrejas, são os únicos até agora que falaram. E foram, claro, bem agressivos. /// Mas eu explico melhor o que queremos. É muito simples: Psiquiatras contratados obrigatoriamente, por lei, para ministrar orientações sexuais nas Igrejas Cristãs de todo o Brasil. A ideia é proibir os religiosos de darem orientação sexual para seus fiéis, por lei. Apuração das responsabilidades do adoecimento, suicídio, e abusos sexuais por religiosos, até hoje. e a certeza de que as Igrejas no futuro, ensinem apenas sobre o AMOR e a Partilha que o Cristo falou. Ele nunca falou sobre sexo. E os religiosos também não deverão falar mais. São estelionatários da Psiqué. Enganam os outros, tirando-lhes o que há de mais valioso. E que não é o dinheiro, e sim, a liberdade de escolha de quem você tem na sua cama, e a liberdade de refletir sobre o certo e o errado.

Silvia Carla Lopes Não acomodar com o que incomoda #OTM Beto Daniel incomoda e incomodava ...por isso esse desfecho...triste!
há 4 horas · Curtir · 1

Marta Caputo “Vocês são uns bobões. Não esperem espaço nesse sentido vindo deles. O que falta para todos os que querem esses espaços é vocês mesmos os criarem. De outra forma ele não virá de jeito nenhum”.
Óbvio ululante, andando de elefante, Henrique Perazzi de Aquino! Ha que se colocar a mão na massa!
há 3 horas · Curtir (desfazer) · 3

Gilberto Truijo SÃO OS CORONÉIS DE BAURU.
há 3 horas · Curtir · 2

Sueli Lima Pena .....
há 3 horas · Curtir

Paula Alexandra Moutinho Loureiro O programa do PadreBeto Bauru não era pago, de onde vc tirou essa idéia Henrique Perazzi de Aquino??
há ± 1 hora · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Não era? Era concessão da rádio? Sempre imaginei que fosse pago. Se não for, só isso tem de informação errada no texto. Ainda assim, tem certeza de que ninguém bancava o horário? Todos os programas que a Auri-Verde mantém assim são pagos.
há 22 minutos · Curtir

Anônimo disse...

O programa saiu do ar ao meu ver única e exclusivamente por causa do Beto, não acho que seja censura pois sei que hoje quem controla a rádio são os funcionários dela com total carta branca dos donos, claro que tem que dar lucro pois durante muito tempo o dono tinha que por dinheiro para manter a rádio no ar e hoje sei que não faz mais isso. Não acredito em censura não o problema ao meu ver e com ele pois está e a terceira ardi que ele sai e sei que nós bastidores ele dava trabalho para as outras rádios
André Zambello

Mafuá do HPA disse...

Meus caros e caras, a saída é essa, profetizada a mim por um dos papas da comunicação de Bauru. Ficar esperando espaço para dizer o que queremos em meios de comunicação atrelados ao poder é o mesmo que querer ganhar na loteria sem jogar. Nunca.


Do amigo João Andrade, da CUT Bauru recebo isso: "Comunicaçao: O Desafio do seculo sera o tema do Primeiro de Maio da CUT erm 2014!".

Tirar a bunda da cadeira e começar a se virar.

Henrique - direto do mafuá

Henrique disse...

MAIS ISSO HOJE PELO FACEBOOK:

André Zambelo Henrique o texto meu anterior tinha comentários errôneos e equivocados sobre o padre beto por isso acabei por deletar mais sobre a censura na rádio já não posso concordar pois acredito que o padre sempre teve toda a liberdade tanto na auriverde como na 94 e 96. Creio que sua saída tenha mais haver com questões pessoais....desculpa pelo texto anterior e abraços
há 12 horas · Curtir

André Zambelo Olá Rubens tudo bem? A mostra ta indo muito bem....começou lá no espaço da casa da dona Celina e a partir de amanhã lá no teatro municipal ....terça e sexta estarei apresentando duas peças na terça Henrique v e na sexta fala sério....apareça por lá abraços
há 12 horas · Curtir · 1

Rubens Colacino Caro André, boa noite! Tudo bem? Gratos pela gentileza e o convite: procuraremos estar la tb, 20 horas... Abraço e ótimo trabalho a todos dos grupos!
há 12 horas · Curtir · 1

André Zambelo Obrigado
há 11 horas · Curtir

Rubens Colacino Imagina!
há 11 horas · Curtir

Cristina Maria Cristina Parabéns André Zambelo. Vc foi muito integro! Bjo
há 3 minutos · Curtir
Henrique Perazzi de Aquino

Mafuá do HPA disse...

Henrique, vi seu post sobre o padre Beto e me coloquei a refletir. Como pode um jornalista experiente cometer alguns equívocos, tais como :


1 - O horário não era vendido ao padre Beto, era cedido. Mas isso eu vi que vc corrigiu. Mas diferente da correção que vc fez no texto e na resposta que vc deu para um comentário no facebook, seu texto ainda tem inconsistências;


2 - "Os ouvintes ficaram sabendo pela forma mais insólita possível. Ligaram seus aparelhos e ouviram outra coisa no lugar. Esse que me ligou disse ter ligado para a rádio e a resposta não foi conclusiva, muito menos elucidativa".
Então, o primeiro dia sem o programa será hoje 26/01/2014 , entre 22h e 0h. Portanto, o momento que as pessoas vão ligar o rádio e não ouvir nada ainda acontecerá.

Se a intenção fosse investigativa, vc deveria ter noticiado isso no início da semana, quando o padre Beto ficou sabendo desse movimento da rádio, e compartilhou com os mais próximos. O engraçado é que você só noticiou o fato após o próprio padre Beto tornar isso público.

3 - Pelas regras da igreja católica apostólica romana, uma vez que a pessoa recebeu a ordenação de padre, ela sempre será padre. Pode ter abandonado o sacerdócio por conta própria, pode ter sido excomungada (privada de receber e celebrar os sacramentos da igreja católica apostólica romana) mas ainda continua sendo padre, e se ela faz questão de utilizar o título, o mínimo que podemos fazer e respeitar.

Não encare isso como rabugice minha. Acompanho seu blog há muito tempo, me divirto com as histórias lá contadas ( apesar de alguns erros crassos).

Obrigado.
Luiz Basilio

Vi esse texto do Luiz com muito atraso lá no facebook (tenho minhas deficiências lá). Na verdade a intenção do meu texto foi repassar algo que vi no face, o fim do programa na rádio e diante da importância que tinha, pela liberdade propiciada, escrevi o que sentia. Um leve desabafo. Não concordo com tudo do padre, mas nem por isso sou contrário a tudo. Já escrevi em vezes anteriores da liberdade lá emanada, única. Não assistia regularmente o programa e disse isso no texto, daí ter escrito só naquele momento. No final o que escrevi serve para nós todos, querendo falar mais do que nos é permitido pelos donos dos meios de comunicação: inventemos nossos espaços. O padre está em busca dos seus, assim como todos nós. Estaremos nos trombando sempre por aí. Em momentos concordando, noutros discordando, mas por aí. Obrigado pela deferência de me ler de vez em quando. Podemos bater um papo?
Henrique - direto do mafuá