sábado, 14 de maio de 2011

BAURU POR AÍ (53)

E COMO NÃO FALAR DESSAS COISAS? A ARTE DE BAURU EM EVIDÊNCIA
1.) 11ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças no estado do Rio de Janeiro e dentre os espetáculos selecionados, um muito conhecido do público bauruense, “ O CIRCO DOS OBJETOS”, do grupo Mariza Basso Formas Animadas. Serão várias apresentações na Cidade Maravilhosa e em todo estado fluminense. Estava no Rio ontem e jantei com Marisa, Kyn Jr (produtor) e o ator Júlio Hernandes (de Piratininga para o mundo), que deverão permanecer por lá nos próximos dois meses.

TEMPORADA DO ESPETÁCULO "O CIRCO DOS OBJETOS" NA 11ª MOSTRA SESC CBTIJ DE TEATRO PARA CRIANÇAS: 15/05 - SESC BARRA MANSA, 21/05 - SESC DUQUE DE CAXIAS, 22/05 SESC SÃO JOÃO DO MERITI, 28/05 - PROJETO CRIANÇA FELIZ – DOAÇÃO, 29/05 - SESC RAMOS, 11/06 - SESC ENGENHO DE DENTRO, 12/06 - SESC SÃO GONÇALO, 18/06 - SESC NOVA IGUAÇU, 19/06 - SESC TERESÓPOLOS, 26/06 - SESC CAMPOS, 02/07 - SESC NITERÓI, 03/07 - SESC MADUREIRA , DE 13/07 À 15/07 APRESENTAÇÕES NO FESTIVAL DE INVERNO – TERESÓPOLIS, NOVA FRIBURGO E QUITANDINHA e TEMPORADA DE UM MÊS NO SESC TIJUCA – A AGENDAR EM JULHO.

O CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude foi criado, em dezembro de 1995, por profissionais da área de teatro para crianças. É uma entidade sem fins lucrativos que visa à união dos profissionais da área e à expansão de um teatro de qualidade que contribua para a formação da infância e da juventude brasileira. Entre os objetivos da entidade está o de promover ações para a divulgação, a difusão e o desenvolvimento do teatro, defendendo a profissionalização da classe. E falar dessa dupla de batalhadores, que já estiveram na Colômbia, México, Argentina e Espanha, além de vários estados brasileiros é reconhecer que são bons pra caramba. Volto ao Rio mês que vem e os verei nos palcos cariocas, além de bater cartão em toda a mostra de Teatro de Bonecos que ambos realizarão aqui em Bauru no mês que vem. Para saber mais, o e-mail do Kyn é kjr.produtor@hotmail.com e o site deles é http://www.marizabasso.com.br/

2.) Lançamento do documentário de 22 anos do Grupo Ato promete agitar Bauru - Um dos mais tradicionais grupos de teatro de Bauru lançará um documentário contando os 22 anos de sua trajetória. O lançamento acontece no próximo dia (17) de maio. Fundado pelo diretor Carlos Batista e pela atriz Elisabete Benetti, o Grupo Ato surgiu em 1989 na cidade de Bauru. Conhecido pelo profissionalismo das suas montagens, o Ato tem como principal objetivo difundir a arte na região, acreditando que só ela é capaz de sensibilizar o homem. O Grupo já produziu 13 espetáculos teatrais direcionados, em sua maioria, para o público infantil. Ao longo dessa trajetória, estima-se que mais de 150 mil pessoas distribuídas em 50 cidades do estado de São Paulo e 3 cidades do Paraná tenham prestigiado o trabalho do ATO. Mais de 1 milhão de pessoas, indiretamente, conhecem o grupo através das mídias. Para iniciar as comemorações desses 22 anos do Grupo, foi produzido um documentário pela AEXP – Agência Experimental de Relações Públicas da USC, com o objetivo de registrar, preservar a história e o pioneirismo do Grupo Ato na cidade de Bauru. A direção é de Dionísio Dalben, o roteiro de Ana Elisa Barrabel, a produção executiva de Thiago Paleari, e colaboração de Gabriel Capaldi, Leandro Atta, José Roberto Coletta e Tainah Azevedo.

A cerimônia de lançamento do Documentário acontece terça feira, (17) de maio, às 20h no Teatro Veritas, na Universidade Sagrado Coração. Na ocasião, também será entregue a moção de aplausos outorgada pelos vereadores de Bauru. Retirada de ingresso uma hora antes na recepção do Teatro. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50. Mais informações pelo telefone (14) 8168-5973 ou pelo e-mail: contato.grupoato@yahoo.com.br

3.) “O Coral Artencanto foi fundado em 13 de maio de 2000. Teve início na Paróquia de São Brás no bairro Gasparini com o incentivo do Padre Antônio, sob a regência de João Fernando Paluan. Atualmente é um coral independente com 15 integrantes e seu atual regente e preparador vocal é Alexsandro Carlos Doerzbacher. O repertório é composto de músicas sacras, MPB e popular. Cantamos em Português, Latim, Italiano, Inglês e etc. A principal barreira enfrentada é de efetuar o salário do regente, do grupo é a única pessoa que é remunerada, se trata de um profissional formado em música pela USC (Universidade do Sagrado Coração). Para se manter organizamos pasteladas, rifas, bingos, pedágios, já chegamos até a juntar reciclável para ajudar nos custos. Hoje contamos com um pequeno apoio do Jornal da Cidade. O Coral vai fazer a animação da missa na Basílica, em Aparecida do Norte, no dia 10/07/11. O Coral já participou dos seguintes eventos: Vozes de Natal, organizado pela TV Tem no Parque Vitória Régia, Encontro de Corais no Teatro Municipal, Santuário Mãe Peregrina na cidade de Araraquara, Aniversário do município de Borborema, além de fazer várias apresentações em missas, casamentos e supermercados. Dentre os integrantes a maioria deles é representada pela 3º idade, mas não deixamos de abrir as portas para os jovens. Apesar de todas as dificuldades o Coral tem um projeto de gravar um CD e também de formar um coral juvenil, de 7 a 14 anos, com isso o coral Artencanto deixaria de ser apenas um grupo que canta e passaria a prestar um serviço a comunidade. Gostaríamos que tudo isso acontecesse, para isso estamos procurando novos integrantes e também patrocinadores. Agradecemos desde já a sua atenção. Atenciosamente. Francisco Carlos Cardoso - Coordenador e integrante”.

Recebo esse texto acima e como posso deixar de não divulgar algo assim? O trabalho desse vibrante e entusiasmado grupo lá do Gasparini merece meu irrestrito apoio, ainda mais porque ontem, 13/05, eles completaram 11 anos de existência. São “aroeiras” puras, na sua essência e é mesmo lindo passar diante do portão do Chico, lá no Gaspa toda terça à noite e ver aquele pessoal reunido em sua área/garagem a ensaiar exaustivamente. Mês que vem irão abrilhantar a Basílica de Aparecida com suas vozes. Para falar com o Chico liguem para 14.32771351

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo, Henrique...
Você é único no que faz
Valéria

Anônimo disse...

Henrique
Vi a matéria sobre o Coral do Chico no Jornal da Cidade e agora aqui no seu mafuá. QUERIA MUITO VER ELES VALORIZADOS AQUI PELO PESSOAL DE BAURU. ALGUNS AINDA OS OLHAM COM OLHOS TORTOS, TALVEZ POR SE TRATAREM DE UM CORAL DE UM BAIRRO PERIFÉRICO. ISSO EXISTE MUITO AQUI EM BAURU, INCLUSIVE DOS OUTROS CORAIS.

DONIZETI