quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CARTAS (89)
CARO REP - MEU CONTATO EM BUENOS AIRES COM UM CIDADÃO DO MUNDO
Sou brasileiro aqui do interior do estado de São Paulo, cidade de Bauru, terra do famoso Sanduíche Bauru, onde o craque Pelé começou a jogar bola, onde funcionou o mais famoso bordel brasileiro - a Casa da Eny e local de um famoso entroncamento férreo, onde três ferrovias impulsionaram o progresso da cidade, a Noroeste, a Cia Paulista e a Sorocabana, sendo por décadas a porta de entrada brasileira para toda a América Latina.

Aprendi a gostar do Págfina 12 desde que estive em Buenos Aires pela primeira vez em 2007, quando assisti a um comício do Hugo Chávez lá no Ferrocarril, num momento em que o Busch fazia o mesmo no Uruguai. Descobri junto com o jornal as tiras do REP e desde então virei teu fã. Coleciono suas tiras. As que mais gosto vou salvando no computador e guardando. Aproveito muitas para ilustrar meus textos no blog pessoal, o Mafuá do HPA, sempre com citação da fonte. Logo a seguir viajando também pelo seu blog acabei por tornar-me seguidor. 

Com duas tiras, confesso, cometi uma imprudência sem te consultar, coisa de extremado fã. Sou, assim como tu e o pessoal todo do Página 12 um defensor da devolução das Ilhas Malvinas para a Argentina e ao ver essas duas que fez, numa espécie de papel craft, não pensei duas vezes e as reproduzi numa única camiseta. É uma de minhas camisetas preferidas e por onde ande, tenha certeza, chama muito a atenção. Estive em maio na Espanha e circulei muito com ela entre Barcelona e Madri. Envio algumas fotos para ver como ficou bela. Não fiz a reprodução com nenhum tipo de interesse comercial, pois trata-se de peça única, somente minha e expressa uma das causas mais nobres na luta pelas liberdades na América Latina. Espero que não fiques magoado com a minha iniciativa. Nutro pela Argentina e pelo atual momento que vive um carinho muito grande, pois consegue manter um altaneiro governo, fazendo frente ao império da mídia e do conservadorismo. Assim como no Brasil, estamos superando crises e apontando caminhos.

Estarei em Buenos Aires de 29/07 a 04/08 próximos, acompanhando a esposa num Congresso de Design em Palermo e gostaria imensamente de poder te conhecer pessoalmente. Além do contato pessoal, com um dos maiores muralistas em atividade hoje no mundo, gostaria de te convidar pessoalmente para participar aqui na cidade onde moro do IV Encontro Latinoamericano, promovido por uma escola secundária particular, dirigida por um professor marxista, Carlos D’Incao e capitaneada por um dos mais brilhantes professores de História que conheço, Paulo Neves. Estão buscando um nome para compor a fala final do evento e o seu cairia como uma luva, pela grandiosidade que representa. Nele são discutidos temas ligados à tematica Latinoamericana de forma geral. Ano passado o cineasta argentino Carlos Pronzato esteve por aqui juntamente com o cartunista Latuff.

O evento ocorrerá na segunda quinzena de agosto. Com sua vinda poderemos agendar algo junto a estudantes locais e pontos regionais onde ocorre algo no segmento dos murais, ou seja, criarmos uma agenda de grande interesse para nós e, consequentemente para ti. Poderia marcar um contato pessoal contigo em Buenos Aires? Pense na possibilidade da vinda ao Brasil e adiante algo, para poder ir costurando do lado de cá com a direção da escola. Tenha certeza de que será o ponto alto do evento nesse ano. Fico no aguardo.
Um forte abracito do HPA*
* O contato foi feito dessa forma via e-mail, em oito troca de mensagens, resultando no contato pessoal realizado em 01/08 num bar de Buenos Aires e outro que ocorrerá amanhã, 03/08, esse no estúdio do artista. Conhecer pessoalmente REP, esse imenso cidadão universal é algo indescritível. O relato em breve estará aqui num Memória Oral e numa tentativa de emplacar o texto na melhor revista semanal brasileira. Confiram os sites do REP: www,miguelrep.com.ar e www.miguelrep.blogspot.com. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique
Traga boas novidades para nós, precisamos
Paulo