segunda-feira, 14 de julho de 2014

ALGO DA INTERNET (86)


QUATRO TEMAS INTERNÉTICOS PARA DISCUSSÃO AQUI E AGORA
TEMA Nº 1 – A INVASÃO ARGENTINA EM TRAILERS E BARRACAS – O que mais tenho visto por esses dias são gente via internet destilando ódio pela forma como os argentinos viajam em trailers e se instalam em barracas, não escolhendo lugares, muito menos se importando com o que os à sua volta achem de tudo o que fazem. Leio horrores do tipo: “Se o Brasil queria investimentos, gente gastando na Copa, eis o que sobrou para nós”. Hoje fui obrigado a responder uma senhora nessa ladainha com algo assim: “Minha senhora, o que a senhora critica eu exalto como qualidade. Não gosto de ver somente ricos viajando e hospedando-s em hotéis. Por que não fazermos o mesmo do jeito que podemos. Todos possuem o direito de viajar e ser felizes, não? Pois eles o são e muito. Nós, brasileiros deveríamos ver isso tudo como fonte de inspiração e começar a fazer o mesmo. Que lindo vê-los circulando por todos os lugares, orçamento reduzido, mas não deixando de fazer o que gostam. Sinto inveja deles. Queria poder fazer o mesmo. Essa, para mim, foi mais uma excelente descoberta que essa Copa nos propicia, que podemos botar o bloco na rua e de uma forma bem simples, sem pompa e gastos exorbitantes”.

TEMA Nº 2 – POR QUE NA TORCIDA DA ARGENTINA BANDEIRAS DE TODOS OS DEMAIS PAÍSES LATINOS E NA TORCIDA DA ALEMANHA BANDEIRAS BRASILEIRAS? Essa pergunta quem me fez foi meu filho, assintindo a final da Copa do Mundo. Tentei responder a contento, numa boa discussão travada com ele hoje à tarde. “Filho, que excelente observação. Isso prova o quanto o Brasil continua distante dos demais países da América Latina. Enquanto poderíamos todos estar ao lado de um hermano parede meia com o Brasil, preferimos exaltar as qualidades de outro, o de uma cultura bem diferente da nossa. A partida é um mero jogo de futebol, mas nem sempre é entendida dessa forma. Costumamos misturar futebol com política, religião, negócios e tudo o mais. Sim, concordo que continuamos sendo o país menos integrado ao restante do bloco latino e também hoje se achamos o mais europeizado do cone sul. Diziam isso da Argentina, que ela se achava na Europa. As elites desse país menosprezam o restante do continente. Uma lástima e muito bem observado por ti”.

TEMA Nº 3 – LOGO CEDO LANÇO NAS REDES SOCIAIS UMA MONTAGEM SOBRE UM TAL DE RIGOBERTO – O faço como provocação, pois detecto com o final da Copa uma onda crescente daqueles de sempre, insistindo na repetição da mesma velha ladainha, “culpa da Dilma”, “o país insiste em ajudar vagabundos com seus programas assistencialistas” e coisas do gênero. Cansado de tudo isso, acho algo que vem bem a calhar sobre o tema e tasco lá com esse curto texto: “UMA BOA SEMANA PARA TUDO E TODOS (AS) - Com Rigobertos opinando e achando que para pobres mesmo só o trabalho, sem tréguas e intervalos, nada de social, só a lida... O escrito abaixo é ótimo para refletir se em sua casa não ocorre exatamente o que insiste em criticar nos menos favorecidos. Olhar de vez em quando no próprio espelho é sempre muito bom. Os programas sociais são mais do necessários, aliás, considero-os uma obrigação de qualquer governo sensato”. Tudo para provocar os enrustidos conservadores de sempre...

TEMA Nº 4 - A COPA CHEGOU AO FIM - VIVA A COPA! ELA FOI UM SUCESSO..."Contra muito pessimismo e as piores expetativas, os brasileiros encantam o mundo e promovem um dos melhores torneios de futebol da história. Agora é a vez do Brasil gostar mais do Brasil!", do editorial da revista Brasileiros, que está chegando nas bancas no começo dessa próxima semana. Para mim, o time, a seleção canarinho, perdeu e seus problemas são muitos, porém, o Brasil, o país superou todas as expectativas e mostrou ao mundo do que é capaz. Nós todos vencemos. Temos muito o que discutir entre a gente, corrigir falhas, incentivar as mudanças, mas vencemos e até a onda de pessimismo e seus asseclas terão que engolir que, muito do que foi propagado foi um exagero. O rescaldo foi muito positivo, quer queiram ou não alguns. Toquemos o barco, sempre em frente. Recomendo muito a leitura dos textos da Brasileiros (www.revistabrasileiros.com.br), uma das que não se deixou levar pela onda negativa e mesmo colocando o dedo na ferida nos erros, insiste em apontar também os acertos. Era isso o que tinha para o final dessa Copa. Vou me recolher aos meus aposentos, pois acredito que me excedi além da conta no dia de hoje. Meu estômago bufa e isso não é bom sinal. Amanhã conversamos...

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

QUANDO LEIO DESSA QUASE AVERSÃO AOS LATINOS E SEUS ÍCONES, ALGO BEM BRASILEIRO, ME CHEGA ÀS MÃOS ESSE TEXTO DO AMIGO MARCOS PAULO GALEANO, O COMUNISTA EM AÇÃO E PRECISO POSTAR AQUI PARA LEVANTAR UMA BOA E SAUDÁVEL (só ela, hem!!!) DISCUSSÃO. LEIAM ABAIXO:

"UM VIVA A ARTE E UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE

Ontem a noite, logo após a final da Copa, comecei a escrever um texto sobre o justo título da Alemanha, mas ao abrir o email os planos mudaram e resolvi aguardar até o dia de hoje para escrever, uma fila de mensagens congestionando a caixa de entrada, o mais engraçado é que sou um cara que não possuo facebook, twitter e outras redes que o pessoal tanto utiliza hoje em dia, tenho apenas o "velho" email e ainda assim muitos se dão ao trabalho de conectarem-se a seus emails para me enviarem mensagens "elogiosas", uma doçura essa gente, como se incomodam com minha pessoa.

Perdi um bom tempo para ler um a um, as pessoas não se conformam de um cara nascido no Brasil se declarar um eterno torcedor da seleção da Argentina e um eterno coração argentino, são pessoas odiosas, infelizes com cérebros de azeitonas, nada sabem sobre algo chamado identidade.

É claro que eu adoraria ter uma grande identificação com o Brasil, com algumas coisas até tenho, mas o Brasil de latino-americano só tem a localização e sua língua de origem latina, no mais não se integra com os países irmãos, não só pelo fato de não falarmos o espanhol, mas não temos nossas referências e nem unidade, somos o único país da América Latina onde figuras como Símon Bolívar, San Martin, Zapata, José Martí, Pancho Villa, Allende, Marulanda, Abimáel Guzmán, entre tantos outros, não são populares por estas terras, somos um país onde se prefere a malandragem do que a competência, o vazio a ter conteúdo. E de tanto andar na contra-mão de tudo isso e sempre tive um fascínio por conhecer outras nações, histórias e culturas, adentrei uma América Latina que percebi ter os mesmos anseios que eu, me encantei com uma cultura na qual vi que fazia parte dela também, um comportamento de terras de guerreiros, até numa simples comparação entre as torcidas desses países latinos com a brasileira se vê a diferença.

Mas alguém pode perguntar: "De tantos países por que a Argentina??", o engraçado de tudo isso é que começou justamente com o futebol, a Copa de 1986 vencida pela Argentina e o que o Maradona fez naquela Copa foi algo lindo, a arte manifestada naqueles pés, o que para um garoto que já gostava de futebol ver aquilo, foi como conhecer um paraíso, virei um fã do Maradona, não perdia um jogo do Napoli no campeonato italiano, só pra ver Dieguito, no começo tinha muito receio em dizer que torcia pela Argentina, coisas de garoto, mas do futebol passei a estudar e conhecer mais da história argentina, sua cultura e claro, os próprios argentinos e seu país, encontrei lá tudo o que procurava aqui e não achava, e ainda tem o outro ilustre argentino Ernesto Che Guevara que dispensa apresentações.

CONTINUA

Mafuá do HPA disse...

CONTINUAÇÃO...

Escrevo isso para que as pessoas, pelos menos as que ainda reservam um pouco de entendimento e bom senso, que nacionalidade não é patriotada, não é torcida eventual de Copa, não é necessariamente o local onde se nasce, mas acima de tudo uma questão de identidade.

Dos países latinos que tive a oportunidade de visitar ao longo da minha vida, em todos eles havia um pedaço do que eu procurava e do que eu sou, mas a Argentina sem dúvida é aquele grande amor, e tanto lá como nos demais países, ao contrário do que dizem odiosamente esses cretinos que nunca pisaram por estas irmãs da América Latina, eles sempre receberam a mim e a todos que por lá aportam, de braços abertos e uma simpatia e solidariedade dignas de um povo latino que tanto sofreu e sofre com as mazelas do capitalismo, mas que não deixam de lutar e buscar inspiração nas suas referências heroicas, sejam eles da velha ou nova geração, o "DNA" latino é passado para todos, o sentimento por exemplo, principalmente entre os mais novos, o Pelé jamais será entre os brasileiros o que o Maradona é para os argentinos. Somos um país que não saudamos os libertadores da América e sim ícones embusteiros de uma classe parasitária como Tiradentes e outros que nos enfiam goela abaixo, aliás libertadores para brasileiros é apenas um torneio de futebol.

Muitos atacam dizendo ser os hermanos carniceiros, racistas, vândalos, mas não conhecem sua história, pensam estar ainda 3 séculos atrás, mas digo-lhes que das guerras, conflitos e tudo o que estes povos já passaram é que se constrói a identidade de uma nação e que me nada hoje tem a ver com a personalidade de seus opressores do passado, portanto carniceiros, racistas, preconceituosos são apenas estes que em sua burrice e insignificância apenas procuram ofender nossos queridos hermanos.

Reclamam também pela Argentina ser considerada uma Europa na América do Sul, ela realmente tem muito, mas um pedaço grande mesmo do que veio da Europa em termos culturais, arquitetônicos, ainda bem que seja assim, e com uma mistura de povos fez sua identidade e preserva, ao contrário daqui que prédios históricos querem ver todos no chão para atender interesses imobiliários.

Quanto ao jogo, nada de tristeza, a Argentina contribuiu para uma bela final e a Alemanha mereceu coroar o seu competente trabalho que há anos vem fazendo, quando a arte se manifesta, não há como ficar triste mesmo que sua seleção perca a final, fico feliz pelos alemães e gosto demais também deste país com uma história enorme, importante berço cultural que nos deu Nietzsche, Marx, Bach entre tantos outros, nação cujo jogadores esbanjaram simpatia, tiveram uma interação com a nossa história cultural que muitos brasileiros jamais se interessaram em conhecer, aos que dizem os alemães serem frios, vocês não sabem nada, nunca tiveram em terras germânicas e conheceram este povo para ver o quanto alegres e simpáticos são os alemães.

E para os mesmo cretinos que gritam ódio contra os hermanos e que também chamaram os alemães de nazistas, digo que nazistas são vocês com esse discurso raivoso, para não dizer xenófobos.

Por hoje é isso e deixo aqui um viva para a Alemanha e outro viva para a Argentina, obrigado por tanta arte e tantas inspirações para os que amam e apreciam a grande arte além de qualquer fronteira".

Anônimo disse...

Perazzi, eu tambem não morro de amores pelos argentinos, mas torcer para Alemanha que nos deu uma surra de sete a um com olé e tudo mais, nunca.
Nelson Brandino