sexta-feira, 27 de maio de 2011

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (23)

350 MIL DOCUMENTOS PAULISTAS À DISPOSIÇÃO DE PESQUISADORES
Para os pesquisadores espalhados por todo o estado de São Paulo uma notícia mais do que alvissareira. Existia até então uma grande reclamação de uma dificuldade muito grande em consultar documentos sobre a fundação da maioria dos municípios paulistas. Desde o mês passado isso mudou bastante, com a abertura da visitação on-line de quase todo o arquivo disponível pela Assembléia Legislativa. Tomei conhecimento disso na pesquisa que faço com Fausto Bergocce, levantando dados sobre os primórdios de Reginópolis. Lá na ALESP, a DIVISÃO DE ACERVO HISTÓRICO, sob a coordenação de CARLOS ALBERTO UNGARETTI DIAS, seu Diretor, amigo do Fausto de longa data. Estivemos pessoalmente com Carlos na segunda passada, 23/05, quando vimos in loco todo o esforço para disponibilizar gratuitamente uma rica documentação referente ao nosso estado.

Tudo é muito simples. O passo inicial é acessar o site da ALESP, http://www.al.sp.gov.br/ e com ele aberto clicar no quinto campo do lado direito, ACERVO HISTÓRICO. Pronto, estará aberto a página onde numa janela do lado direito, uma informação preciosa diz que “disponibilizamos para consulta 350.000 páginas de documentos da história de São Paulo". Quatro novas janelas, essas sobre o período a ser consultado, IMPÉRIO, REPÚBLICA VELHA, ANOS 30 e PÓS 47. Ao lado de cada janela, escolha a opção que melhor lhe convier no que busca. A infinidade de documentos, a grande maioria ainda totalmente desconhecida pela maioria dos pesquisadores é de deixar qualquer um de queixo caído. Eu e Fausto conseguímos muito mais do que queríamos e de lambuja ganhamos um passeio ciceroneado pelo diretor Carlos em quase todos os cantinhos da ALESP. De quebra deixou uma rara dica para saborear a contento tudo o que se busca: “Refine a pesquisa, clique somente um nome ao fazer a mesma e vá saboreando o que encontrar”. Informa que está em andamento um Concurso de Monografia dos mais interessantes, com informações também lá no site e premiações das mais interessantes.

Além dele, conhecemos logo na recepção do ACERVO, a pesquisadora ROSELI BITTAR, que nos dá uma aula sobre os meandros de como fazer uma pesquisa da forma correta: “No momento de clicar o tema, busque inicialmente a menor partícula possível, ou seja, somente uma palavra. Colocando dois ou mais, a pesquisa só mostrará tudo o que contiver os dois nomes e nada isolado. O documento, principalmente os mais antigos, escritos à mão devem ser lidos com paciência. A primeira leitura assusta qualquer um e alguns até concluem que não irão conseguir ler aquilo. É necessário entender a grafia da época, algumas formas de abreviação e, principalmente, o contexto em que foram escritas. Verificar se não tiveram significado alterado de lá até hoje é muito importante. Não espere encontrar tudo fácil. O saboroso não está no impresso, talvez no rabisco ao lado, numa observação lateral”.

São dez funcionários e muitos pesquisadores, alguns bolsistas, estagiários e uma disposição imensa de ajudar a todos. Cópias são permitidas já nessa consulta inicial e quando se faz necessário algo com uma definição mais apurada, tire as dúvidas pelos e-mails constantes do site e pelos telefones 11.38866308 – 38866309 – 38866530. Uma luz e tanto no fim do túnel para elucidar muita coisa ainda desconhecida da maioria das pessoas e fatos históricos. Aqui de Bauru e região fiquei deslumbrado com as possibilidades, que já penso em recontar algumas passagens sobre a ótica da verdade histórica e não a do que muitos de seus intérpretes perpetuaram ao longo dos anos. Dá para desmentir muita coisa do que é dito até hoje como verdade incontestável. O pesquisador e professor de História, Carlos Alberto Ungaretti Dias é um dos mais renomados nomes a falar sobre ARQUIVOS PÚBLICOS e está disposto a vir até Bauru dar uma palestra. Trato disso pessoalmente com o pessoal ligado à Secretaria Municipal de Cultura.

2 comentários:

Anônimo disse...

3º Encontro Paulista de Museus será em junho
De 6 a 8 de junho, representantes dos museus de São Paulo estarão reunidos no Memorial da América Latina (SP) no 3º Encontro Paulista de Museus. O objetivo é discutir aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas. As inscrições são gratuitas. Com o tema “Articulando Territórios”, o evento apresenta os museus como equipamentos culturais que, na articulação entre preservação do patrimônio, difusão e pesquisa, são capazes de atuar no incremento do desenvolvimento regional. Mais informações e programação no site www.encontropaulistademuseus.com.br

dica do Paulo Nascimento

Anônimo disse...

Grande Henrique,

Parabéns por divulgar o grande trabalho do nosso Amigo Carlos Ungaretti
Dias; a Divisão do Acervo Histórico da ALESP foi criada na Reforma
Administrativa daquela Casa de Leis, nos anos de 1995-1996, da qual
participamos, na condição de Diretor do Cerimonial e Assessor Técnico da
Presidência do Parlamento Paulista!

Se estiver com o Carlos, de novo, transmita um grande abraço nosso para
ele!
Grato! Abraços!

Ricardo Oliveira