quinta-feira, 27 de outubro de 2016

CARTAS (165)


NÓS FOMOS ENGANADOS, SEU ADILSON*

* Carta de minha lavra e responsabilidade publicada hoje na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade Bauru SP:

Seu Adilson mora aqui perto de casa. É um senhor aposentado, não lê mais jornais nem revistas e acaba se informando só pelo rádio e a TV, assim como a maioria da nação. Paro sempre para uma conversinha nas trombadas da vida, esquinas aqui pelas redondezas. Sempre simpático, pegou ódio pelo PT, Lula e até por Dilma, uma que ele entendia estar atuando sob forte pressão de gente não lá muito confiável. A TV e o rádio lhe dizendo a todo instante dos males que o PT produziu e ele cegamente acreditando em tudo, sem nem pensar em contestar, quanto menos pestanejar. Reproduzia isso em cada reencontro.

Tentava argumentar, concordando ter muito de erros dos petistas nisso tudo que a TV mostrava, mas nem tanto. Pedia para ele olhar nas periferias os muitos prédios do Minha Casa Minha vida, a atuação do Mais Médicos, a gratuidade dos idosos nos coletivos, os seus remédios com custo zero nas farmácias, a ajuda que o Bolsa Família trazia para os famélicos e até mesmo os estudantes mais pobres hoje nas universidades. O via com a cabeça meio que em parafuso. Até me contou de um sobrinho, morando lá no Rasi e só conseguindo estudar por causa de um incentivo do Governo Federal. No dia seguinte, após ouvir novamente o rádio e a TV voltava à carga com a mesma intensidade anterior. Essa conversa durou anos, repetida dia após dia.

Não me cansei do seu Adilson. Ele gosta de conversar e o faz sempre, eu também. Eu é que, cada vez tenho menos tempo. Mês passado ele estava eufórico, pois Dilma havia caído e Lula podia ser preso. “Agora a limpeza vai ser geral”, me disse. Só pedi para ele observar mais atentamente os que estavam assumindo o novo (sic) Governo. Ouvi dele algo assim, sem tirar nem por: “Mas a TV diz que agora está tudo entrando nos eixos, que logo mais estará tudo bem”. Sim, a TV mudou de postura, lhe disse: “Para ela o ruim foi extirpado, mas perceba se tudo terminou ou vai continuar. Compare o que está vindo por aí com o que tínhamos e vamos conversar daqui um tempo”. Ele saiu, mais uma vez, desconfiado de minha conversa. Cheguei a me convencer dele me achar um que não gostava mais do Brasil. Eu botava minhocas em sua cabeça e ele voltava sempre querendo me convencer, pois os argumentos da TV, eram, como vou dizer, irretocáveis, incontornáveis e impossíveis de serem contestados.

O tempo passou (e nem tanto tempo assim) e volto a me encontrar com seu Adilson. Ele estava voltando de um dos seus encontros matinais, os de aposentados ali na Praça Rui Barbosa. Estava desolado. “Tem amigo meu me dizendo que vai ter que começar a pagar pelos remédios no Posto e outro diz que não conseguiu mais viajar de ônibus para outro Estado, falaram que a coisa acabou”, me disse. Perguntei a ele se havia ouvido isso pela TV e ele me confirmou: “Minha TV não diz nada disso”. “Pois é, seu Adilson, eles não nos dizem muita coisa e mentem muito. E agora, se o senhor ainda não sabe, vem mais por aí. Sua aposentadoria se não diminuir vai ser congelada por 20 anos. Prepare-se, pois os que iriam consertar tudo estão só começando a estragar tudo”, disse. Sabem o que ele me respondeu?

Fiquei abismado, mas já estou conversando com ele num outro patamar: “Seu Henrique, no tempo da Dilma isso não seria permitido, né? Ela era contra isso que estão afazendo com a gente, não?”. Minha resposta foi lacônica “Nós fomos enganados, seu Adilson. Sim, a coisa piorou e vai piorar mais. Tentei lhe alertar, mas o senhor sempre acreditou mais no que dizia a sua TV e o cara lá do rádio, agora é tarde”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Coitado do Sr. ADILSON.... ELE ACREDITOU 😢😢😢
👏👏👏👏👏 Henrique Perazzi de Aquino.... (jornalista e professor de História. )... mas, não desista do " Seu" Adilson não.... um dia ele vai entender....!
ANA cABRERA

Anônimo disse...

Muitos, só enxergarão tardiamente. Exceto, os beneficiados da pretensa "elite". CHORA BRASIL!
Carlos Augusto

Anônimo disse...

E as fichas de seus Adilsons que vemos por aí irão gradativamente cair, a lição infelizmente vai ser dura para todos nós, mas vai ser bem salutar o fato caírem no mundo real invés de continuar á acreditar nos mistificadores cantos de sereia das novelas, noticiários e demais textos enviesados, papagueados e vendidos pela mídia PIG e demais setores golpistas.
Margarida mendes