terça-feira, 7 de agosto de 2012

COMENTÁRIO QUALQUER (102)
HOJE É UM DIA ESPECIAL NA CRIMINALIZAÇÃO DOS TORTURADORES BRASILEIROS
É que hoje, terça, 07/08 acontece na 1º Câmara de Direito Privado a análise pelos seus desembargadores da apelação interposta pelo coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, o cruel ex-comandante do DOi-CODI paulista, um dos locais onde mais ocorreram torturas nos centros militares espalhados país afora. Tivemos ao todo mais de 400 desaparecidos e mais de duas mil pessoas torturadas em centros iguais aos comandados por Ustra. A data é histórica, pois no Brasil, nunca uma de nossas Cortes superiores chegaram a condenar um torturador. A Justiça brasileira parece não entender os tratados que o país fez de aderir às punições de crimes contra a humanidade. Esses, é sabido, não prescrevem ou são regulados por Lei de Anistia. Pessoas que propiciaram os crimes de sequestro e ocultação de cadáveres e de provas precisam no mínimo ter declarados sua culpabilidade, independente de punição. Nem isso fazemos. O Ministério Público brasileiro faz a sua parte, mas a Justiça rejeita tudo. E por que age assim?
A resposta é uma suspeita. Tristes decisões. Enquanto patinamos e demonstramos medo de cutucar um passado recente e ainda insepulto, países vizinhos como o Chile, Argentina e Uruguai já julgaram e condenaram vários deles. Na Argentina, de onde retornei no final da semana passada, até um presidente, Jorge Rafael Videla encontra-se em prisão domiciliar, porém perpétua, pelo sequestro de bebês no período militar. Andando por Buenos Aires, em algo que fiz muito, fotografei nas calçadas e portas de prédios, placas alusivas a lugares onde residiam, foram sequestrados militantes políticos. Eles fazem questão de fazer isso e de uma forma bem ampla. Todas as fotos desse post eu mesmo tirei nas ruas. Na porta do hotel onde me hospedei havia uma e já penso em iniciar uma campanha aqui no Brasil para que sejam aprovadas a instalação de placas similares para lugares onde residiam trabalhadores históricos na história da cidade. Não temos como negar nosso atávico conservadorismo, expresso de forma clara na ação de nossos magistrados.  Aqui, por enquanto, nem julgamento, nem Comissão da Verdade apresentando resultados práticos. Isso, quer queiramos ou não, implica em como age hoje os nossos policiais. Penalizando Ustra começaríamos a perder a pecha de covardia grudada em todos nós.
OUTRAS COISAS:
1 – Amanhã, 08/08 na UNESP Bauru, programação da FAAC, algo com esse pomposo nome: XVI CELACOM – Colóquio Internacional sobre Escola Latino Americana de Comunicação. O palestrante a fazer uso do microfone a partir das 20h30 é nada menos que MUNIZ SODRÉ. Não escrevo nada dele, pois obrigatoriamente deveríamos todos saber quem é. Vou estar na fila do gargarejo.
2 – Não reclamo mais da programação da EXPO Bauru só com shows a privilegiar os sertanojos. É padrão deles. Só que hoje, uma exceção, um show de cunho evangélico. E por que?, pergunto eu. Pergunto mais: Se abrem uma exceção para esse tipo de música (sic), por que não para um dia somente com MPB? Eis a pergunta que não encontro resposta.
3 – Esse vídeo postado ontem e outro hoje junto ao post são gravações feitas por mim em Buenos Aires, dia 01/08/2012 no BORIS CLUB DE JAZZ (www.borisclub.com.ar) com um agrupamento de jazzistas argentinos denominado ENSAMBLE REAL BOOK ARGENTINA (www.realbookargentina.com). “O RBA é um projeto que recopila e difunde música escrita por compositores envolvidos dentro das vastas fronteiras estilísticas do jazz argentino”, esse o escrito na capa de um CD comprado após o show, o “Ensamble” (2011). O lugar é muito bom e o show inesquecível, num agrupamento com 11 integrantes, sendo que um deles é filho de Astor Piazzolla. Paguei na entrada meros 60 pesos e no CD 30 pesos. Faça a conversão vocês mesmos e confiram se não valeu mesmo a pena ver e trazer um bocadinho disso tudo para minha casa. No site do RBA mais de 350 partituras disponíveis para descarga. Os caras são a nata do jazz por lá e eu descobri num anúncio do tipo da agendinha do JC, publicado nas páginas do jornal que li todos os dias por lá, o Página 12.

5 comentários:

Anônimo disse...

Essas placa são de chorar para quem conhece e valoriza um pouco da história dos povos da sul américa. Lindas e dignas.
Mas cadê o vídeo do grupo de jazz que citaste? Ele não saiu?
Edu, do Boteco

Anônimo disse...

HENRIQUE

E O QUE ACONTECEU COM O USTRA. FOI CONDENADO? TEM CHANCES DE O SER? NÃO VI NADA NA IMPRENSA HOJE. ELES NÃO DÃO IMPORTÂNCIA NENHUMA PARA ISSO. NÃO?
NOS CONTE
VALÉRIA

Anônimo disse...

PARABENS A DARLENE, SECRETARIA DA SEBS PELA ESCOLA DA CASA ONDE IRÃO FICAR OS MORADORES DE RUA, ANTIGA FUNPREV. SEI QUE MORADORES DA ZONA SUL DE BAURU NÃO CONCORDARAM EM REUNIÃO DO CONSEG/SUL, POIS FICA VIZINHO AO buffet chic. PARABENS DARLENE.

GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Henrique e Valéria que perguntaram do resultado:
A audiência foi adiada de 7 para o dia 14.
Estaremos todos em estado de alerta para pressionar e cobrar algo de concreto contra as atrocidades cometidas por Ustra.
Sérgio Roberto, Jaú

Anônimo disse...

Nesta terça ao meio-dia, em São Paulo, em frente ao TJ-SP, Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça, Sindicato dos Jornalistas, Levante Popular da Juventude e outras entidades e grupos fazem manifestação para que seja confirmada sentença de primeira instância que declarou torturador o notório coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandou o DOI-CODI do II Exército e é responsável pelo assassinato de várias pessoas

Pedro Pomar, professor e jornalista - do facebook